sexta-feira, 5 de outubro de 2007

GPS para fiscalizar frota de táxis

A Secretaria Municipal de Transportes planeja implantar até o fim do ano chip de identificação e aparelho de localização via satélite (GPS) na frota de 32 mil táxis da cidade. Além de ajudar na repressão aos veículos ilegais, estimados em 8 mil, a iniciativa tem o objetivo de racionalizar a fiscalização dos permissionários. "Hoje existe uma infinidade de tecnologias que buscam racionalizar as mais diversas situações. Este é o caso do GPS, que permite, por exemplo, identificar motoristas que estejam obstruindo as vias à espera de passageiros", explica o deputado federal e secretário de transportes Arolde de Oliveira.

Nesses casos, o fiscal mais próximo poderá ser chamado para autuar o motorista. "A fiscalização será mais inteligente", acrescenta Arolde. Nesse sistema, o GPS servirá somente para a localização do veículo. A princípio, o motorista não poderá utilizá-lo como guia para chegar em endereço desconhecido.

Já o chip de identificação trará informações sobre o veículo (vistorias, pagamento de impostos e multas) e o motorista (permissão e habilitação). Os dados poderão ser repassados ao centro de controle operacional da secretaria junto com a localização do carro.

Fonte - Elnet
Related Posts with Thumbnails