terça-feira, 23 de outubro de 2007

Cardeal Tauran admite dificuldades no diálogo com o Islão

O Cardeal Jean-Louis Tauran, novo presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso (CPDIR), considera que o diálogo com o Islão é uma prioridade para o Vaticano, apesar de admitir que há ainda muitas dificuldades.

Numa entrevista ao jornal católico La Croix, de França, o antigo responsável pela diplomacia da Santa Sé frisa que o diálogo teológico entre as duas religiões é quase impossível porque "os muçulmanos não aceitam que se possa discutir o Corão", fruto de uma "interpretação absoluta".

D. Tauran contestou ainda a imposição de limites à construção de igrejas no mundo islâmico. "É preciso explicar aos muçulmanos que, se eles têm a possibilidade de construir mesquitas na Europa, é normal que se possam edificar igrejas entre eles", afirmou.

"Num diálogo entre fiéis, é fundamental ter em mente que o que é bom para um é bom para o outro", acrescentou.

A respeito do Encontro Internacional pela Paz, inaugurado este Domingo pelo Papa, em Nápoles, o presidente do CPDIR sublinha que "não são as religiões que fazem a guerra, mas os homens".

"A religião assusta porque é pervertida pelo terrorismo", apontou.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP:
Interessantíssimos estes acontecimentos recentes na relação Vaticano e Islão. Percebe-se com certa clareza o reconhecimento dos islâmicos da autoridade universal do Papa em assuntos religiosos, mesmo após o discurso do ano passado que todo meio muçulmano entendeu extremamente ofensivo e, depois desta manifestação conjunta elaborada em termos bastante singulares, percebe-se que Igreja Romana deixou muito claro que teologicamente só discutirá com os interlocutores no seu próprio campo de idéias, fazendo uma espécie de convite portanto. Aguardemos a reação do Islão.
Related Posts with Thumbnails