segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Lei Dominical em Israel?

Em e-mail de esclarecimento datado de 1o. de outubro de 2007 o presidente administrativo da Igreja Adventista em Israel, Pastor Richard Elofer, explica o que está sendo proposto por um legislador israelense que causou comentários vários entre adventistas a respeito de uma suposta “lei dominical” na nação judaica.

Ocorre que, como explica o Pr. Elofer, em vista de que algumas pessoas religiosas reclamarem que, sendo que o único dia de descanso em Israel era o sábado, quando não há transporte público e prevalecem muitas restrições para atividades várias, ficavam sem poderem visitar familiares ou saírem para passeios com a família em parques, ou mesmo locais tais como hospitais, propôs-se um segundo dia “feriado” que ainda não foi decidido se seria a sexta-feira (quando muitos estabelecimentos fecham ao meio-dia, outros às 3 da tarde) ou o domingo.

Assim, explica ele, mesmo que se defina um dia feriado além do sábado, esse terá caráter “secular” e em nada afetará as leis de fechamento obrigatório aos sábados.

O Pr. Elofer diz que se alguém imaginou que essa proposta de lei representaria a substituição do tradicional descanso sabático em Israel por uma regra de descanso aos domingos, pode ficar certo de que “isso nunca ocorrerá”. Diz ele: “Pode ser que os judeus reformados, que não aceitam a inspiração bíblica possam seguir nessa direção e dizer que não faz diferença entre sábado ou domingo, mas os judeus conservadores e ortodoxos nunca [aceitariam isso]. Eles entregarão a vida, se necessário (como têm feito durante os últimos 4.000 anos) mas não renunciarão à lei de Deus e ao sábado”.

Quem desejar maiores detalhes pode dirigir-se diretamente ao referido líder adventista em Israel (em inglês ou francês), que tem uma webpage com endereço, www.elofer.com

Fonte - Foro Adventista
Related Posts with Thumbnails