sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Em menos de 10 anos oceanos sofrem rápido e grave deterioração

Greenpeace e Worldwatch divulgaram um novo informe sobre os oceanos do planeta e alertaram que eles estão em grave perigo. Para as duas organizações, "proteger 40% dos oceanos da exploração humana é o único caminho para conservá-los e assegurar a recuperação da biodiversidade nas áreas esgotadas". Elas destacam a necessidade de essas reservas marinhas - áreas em que todos os usos extrativos e destrutivos, incluída a pesca, estão proibidos.

De acordo com o estudo, 76% dos estoques pesqueiros do planeta estão totalmente explorados ou superexplorados. Em 2005, foram capturados 158 milhões de toneladas de pescado, o que supõe um aumento de 700% em relação a 1950. As capturas registradas entre 1950 e 2000 demonstram o colapso de 366 das 1.519 zonas pesqueiras que existem em nível mundial. O caso mais conhecido é o da zona pesqueira de bacalhau de Grand Banks em Newfoundland.
...
Ao se comparar o estudo atual com o anterior, realizado pela mesma equipe em 1998, os resultados apresentam uma rápida e grave deterioração sofrida por todos os oceanos do planeta em menos de uma década. Novas ameaças estão surgindo como uma crescente acidificação. Segundo os especialistas do Greenpeace, os recursos em constante diminuição estão levando os ecossistemas marinhos à beira de um colapso.

Fonte - Adital
Related Posts with Thumbnails