segunda-feira, 22 de outubro de 2007

As sete sequências da fase de impacto da crise sistémica global (2007-2009)

Após a tomada de consciência generalizada da existência de uma crise global, o desenrolar da fase de impacto da crise sistémica global torna-se previsível de maneira mais precisa. Os factores psicológicos implicados bem como os tipos de acção e de reacção dos diferentes actores envolvidos esclarecem consideravelmente o processo por vir.

A equipa de investigadores do LEAP/E2020 estima que doravante a fase de impacto da crise sistemática global em curso será mais longa do que havia previsto há um ano atrás (cf. GEAB N.º 8 ).

Com efeito, a amplitude do primeiro choque financeiro e bancário sentido em Agosto de 2007 significa para a nossa equipa de investigadores que o impacto se vai desenvolver sob a forma de sete sequências maiores, afectando de modos específicos as principais regiões do mundo.

A fase de impacto prolongar-se-á assim por mais de dois anos a contar do ponto de inflexão ultrapassado em Abril de 2007 (cf. GEAB N.º 12), até ao final de 2009. De seguida, iniciar-se-á a fase dita de "decantação" (cf. GEAB N.º 5) que corresponderá à perenização dos novos equilíbrios do sistema mundial.

Até Junho de 2007, nos números do GEAB, o LEAP/E2020 antecipou e descreveu o abrandamento do sistema e preveniu os colapsos porvir. Doravante, as nossas equipas vão-se dedicar a prever os desenvolvimentos das sete sequências do colapso.

Neste número de Outubro de 2007 do GEAB (N.º 18), o LEAP/E2020 analisa as grandes linhas de cada uma das sete sequências e desenvolve um calendário preciso para cada uma delas. O conjunto é aliás reunido numa tabela temporal sintética da fase de impacto (até ao final de 2009).

Neste comunicado público apresenta-se a sequência 1 mais a lista das restantes seis sequências.

Sequência 1: a infecção financeira global através do endividamento americano: cem anos depois dos "empréstimos russos", as "dívidas americanas".

Sequência 2: o colapso bolseiro, em particular, na Ásia e nos Estados Unidos: de -50% a -20% num ano, para as bolsas, conforme as regiões do mundo.

Sequência 3: a explosão do agregado de bolhas imobiliárias mundiais: Reino Unido, Espanha, França e países emergentes.

Sequência 4: tempestade monetária: a volatilidade em alta sobre fundo de dólar americano em baixa.

Sequência 5: "estagflação" da economia global: "recessflação" nos Estados Unidos, crescimento débil na Europa, recessão.

Sequência 6: "A Grande Depressão" nos Estados Unidos, crise social e aumento do poder dos militares na gestão do país.

Sequência 7: 4.º Trimestre de 2007 – 4.º Trimestre de 2008: aceleração brutal da recomposição estratégica global; ataque ao Irão; Israel à beira do abismo; caos no Médio Oriente, crise energética.

Fonte - Resistir
Related Posts with Thumbnails