terça-feira, 9 de outubro de 2007

Chamado de Bento XVI a redescobrir a lei natural

Discurso aos membros da Comissão Teológica Internacional

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 5 de outubro de 2007 (ZENIT.org).- Publicamos o discurso que Bento XVI dirigiu nesta sexta-feira aos membros da Comissão Teológica Internacional, a quem recebeu ao concluir sua assembléia plenária.
...
O Catecismo da Igreja Católica resume bem o conteúdo central da doutrina sobre a lei natural, revelando que indica «os preceitos primeiros e essenciais que regem a vida moral. Tem como esteio a aspiração e a submissão a Deus, fonte e juiz de todo bem, assim como sentir o outro como igual a si mesmo. Está exposta, em seus principais preceitos, no Decálogo. Essa lei é denominada natural não em referência à natureza dos seres irracionais, mas porque a razão que a promulga pertence, como algo próprio, à natureza humana» (número 1955).

Com esta doutrina se alcançam dois objetivos essenciais: por um lado, compreende-se que o conteúdo ético da fé cristã não constitui uma imposição ditada desde o exterior à consciência do homem, mas uma norma que tem seu fundamento na própria natureza humana; por outro, partindo da lei natural que pode ser compreendida por toda criatura racional, colocam-se os fundamentos para estabelecer o diálogo com todos os homens de boa vontade e, mais em geral, com a sociedade civil e secular.

Precisamente por causa da influência de fatores de ordem cultural e ideológica, a sociedade civil e secular e encontra hoje em uma situação de perda e de confusão: perdeu-se a evidência originária dos fundamentos do ser humano e de seu atuar ético, de forma que a doutrina da lei moral natural enfrenta outras concepções que constituem sua negação direta.
...
Contra este escurecimento, que é a crise da civilização humana, antes inclusive que da cristã, é necessário mobilizar todas as consciências dos homens de boa vontade, leigos e pertencentes a religiões diferentes do cristianismo, para que juntos e de maneira concreta se comprometam a criar, na cultura e na sociedade civil e política, as condições necessárias para uma plena consciência do valor inegável da lei moral natural.


Nota DDP:
Existe ainda alguma dúvida sobre a intenção deliberada de impor o Decálogo, não o bíblico, mas o catequista católico à sociedade civil e política através da união das diferentes religiões?
NOTA Minuto Profético: Foi dada a largada para convencer o mundo todo a guardar os Dez Mandamentos. É bom lembrar que o principal argumento a ser usado será ambiental. A sociedade já está sendo condicionada para isso...Seria algo maravilhoso se o mundo inteiro seguisse os Dez Mandamentos. Porém, isso não pode ser aceito mediante imposição de Lei Civil. Também não podemos aceitar a Lei de Deus adulterada...
Related Posts with Thumbnails