Nápoles, 23 out (RV) – Conclui-se hoje, em Nápoles, sul da Itália, o encontro inter-religioso promovido pela comunidade romana de Santo Egídio, que reúne algumas das autoridades religiosas mais representativas do mundo. O encontro teve início no último domingo, com o tema "Por um mundo sem violência: religiões e culturas em diálogo".
Um dos objetivos do encontro foi promover o diálogo entre as diferentes crenças e religiões, para encontrar um modo de acabar com os conflitos provocados pela intolerância religiosa. De acordo com a comunidade de Santo Egídio, foram organizados três dias dedicados a "reafirmar com coragem, o caminho do diálogo e da cooperação entre as religiões e as culturas."
As expectativas dos organizadores estão sendo respondidas à altura, antes mesmo da finalização do encontro. O expoente islâmico Ibrahim Ezzedin, fundador da Universidade dos Emirados Árabes Unidos, elogiou os debates realizados na Itália, entre as diversas religiões.
"Eu era pessimista sobre a possibilidade de um diálogo inter-religioso até conhecer a Comunidade de Santo Egídio" _ afirmou. Para Ibrahim, o sucesso desse encontro que termina hoje, reside no fato que a comunidade que o promove "não interfere nos aspectos doutrinais da fé, que são _ segundo ele _ os mais delicados, devido ao grande número de Igrejas e cultos existentes."
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP:
Interessante não ler esta afirmação de forma isolada ao quanto fixado pelo Papa Bento XVI, na reunião de líderes realizada no domingo: "Tudo isto é trabalho para São Egídio", onde o Papa IMPÕE paz entre rabino israelense, patriarca armênio e imame saudita.