sexta-feira, 19 de junho de 2009

Líderes religiosos dizem ao G8 que "paz é possível"

Roma, 18 jun (RV) - "Em um momento de crise econômica que derruba muitas seguranças, sentimos ainda mais forte a necessidade de uma orientação espiritual": esta é a exortação contida no documento final dos 129 participantes do IV Encontro de líderes religiosos, que se concluiu ontem, em Roma. O documento será entregue aos líderes políticos que se reunirão na cidade italiana de Áquila, de 8 a 10 de julho, para a cúpula do G-8.

No documento, lê-se que diante das inúmeras questões de caráter político, econômico, social e ecológico que interrogam a humanidade, necessita-se da sabedoria espiritual da qual as grandes religiões são depositárias, para orientar as culturas e fundar eticamente as respostas aos desafios do mundo contemporâneo.

Em especial, os líderes religiosos pedem aos políticos que dêem atenção ao continente africano, "encontrando novas fontes para financiar a cooperação e favorecendo o envolvimento dos Estados e das sociedades civis africanas, para que todo o continente possa renascer".

Sobre as mudanças climáticas, os participantes reiteraram a urgência da salvaguarda da Criação. "É preciso intervir – escrevem – para modificar os estilos de vida, para que se invertam as tendências destrutivas dos equilíbrios ambientais que observamos com crescente preocupação."

Por fim, o problema da guerra, chamada de "a mãe de todas as pobrezas": os líderes religiosos pedem aos Estados que deixem de considerar a guerra como estratégia para a solução de conflitos. "Nenhuma guerra é inevitável; a paz é sempre possível" – recordaram.

Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP:
Embora pareça repetitivo, o que demonstra a afinação do discurso, não perca o contexto:

- Abrir o espírito à busca do bem comum, pede Cardeal Tauran a líderes religiosos
- Ainda sobre a chamada do papa aos líderes do G8
- Papa pede para líderes mundiais darem atenção à religião
- Sarkozy pede uma nova ordem mundial
- A lei natural e a base da ética universal

Abrir o espírito à busca do bem comum, pede Cardeal Tauran a líderes religiosos

Roma, 18 Jun. 09 / 05:11 am (ACI).- Em seu discurso aos líderes religiosos reunidos em Roma para o IV Encontro de Líderes das religiões mundiais, prévio à Cúpula do G8, o Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, pediu aos mais de cem participantes "abrir os espíritos e os corações à busca do bem comum".

Ao falar da finalidade do encontro, o Cardeal assinalou que "não se trata de sugerir aos responsáveis políticos do G8 soluções técnicas" sobre temas como a água ou a segurança alimentar; mas sim os líderes religiosos "como adeptos, que frente a diversidade, desejam falar com uma só voz e oferecer uma reflexão original aos desafios do mundo de hoje".

"Um mundo que –acrescentou– aparece constantemente ameaçado pelas violações de alguns direitos fundamentais da pessoa humana, o desequilíbrio entre ricos e pobres, as enfermidades, os conflitos não resolvidos, o comércio de armas, a corrupção das elites", entre outros.

Seguidamente convidou os políticos a "um exame de consciência para pensar no que construímos e a reconhecer com lucidez nossas fragilidades". "Temos também o dever de exortar à vigilância e de chamar um novo estilo de vida que impõe certa sobriedade", adicionou.

Logo depois de animar a usar adequadamente os recursos naturais, o Cardeal Tauran reafirmou que "ante as dificuldades do presente, a Igreja Católica tem feito a opção da esperança e a fé. Mas é somente juntos, cristãos e fiéis de outras religiões, que devemos ajudar a quem tem a pesada responsabilidade da gestão da sociedade, a discernir o grau de humanidade de suas decisões".

Fonte - ACI Digital

A Terra está mais perto do seu limite

A síntese de 1.400 estudos apresentados na conferência sobre o clima realizada em março passado, em Copenhague, indica que cresce o risco de mudanças climáticas serem mais bruscas e irreversíveis por causa de um aquecimento global mais forte que o previsto.

Segundo o informe, um documento de que servirá como base para a reunião das Nações Unidas para negociar um acordo que substituirá o Protocolo de Kyoto, a superfície global e a temperatura dos oceanos, os níveis do mar, os acontecimentos climáticos extremos e o degelo do Ártico estão se intensificando mais rápido do que se imaginava.

As emissões de gases de efeito estufa e outros indicadores climáticos estão próximos dos limites previstos pelo Painel Intergovernamental da ONU sobre a Mudança Climática (IPCC), diz o documento.

Fonte - Opinião e Notícia

EUA se preparam para eventual lançamento de míssil pela Coreia do Norte

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, afirmou, nesta quinta-feira, que os EUA posicionaram mísseis e um sistema de radares no Havaí para o caso de o governo da Coreia do Norte testar um míssil em direção ao Estado americano.

Em uma entrevista coletiva na sede do Pentágono, em Washington, Gates afirmou que as medidas são uma precaução tomada após serem divulgadas informações de que o governo de Pyongyang estaria se preparando para testar mísseis em direção ao arquipélago americano.

"Estamos monitorando de perto a situação na Coreira do Norte e estamos preocupados com o fato de que eles pretendam lançar um míssil em direção ao Havaí", afirmou Gates.

"Eu ordenei o posicionamento mísseis THAAD no Havaí e (o sistema de radares) SBX foi posicionado para dar apoio (..). Assim, sem telegrafar o que faremos, acredito que estamos em uma boa posição, caso seja necessário, para proteger o território americano", disse o secretário de Defesa.

Também nesta quinta-feira, PJ Crowley, porta-voz do Departamento de Estado americano, afirmou que um eventual novo teste de mísseis por parte da Coreia do Norte seria "um erro".
...
Fonte - BBC

Nota DDP: Veja também "Pyongyang pode lançar míssil em direção ao Havaí em julho".

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ainda sobre a chamada do papa aos líderes do G8

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 17 de junho de 2009 (ZENIT.org).- Em plena crise econômica, Bento XVI chamou a atenção dos líderes da comunidade internacional, especialmente os que fazem parte do grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia (G8), sobre o papel social que a religião desempenha.
...
Os representantes foram recebidos nesta terça-feira pelo presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, quem sublinhou que é “essencial um restabelecimento dos valores espirituais e morais que ficaram ausentes em boa parte” das decisões “de muitos sujeitos econômicos e políticos do mundo nos anos passados”.

Para ele, são valores que podemos encontrar precisamente nas religiões. O presidente, antigo militante comunista, afirmou que, segundo sua visão, “reconhecemos plenamente que o fato religioso, a presença religiosa” têm “ uma dimensão pública e um valor público.


A cúpula começou na terça-feira de manhã, com uma visita de mais de 100 líderes religiosos às populações de L’Aquila, atingidas pelo terremoto de 6 de abril, e sua conclusão estava prevista para a tarde desta quarta-feira, com a aprovação do documento final.

Fonte - Zenit

Nota DDP: Embora a manifestação seja de uma autoridade italiana, que tem portanto íntima relação com o Vaticano, seu teor não deixa de ter a devida importância no contexto, especialmente por repetir chavões que são da própria igreja romana, como pode se ver em "A lei natural e a base da ética universal".

Novo patriarca de Antioquia dos Sírios manifesta sua comunhão ao Papa

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 17 de junho de 2009 (ZENIT.org).- “Paz justa no Iraque, reconciliação no Líbano e na Terra Santa, deter a diáspora de cristãos do Oriente Médio”: estas são as esperanças que foram apresentadas a Bento XVI pelo patriarca de Antioquia e de todo o Oriente dos sírios, Mar Ignatius Joseph III Younan, no final da audiência geral desta quarta-feira.

O patriarca foi entronizado na igreja católica síria de Nossa Senhora da Assunção, em Beirute, no dia 15 de fevereiro, após ter sido eleito pelo sínodo desta igreja, realizado em Roma em janeiro. Ele estava acompanhado por 250 peregrinos procedentes de vários países.

“Nossa Igreja é pequena, mas se remonta aos tempos apostólicos – esclareceu o patriarca em declarações ao L’Osservatore Romano – e custodia uma grande tradição, um precioso patrimônio litúrgico e espiritual.”

“Estamos aqui para renovar a comunhão com o sucessor de Pedro e para depois poder responder melhor aos problemas que nos oprimem e continuar testemunhando o Evangelho em um contexto atribulado, marcado também por um fanatismo violento”, acrescentou.


Em sua saudação à delegação, o Papa agradeceu a visita, “que manteve um vivo laço entre a tradição oriental cristã e o Bispo de Roma”.

O próprio pontífice recordou que nesta quinta-feira, na Basílica de Santa Maria a Maior, em presença do representante papal – cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais – acontecerá a cerimônia oficial de concessão da comunhão eclesiástica ao novo patriarca, segundo o previsto nos cânones sagrados.

O Papa garantiu sua oração à Igreja Católica síria e renovou seu apreço “a todas as igrejas orientais católicas, alentando-as a continuar a missão eclesial, apesar das mil dificuldades, para construir em toda parte a unidade e a paz”.

De 9 a 13 de junho, no mosteiro de Nossa Senhora da Salvação, em Charfé (Líbano), celebrou-se o primeiro sínodo católico sírio presidido pelo novo patriarca.

Segundo refere o site dos católicos iraquianos Baghdadhope, os bispos da Igreja Católica síria manifestaram sua “satisfação” pela visita de Bento XVI à Terra Santa, pelo “desenvolvimento pacífico” das eleições no Líbano; e também sua “preocupação pela situação dos refugiados iraquianos”.

Os católicos sírios são hoje cerca de 150 mil no mundo. Vivem principalmente no Iraque (42 mil), na Síria (26 mil), na Turquia e aproximadamente 55 mil na diáspora.

Fonte - Zenit

Pyongyang pode lançar míssil em direção ao Havaí em julho

TÓQUIO - A Coreia do Norte pode disparar um míssil balístico de longo alcance em direção ao Havaí no início de julho, segundo a edição desta quinta-feira, 18, do Yomiuri, o jornal japonês de maior circulação.

O míssil, supostamente um Taepodong-2, seria lançado de Dongchang-ni, no litoral noroeste da Coreia do Norte, entre 4 e 8 de julho. O Yomiuri cita uma análise feita pelo Ministério da Defesa do Japão e informações obtidas por satélites de reconhecimento dos EUA. O dia 4 de julho marca o aniversário do lançamento do Taepodong-2, realizado em 1996, e coincide com o Dia da Independência dos Estados Unidos, enquanto 8 de julho é o aniversário da morte do ex-líder norte-coreano Kim Il-sung, ocorrida em 1994.

A reportagem do Yomiuri é a mais recente numa série de especulações da imprensa acerca do possível lançamento de um míssil de longo alcance pela Coreia do Norte depois do teste nuclear realizado pelo país comunista, em 25 de maio. O Ministério da Defesa do Japão não quis comentar a reportagem e os funcionários do Ministério da Defesa da Coreia do Sul e do Serviço Nacional de Inteligência - principal agência de espionagem do país - disseram que não poderiam confirmas as informações.

De acordo com o Yomiuri, o míssil Taepodong-2 poderia sobrevoar o Japão e chegar ao Havaí, mas não conseguiria atingir as ilhas principais do arquipélago. Na terça-feira, em Washington, o general James Cartwright, subchefe do Estado-Maior Conjunto, disse que levaria pelo menos de três a cinco anos para a Coreia do Norte representar uma ameaça real à costa oeste dos EUA.

Acredita-se que a Coreia do Norte disponha de plutônio para fabricar no mínimo seis bombas atômicas. Na semana passada, o regime revelou que também está produzindo urânio enriquecido, o outro ingrediente básico das bombas atômicas.

Nesta quinta-feira, a agência de notícias sul-coreana Yonhap revelou, citando um porta-voz do Ministério da Defesa, que um barco de patrulha da Coreia do Norte aproximou-se da fronteira entre as duas Coreias no Mar do Leste, no início desta semana. Segundo a agência, o barco se afastou depois de receber uma mensagem de alerta. O porta-voz desmentiu, no entanto, a informação veiculada pela imprensa local de que o barco teria cruzado a Linha de Limite do Norte, fronteira marítima entre os dois países.

Fonte - Estadão

Mt 24:6 - E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

A igreja, a modernidade e o fim

Serviços cristãos que apresentam DJ´s, músicas da banda irlandesa U2 e orações para os executivos do Google e Wall-Mart estão sendo promovidos pela igreja inglesa.

As idéias para o estilo alternativo de adoração são partes da iniciativa lançada pelo Arcebispo de Cantuária, Dr. Rowan Williams. Eles são definidos em um novo livro compilado pelo programa da Igreja "Fresh Expressions", que visa impulsionar a igreja com mais relevantes e empolgantes serviços.

Debaixo das críticas dos chamados "tradicionalistas", que alertam sobre a possibilidade da iniciativa poder trazer mais problemas que soluções, se descortina todo um ritualismo próprio, onde se assistem vídeos do YouTube sobre combate à pobreza a partir do sítio da ONU, doutrina-se os adoradores sobre as questões em pauta que demonstram que "as coisas não estão bem" e o "planeta está confuso", propondo uma agenda de oração sobre alguns ítens, como "igualdade de gênero" e "meio ambiente".

São recitados Salmos em "poesia beat", ao som de tambores africanos, quando se fazem orações pelo mundo corporativo e seus expoentes, "que já fizeram compromissos com a justiça".

Entre os serviços alternativos explorados no livro, que é co-editado pela Rt Rev Steven Croft, o novo Bispo de Sheffield, estão os chamados "U2charists", serviços em que a congregação recebe a comunhão, mas canta as canções de rock da Irlanda banda U2, em vez de hinos tradicionais.

Segundo os propositores da idéia, os resultados têm sido positivos, tendo se estabilizado a saída de membros das igrejas e, logicamente, muito das justificativas encontratadas para a iniciativa se concentra na captura da atenção dos jovens. O argumento da cultura também é utilizado:

"Temos de reencontrar com uma grande percentagem da população que não tem qualquer contato ou interesse na igreja tradicional". (Telegraph.co.uk)

Nota DDP: Sobre as tendências da "igreja moderna", interessante acessar no contexto as impressões do Pr. Paul Washer em um sermão intitulado "Dez acusações contra a igreja moderna", onde ele discorre sobre dez temas:

- Primeira acusação: Uma negação prática da suficiência das Escrituras
- Segunda acusação: Um desconhecimento de Deus
- Terceira acusação: Uma falha ao falar da depravação do homem
- Quarta acusação: Uma ignorância do Evangelho de Jesus Cristo
- Quinta acusação: Um desconhecimento da doutrina da regeneração
- Sexta acusação: Um apelo não-bíblico.
- Sétima acusação: Uma ignorância sobre a natureza da Igreja.
- Oitava acusação: Uma falta de disciplina eclesiástica amorosa e compassiva.
- Nona acusação: Um silêncio sobre santificação.
- Décima acusação: Uma substituição do que as Escrituras dizem a respeito da família pelo que psicologia e sociologia falam.

O sermão completo, em inglês, pode ser acessado no YouTube. A metade deste vídeo (6/12 partes) já se encontra legendada no mesmo sítio, podendo ser acessado a partir da sua primeira parte, aqui. Colocado o filtro adventista, aqui e ali, imperdível.

Sobre a influência do U2 no contexto religioso, sugiro assistir uma entrevista que pode ser acessada também em suas partes a partir daqui e, ainda sobre o seu eventual papel no ecumenismo promovido pela música, interessante outro vídeo que que já havia indicado anteriormente, que pode ser visto aqui.

Mas não é somente no contexto religioso que o U2 tem estendido sua influência, mas também no contexto político. Aliás Bono é um ativista atuante na questão por exemplo do combate à pobreza, que também está na pauta do dia da igreja romana, como também está o ECOmenismo. Foi ainda listado entre os finalistas do Top 100 da Revista Time de 2008, como uma das pessoas mais influentes do planeta, aparecendo entre personalidades do calibre de Bill Gates e Angela Merkel, para se ter uma idéia.

Da minha parte entendo ser no mínimo estranho como os assuntos se relacionam e como isso tem afetado a Igreja, uma vez que as mesmas justificativas lançadas na matéria supra, guardadas as devidas proporções, são ouvidas aqui e ali em nosso meio. As mesmas pessoas que sustentam estas justificativas não se incomodariam em dizer que todas estas ligações aqui trancritas "não têm nada a ver". Ou ainda que o discurso é "extremista", ou "radical". Às vezes penso que estas pessoas não leram os Evangelhos.

Mas a verdade é que, quando uma certa palestra analisou a evolução da música e, como ela faz pontes entre o mundo secular e o religioso, bem como dentro das próprias religiões, as atenções ficaram focadas apenas na questão da bateria, se perdendo completamente o principal tema, que é o papel da própria música no conflito.

Enfim, que cada um tire suas conclusões, especialmente acerca do que tem visto à sua própria volta.

Impacto da mudança climática já é irreversível

Os efeitos da mudança climática já estão sendo sentidos nos Estados Unidos e este fenômeno pode ser irreversível, advertiu nesta terça-feira o governo do presidente Barack Obama, ao divulgar um relatório sobre o tema.

O aquecimento climático se traduz por uma elevação das temperaturas e do nível dos oceanos e pelo derretimento de geleiras e neves hibernais, destaca o documento elaborado pelo Programa de Pesquisa americano sobre o Aquecimento Climático, redigido por várias secretarias e a Casa Branca.

Se não houver modificação no consumo de energia, o aumento das temperaturas vai provocar ondas de calor mais frequentes, advertem os autores do estudo.

Os furacões, que se abatem regularmente sobre o sudeste, vão se tornar ainda mais devastadores na medida em que que se reforçam, ao passar por oceanos com águas mais quentes.

As regiões que já constataram um aumento das precipitações vão, provavelmente, sofrer com mais chuva e neve no futuro, enquanto que as mais áridas, como as do sudoeste, deverão conhecer períodos de seca com mais frequência.

O aquecimento terá um impacto sobre a agricultura no Meio Oeste americano, considerado o "celeiro" do país. Vai também fazer aumentar a demanda por energia, através da utilização mais frequente dos sistemas de climatização, segundo o relatório.

"A mudança climática já está presente em seu quintal", resumiu Jerry Melillo, um dos autores do relatório, intitulado "Global Climate Change Impacts in the United States" ("Impactos da Mudança Climática Global nos EUA", em inglês).
...
Fonte - BOL

Nota DDP: Outras nuances desta notícia, inclusive o link para acessar o referido relatório, podem ser acessados em matéria do Terra.

Desta, destaco:

"O que nós gostaríamos que as pessoas assimilassem é que a mudança climática está acontecendo agora e está, de fato, começando a afetar nossas vidas"
...
"Nosso destino está realmente em nossas mãos", ele disse. "O tamanho desses impactos é significantemente menor com controles apropriados".

Mais neste contexto em "Mundo caminha "como sonâmbulo" para desastres naturais, diz ONU"

Papa pede para líderes mundiais darem atenção à religião

CIDADE DO VATICANO, 17 JUN (ANSA) - O papa Bento XVI afirmou hoje esperar que "os líderes políticos mundiais" deem "atenção à importância da religião no tecido social de qualquer sociedade", ao receber na Praça São Pedro participantes da IV Cúpula de líderes religiosos em ocasião do G8.

Diante dos religiosos, que desde ontem debatem a agenda do encontro que reunirá em julho os representantes das sete nações mais industrializadas e da Rússia na cidade italiana de L'Aquila, o Pontífice ressaltou também que os "políticos devem assegurar que suas próprias decisões garantam o bem comum".

Ao comentar a realização do evento, que conta com a presença de 129 representantes de diversas religiões, Bento XVI contou que apóia "esta iniciativa, organizada pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), em colaboração com o ministro das Relações Exteriores italiano", Franco Frattini.

"Espero que tal iniciativa contribua muito para despertar a atenção dos líderes políticos do mundo sobre a importância das religiões no tecido social de toda sociedade", ratificou o Papa.

A IV Cúpula de líderes religiosos foi iniciada ontem, sendo que os participantes visitaram L'Aquila, cidade escolhida para sediar a reunião do G8 por ter sido atingida em abril por um terremoto de 5,8 graus na escala Richter que deixou quase 300 mortos e 50 mil desabrigados.

Também hoje, durante a audiência geral desta manhã, o Pontífice defendeu que o Evangelho deve cair na cultura de todos os povos para iluminá-la com os seus valores.

"Colocar a fé na cultura das pessoas requer um trabalho de tradução muito exigente, requer a identificação de termos adequados, com o cuidado para não trair a riqueza da palavra relevada", explicou Bento XVI diante de cerca de 25 mil fiéis.

O Papa ilustrou seu discurso citando obras dos santos Cirilo e Metódio, nomes religiosos dos irmãos Miguel e Constantino, que realizaram atividades missionárias na Europa central e são conhecidos como apóstolos dos eslavos.

Na ocasião, o Pontífice pontuou que Cirilo e Metódio elaboraram um alfabeto para os eslavos, traduzindo as escrituras sacras, o que, segundo Bento XVI, é um "testemunho significativo que a Igreja se inspira e se orienta".

Fonte - ANSA

Nota DDP: Um lembrete ou uma advertência?

Sobre a ilustração havida, os mesmos personagens foram utilizados para ilustrar a questão das raízes cristãs da Europa, como pode ser visto em "O Papa reitera chamado a construir uma Europa fiel às raízes cristãs".

Estaria a mesma mensagem embutida no "pedido"?

Sarkozy pede uma nova ordem mundial

"A globalização não sobreviverá à lei da selva, porque não pode haver libertade sem regras". Estas foram algumas das palavras que o presidente francês, Nicolás Sarkozy, pronunciou nesta segunda na Cimeira Mundial sobre o Emprego, realizada em Genebra (Suíça) e de onde vários chefes de Estado e de Governo, assim como ministros de Trabalho, buscaram receitas para superar a grave crise causada no mercado laboral pela recessão econômica mundial.

Sarkozy fez um chamamento a estabelecer uma nova ordem social mundial e a não repetir os erros do passado. Para o presidente da República francesa, o capitalismo se "tornou louco" a cargo de não submeter-se a "nenhuma regra". Para Sarkozy, "a regulação" do mundo é a questão crucial". Ademais, acrescentou que aqueles que dizem que tudo poderá seguir como antes quando se resolva a atual crise econômica e financiera "fazem uma análise totalmente suicida".

O presidente francés perguntou se diante da miséria, fome, trabalhos forçados e alteração climática que ameaçam a sobrevivência de uma parte da humanidade, "temos direito a esperar?". Sarkozy assegurou que a globalização não pode governar-se só por oferta e demanda, renunciando aos princípios morais.

Intervenção efetiva

Em sua intervenção, Nicolás Sarkozy propôs uma "revolução no governo mundial" para que as normas que estão escritas nos acordos internacionais sejam aplicadas efectivamente. Nesta nova forma de Governo, segundo Sarkozy, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) deve ter direito a dizer a última palabra ante o FMI e o BM quando estão em jogo normas fundamentais que ela se encarrega de respeitar.

"Necessitamos regras que se convertam em normas que se imponham a todos. Não se trata de harmonizar ao detalhe todas as legislações do trabalho. Não se trata de impor aos países mais pobres as normas sociais dos países mais ricos. Se trata de por em pé entre as nações um sistema de regras que tire de todo o mundo para cima, em vez de tirar de todos para baixo", sublinhou.

Fonte - 20 Minutos

Nota DDP: É interessante observar como os discursos se afinam. Receitas uniformes, uma nova ordem mundial, maior regulação. Tudo baseado em princípios morais. Em outras palavras, o estabelecimento de princípios éticos que visem o bem comum.

O presidente francês que já se deparou com problemas relacionados ao trabalho naquele país e que mantém aparentes laços com os interesses da igreja romana, até porque não esconde suas preferências religiosas, certamente não mudou sua perspectiva de que "a religião oferece algo que o estado não pode dar". Desnecessário dizer que o presidente francês é uma das maiores lideranças políticas da atualidade e, logicamente, seu discurso tem peso no cenário internacional.

Por outro lado, há de ser assinalada a preocupação de inserir a OIT no contexto de que se faça com que "as normas que estão escritas nos acordos internacionais sejam aplicadas efetivamente. Neste contexto, de ser citada a Convenção 14 da OIT, em seu Artigo 2, ítem 3:

"O descanso coincidirá, sempre que seja possível, com os dias consagrados pela tradição ou os costumes do país e da região."

Não se precisa pensar muito para se perceber que a chamada é no sentido de que sejam tomadas normas de caráter global mínimas para padronizar os procedimentos relativos aos trabalho, algo que também vem sendo pedido pelo Vaticano. Aliás, os discursos são extremamente similares e congruentes, não há como se negar.

Sobre o dia eleito para um dia de descanso universal, o que deverá ser realizado através de "regras que se convertam em normas que se imponham a todos", não há muita dificuldade também para se perceber que o domingo seja a primeira opção.

Maranata.

[Pesquisa - Hiscael Moreno]

O relógio mundial




É um bom retrato da tragédia do pecado.

Resumo de notícias

Sinto seguir sem ter tempo para publicar como desejaria... são demasiadas as notícias que estou desejando passar ao largo e sinto que falto com meu dever.

Vou fazer um resumo de notícias interessantes, breves e recentes, que podem corresponder aos famosos sinais anunciadas pelo Mestro como indicios de seu regresso.

1) As estimativas de aumento do nível do mar, de novo subestimadas (Fonte: Reuters). Segundo este informe, a perda de massa de gelo tanto na Groenlândia como no Polo Sul, podem fazer subir o nível do mar acima do estimado.

2) A OMS finalmente declara a gripe A como a primeira pandemia do Século XXI (Fonte: Reuters). O risco mais temido é de que o vírus sofre mutação com o H1N1 humano que desenvolveu resistência aos fármacos que se tem atualmente (Tamiflu), o que resultaria em uma maior mortandade.

3) Nanotecnologia no ataque. Já falamos anteriormente sobre os riscos da nanotecnologia. O que há alguns anos parecia ficção científica, já é uma preocupação real. Os pesquisadore estão desvelando como as nanopartículas podem afetar os pulmões (Fonte: Reuters). "Em um artigo publicado no "Journal of Molecular Cell Biology", os experts chineses disseram que uma classe de nanopartículas usadas em medicina, ployamidoamina dendrimers (PAMAMs), pode causar danos pulmonares ao provocar un tipo de morte celular conhecida como "morte celular por autofagia". A célula se consume a si mesma.

4) Um rabino pleiteia a canonização de Pío XII (Fonte: Zenit). O que nunca se viu, um rabino estadounidense chamado Erich A. Silver, propõe a canonização de Pío XII.

5) Os contaminadores do meio ambiente afetam o peso dos recém nascidos e suas malformacõess. (Fonte: ScienceDaily). Estudos epidemiológicos recentes têm revelado um incremento na frequência de malformações genitais nos recém nascidos meninos, e uma diminuição na fertilidade masculina, explicado pela presença de contaminadores no meio ambiente que reduz os hormônios masculinos.

6) Não queria passar por alto a visita de Barak Obama a Egipto, e seu já famoso "salam aleikum". As expectativas suscitadas por este líder no mundo árabe me facen ver uma ponte entre o Islam e o cristianismo. Sei que os contatos religiosos entre o Vaticano e o Islam são notórios, mas pessoalmente vejo mais factível este caminho passando pelos Estados Unidos, como corresponderia a uma velha profecia.

Nós comemos o mundo, nós comemos inclusive a nós mesmos. Um resumo.

Fonte - Cuenta Atras

Roma acolhe encontro de líderes das religiões do mundo

ROMA, terça-feira, 16 de junho de 2009 (ZENIT.org).- Com motivo da reunião do grupo dos países mais industrializados (G8), que acontece em Áquila –cidade italiana flagelada pelo terremoto–, de 8 a 10 de julho, inaugurou-se o IV Encontro de Líderes das Religiões do Mundo.

O evento, que começou hoje em Roma, reúne representantes das Igrejas cristãs e das grandes religiões mundiais, sobre temas incluídos na agenda dos encontros do representantes dos governos.

Seu objetivo é estabelecer um diálogo entre os líderes religiosos para enfrentar os grandes temas da política e da atualidade, com o objetivo de produzir um documento sintético e propositivo para apresentá-lo ao chefe de governo do país anfitrião e à assembleia política dos representantes.

Na apresentação, que teve lugar na sede da Rádio Vaticano, o presidente da comissão da Conferência Episcopal Italiana para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, bispo Vincenzo Paglia, explicou que "a dimensão religioso é essencial para o desenvolvimento, para a convivência e para a paz entre as populações”.

Os dois dias de debates trazem temas prioritários para o G8, como a água, a garantia alimentar, saúde, educação, paz e segurança.

Os participantes dedicam uma especial atenção à África e também a refletir sobre a necessidade de novos direcionamentos da economia global do ponto de vista ético.

“O ‘poder’ religioso –disse Dom Paglia– não é um ‘poder’ exterior, mas totalmente interior, porque está situado nos corações, naquelas forças espirituais que subjazem na história; sem ele, outros poderes correm o risco de ser fundados sobre areia.”
...
Ao final do encontro, será redigido o Documento final do evento, que o presidente do Conselho de Ministros da Itália, Silvio Berlusconi, entregará ao G8.

Fonte - Zenit

terça-feira, 16 de junho de 2009

"Não temos outro rei senão Obama", um presidente à medida do Concílio Vaticano II

A revista jesuíta "America" é o único semanário nacional católico dos EUA. Em 25 de Maio de 2.009 publicou o artigo "Barack Obama e o Vaticano II". Um blog católico espanhol lançou suas considerações acerca da matéria em apreço, analisando a atividade do atual presidente dos EUA no contexto, como abaixo transcrito (tradução livre):

"Temos um presidente do Vaticano II". Assim começa o artigo. "America", a influente revista dos jesuitas yankees, (cerca de 45.000 assinantes), publica em seu número de 25 de maio o texto que nos ocupa, entitulado Barack Obama e o Vaticano II, assinado pelo jesuíta John W. O’Malley.

"Quando escutei seu discurso em Grant Park, Chicago, na noite em que foi eleito, e mais recentemente, quando tomou a palavra na ceremônia de graduação na Universidade Notre Dame, o que imediatamente me impactou foi isso. Em ambas ocasiões estava personificando e professando com seu ofício público o espírito do concílio", confessa o religioso.

O piedoso jesuíta considera que Obama encarna "o espírito do Concílio", porque o citado concílio tratou de um "nuevo estilo", um "estilo diferente de todos os concílios anteriores". "O Concílio", continua O’Malley, "evitou palavras que implicam castigo, vigilância, hostilidade, desconfiança e imposição de condutas, características dos concílios anteriores". Em seu lugar, o concílio recorreu a palavras que "refletem um novo modelo de conduta cristã". Palavras como, "irmãos e irmãs, cooperação, colaboração, família humana, consciência, colegialidade e, especificamente, diálogo. Estas novas palavras não se podem negligenciar como se fossem circunstâncias colaterais, ou mero escapismo".

Este companheiro de Jesus, sintetiza o valor desse concílio: "Este novo vocabulário fez do concílio um acontecimento lingüístico de primeira importância em toda a Historia da Igreja". Está claro que, apesar do despropósito, O’Malley sublinha um aspecto real: a novidade da linguagem do Concilio Vaticano II e sua influência na formação de uma nova "consciência" nos católicos."O Concílio – prossegue O’Malley – aspirava este novo estilo de vida, que leva consigo todo um novo proceder, levando a cooperação entre todos os homens de boa vontade, católicos e não católicos, cristão e não cristão, crentes e não crentes, ante os novos, massivos e às vezes terríveis problemas que afrontam hoje a Humanidade".

E Obama? "Esta é a razão porque, quando escutei os dois discursos de Obama me surpreendeu o muito que seu discurso coincidia com o espírito do Vaticano II"... Ele fazia um chamamento ao civismo, à acabar com as agressões verbais, à boa disposição para o trabalho comum, para tratar os problemas que temos em comum, incluindo o aborto, em lugar de uma paralizante obstinação por impor os próprios princípios sem considerar o que isso possa custar ao bem comum".
...
Despois de muitas outras interessantes considerações, conclui O’Malley seu louvor a Obama: para os que pensam que o espírito do Vaticano II enfraquece, é irônico pensar que não seja um bispo, mas o presidente dos Estados Unidos quem se levanta "no mais eficaz portavoz desse espírito". Segundo a "America", agora resulta que os EUA são a ponta da lança de uma nova unidade católica. A do "espírito do vaticano II", isso sim.

São Miguel Arcanjo, defende-nos na batalha!

Nota DDP: Interessantemente, um outro blog espanhol que também publicou tal artigo defende a seguinte tese: "Ecumenismo não é outra coisa senão evangelizar os cristãos não católicos". Que aliás não é uma tese, mas uma verdade muitas vezes escamoteada.

No mérito, o Concílio Vaticano II foi recentemente defendido pelo Papa BXVI e, as considerações veiculadas nos blogs espanhóis de vertente católica e a própria matéria veiculada nos EUA denota que os poderes políticos e eclesiásticos se afinam.

Para saber mais sobre os contornos que se desenham com a impressão dos jesuítas neste contexto, visite o Minuto Profético.

Parafraseando a finalização do artigo transcrito, agora em seu devido contexto, impossível não se transcrever as Sagradas Letras:

Daniel 12:1
E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.

Maranta!

[Colaboração - Hiscael Moreno]

Terremoto de 4,8 graus atinge região norte do MS

Um tremor de terra ocorreu no início da noite desta segunda-feira na região norte do Estado de Mato Grosso do Sul. As cidades de Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora foram as mais afetadas.

De acordo com Centro Sismológico da UnB (Universidade de Brasília), o tremor atingiu 4,8 graus de magnitude na escala Richter. O tremor foi um dos 20 maiores já registrados no país. O epicentro do abalo foi localizado numa área pouco habitada do Pantanal, a 190 km de Corumbá.
...
Fonte - Folha

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ambiente: O tempo para mitigar a mudança climática está acabando


Roma, 15/06/2009 – Novas pesquisas cientificas sugerem que a mudança climática ocorre a um ritmo superior ao previsto, alertaram especialistas sexta-feira e sábado na capital italiana no fórum da Organização Global de Legisladores para o Equilíbrio Ambiental (Globe). “Estamos ficando sem tempo”, disse à IPS Ashok Khosla, presidente da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Khosla foi um dos participantes do fórum, que reuniu cerca de cem legisladores interessados em problemas ambientais dos 13 países que mais contaminam no mundo, bem como numerosos cientistas e especialistas.

Estes países pertencem ao Grupo dos Oito mais poderosos: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia, bem como o grupo das nações em desenvolvimento que mais emitem gases causadores do efeito estufa, que são Brasil, China, Índia, México e África do Sul. A reunião da Globe foi preparatória para a cúpula do G-8 na Itália, entre 8 e 10 de julho, e buscou pressionar os governos para que discutam os termos do convenio que substituirá o Protocolo de Kyoto que expira em 2012.

Katherine Richardson, uma das principais biólogas marinhas que pesquisam o efeito da mudança climática sobre os oceanos, disse à IPS que “os níveis do mar estão aumentando 50% mais rápido do que o esperado pelo Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre Mudança Climática” (IPCC). “Se a humanidade não frear a mudança climática no futuro imediato, o nível do mar aumentará pelo menos um metro ate 2010”, agravando as catastróficas consequências já prognosticadas para os assentamentos humanos ao longo das costas, especialmente no mundo em desenvolvimento, afirmou a bióloga.

A acidez dos oceanos também aumenta rapidamente, destacou Katherine. Por isso, “se nada se fizer para deter o aquecimento global, até 2065 nenhuma região dos oceanos terá corais”, ressaltou a especialista. Esta degradação oceânica foi provocada pelo recente aumento das emissões de gases causadores do efeito estufa. “Nos últimos três ou quatro anos, as emissões estiveram acima das projeções estimadas. Desde 1990, aumentaram 17%”, acrescentou Katherine. Pelo Protocolo de Kyoto, os países industrializados acordaram reduzir em 5,2% suas emissões coletivas desses gases, em relação aos níveis de 1990.

O aumento de emissões é dramático porque “as sociedades e os ecossistemas são altamente vulneráveis até mesmo a níveis modestos de mudança climática. Será muito difícil para as comunidades contemporâneas enfrentar um aumento de dois graus na temperatura”, enfatizou Katherine. Por sua vez, Khosla disse que além desses dois graus, não se pode manter a concentração atmosférica de dióxido de carbono em menos de 400 partes por milhão. “Mas, já estamos em 387 partes por milhão. Praticamente não temos tempo para deter este crescimento das emissões de gases do efeito estufa”.
...
Fonte - Envolverde

Nota DDP: Pouco tempo para medidas, previsões catastróficas e reuniões políticas e religiosas concomitantes à discussão de questões ambientais. Uma iniciativa de se parar um dia por semana por uma causa ambiental e uma encíclica social para ser veiculada. Coincidência?

Paul McCartney lança "Segunda Sem Carne" na Grã-Bretanha


LONDRES (Reuters) - O ex-Beatle Paul McCartney lançou na Grã-Bretanha a campanha "Segunda-Feira Sem Carne" ("Meat Free Monday"), numa tentativa de ajudar a combater as mudanças climáticas.

McCartney, suas filhas Stella e Mary e celebridades convidadas, incluindo Yoko Ono, percorreram um tapete verde no parque St. James, em Londres, em apoio à campanha que pede às pessoas que deixem de comer carne um dia por semana.

A campanha já foi lançada nos Estados Unidos e Austrália.
...
"Designar um dia da semana no qual se deixa de consumir carne é uma mudança significativa que todos podem adotar e que vai ao cerne de várias questões importantes, políticas, ambientais e éticas, todas ao mesmo tempo", disse McCartney no site www.supportmfm.org.

"Por exemplo, isso não apenas ajuda a combater a poluição, como também a promover a saúde melhor, o tratamento ético dos animais, o combate à fome mundial e a promoção do ativismo comunitário e político."
...
Fonte - Reuters

Nota DDP:
Troque-se o "segunda sem carne", por "domingo sem trabalho" e as justificativas serão absolutamente as mesmas. Aliás, o combate à fome, à poluição e a saúde dos trabalhadores estão na pauta do dia de um outro grande expoente midiático mundial, que está prestes a veicular sua terceira encíclica, como abaixo tratado.

No dia 01/Nov/06, por conta da matéria veiculada no Der Spiegel com o título a "A conta do aquecimento do planeta", registrei o seguinte comentário:

Que tal um dia semanal de paralisação obrigatório?

No dia 04/Abr/07 o Pr. Sérgio Santelli cunhou uma expressão que reflete com exatidão o que as probabilidades parecem cada vez mais apontar com clareza, a existência do "ECOmenismo".

Parece ser questão de tempo até que o meio secular abrace definitivamente a separação de um dia para solução dos problemas da humanidade, que pode ser qualquer dia, desde que seja o dia a "qual quer" um determinado segmento religioso...

[Colaboração - Fernando Machado]

Papa fala sobre economia em sua 3ª encíclica

Cidade do Vaticano, 13 jun (EFE).- O papa Bento XVI aposta em uma convivência livre e solidária em sua próxima encíclica, a terceira de seu Pontificado, que será publicada em breve e que abordará principalmente a realidade econômica e trabalhista atual.

O próprio pontífice deu as declarações em um discurso durante um encontro realizado com representantes da Fundação religiosa "Centesimus Annus - Pró-Pontifice", que promove o conhecimento da doutrina social da Igreja.

"Como sabem, minha encíclica será publicada em breve e será dedicada ao amplo tema da economia e do trabalho. Serão postos em evidência os que para nós, os cristãos, são os objetivos a perseguir e os valores a promover e defender sem descanso", disse Bento XVI.

Estes valores e objetivos deverão ser alcançados "para que se possa manter uma convivência humana verdadeiramente livre e solidária", acrescentou.
...
Fonte - G1

Nota DDP: Em outra nota no mesmo sentido, constou a seguinte afirmação:

Bento XVI recordou que tal visão, porém, deve ser acompanhada de outra reflexão, segundo a qual a liberdade no setor da economia deve enquadrar-se "num sólido contexto jurídico que a coloque a serviço da liberdade humana integral", uma liberdade responsável "cujo centro é ético e religioso".

"Centro ético e religioso" transpira mandamentos católicos, como pode ser visto aqui.

sábado, 13 de junho de 2009

Religião e política se afinam

Encontro em Roma reunirá líderes das religiões mundiais

Roma, 12 jun (RV) - Os líderes das religiões mundiais – após os encontros de Moscou (2006), Colônia (2007) e Osaka (2008), promovidos por ocasião e nos países em que se realizou nos anos passados o encontro de cúpula do G-8 – voltarão a se reunir, desta vez em Roma, na próxima terça e quarta-feira, dias 16 e 17.

O encontro será apresentado na próxima segunda-feira, dia 15, em coletiva de imprensa – na Sala Marconi da Rádio Vaticano – pelo presidente da Comissão Episcopal para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, Dom Vincenzo Paglia, e pelo subsecretário do ministério do Exterior italiano, Vincenzo Scotti.

O encontro terá início na manhã de terça-feira com uma visita dos expoentes religiosos à cidade de L'Aquila, nos Abruços, como ato simbólico para com a região italiana atingida pelo terremoto de 6 de abril passado.

A abertura oficial terá lugar em Roma, na parte da tarde, na Vila Madana. Por parte da Igreja Católica participará também o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran. Está prevista também a participação de uma delegação do Patriarcado de Moscou.

Fonte - Radio Vaticano

sexta-feira, 12 de junho de 2009

"Como folhas de outono... " 12


Outra semana se finda e outro tempo de meditação na pessoa de Cristo está para se iniciar com a chegada do Dia do Senhor assim, dou prosseguimento ao projeto "Como folhas de Outono..." trazendo a série "Nos passos de Jesus" dirigida por vários palestrantes no Unasp II/Engenheiro Coelho.

“Far-nos-ia bem passar diariamente uma hora a refletir sobre a vida de Jesus. Deveremos tomá-la ponto por ponto, e deixar que a imaginação se apodere de cada cena, especialmente as finais. Ao meditar assim em Seu grande sacrifício por nós, nossa confiança nEle será mais constante, nosso amor vivificado, e seremos mais profundamente imbuídos de Seu espírito. Se queremos ser salvos afinal, teremos de aprender ao pé da cruz a lição de arrependimento e humilhação.” (Desejado de Todas as Nações, p.83)

01) - Jesus do nascimento ao Egito (Pr. Valdecir Lima)
02) -
Cristo guia Seu povo em Mara e Rifidim (Pr. Emilson dos Reis)
03) -
O Mar Vermelho (Prof. Davi Oliveira)
04) -
O Monte Sinai (Pr. Adolfo Suarez)
05) -
Os pergaminhos do Mar Morto (Pr. Vanderlei Dorneles)
06) -
Belém da Judéia (Pr. Joubert de Castro)
07) -
Jericó (Pr. José Maria Barbosa)
08) -
Tiberíades e o Mar da Galiléia (Pr. Reinaldo Siqueira)
09) - Cafarnaum (Pr. Renato Stencel)
10) - Massada (Pr. Charles Britis)

Espero que seja útil aos irmãos. Não se esqueçam de duplicar, "como folhas de outono", atendendo ao "ide" do Mestre. E descansem no Senhor. Feliz Sábado.

Soli Deo Gloria

"Disseminai-os como as folhas no outono. Esse trabalho deverá continuar sem estorvo de pessoa alguma. Almas perecem sem Cristo. Sejam elas advertidas de Seu breve aparecimento nas nuvens do céu." (Testemunhos Seletos V3 - Pág. 235)

FAQ

Outras programações:
Séries "Como folhas de outono..."

Ecumenismo na Alemanha

Desde o início do seu trabalho como papa, Bento 16, tem trabalhado duramente para reunificar os cristãos e ir além, unificando todas as outras religiões.

Na sua recente visita ao oriente médio demonstrou isto claramente num encontro com uma "variedade de líderes cristãos", onde declarou que enquanto pregamos para outros 'experimentamos a vergonha da nossa divisão'. ("Pope asks Holy Land Christians to unite to preach hope, peace")

Este foi o primeiro papa a visitar dois lugares de adoração muçulmana.

E no fim da sua visita orou de mãos dadas com outros líderes cristaos, muçulmanos, judeus e drusos (uma ramificação do islamismo) associado a estas notícias do papa, duas coisas me chamaram a atenção estes dias aqui na Alemanha. ("In Holy Land, pilgrim pope delivers religious, political challenges")

Primeiro foi um outdoor que eu vi aqui em Mainz sobre uma campanha publicitária do novo campo de futebol que aparentemente não tem nenhuma relação com religião, mas que na verdade mostra uma figura (literalmente) do que acontecerá em breve no mundo religioso.

O texto diz: '103 igrejas, 7 religiões, 1 catedral. "Tempo para um templo".'

Na foto temos uma mistura de símbolos de várias religiões e com a imagem da catedral católica de Mainz no centro. (para quem não lembra, Mainz foi um dos centros católicos mais importantes por muitos séculos, e o bispo de Mainz foi o primeiro clérico católico que Martinho Lutero desafiou com suas 95 teses. Além disso Mainz é a única cidade depois de Roma a receber o título de Santa Sé ("Arcebispado de Mogúncia"))

E o seu bispo atual, Kalr Lehmann foi entre 1971 e 1983 professor de ecumenismo na universidade de Abert Ludwig... mas talvez seja tudo coincidência mesmo!(?)

A campanha publicitária não tinha fundo religioso, porém mostra o que esta passando atualmente na Alemanha e lentamente se alastrando por todo o mundo: ECUMENISMO!

Que tem em si uma mensagem boa: amor, fraternidade e compreensão entre todas as religiões, mas vem acompanhado de uma outra questao: "Abandonar certas doutrinas que consideramos sagradas em prol da unificação".

Para que possamos aceitar a todos sob a bandeira do ecumenismo, teremos que comprometer ou até mesmo abdicar de alguns pontos básicos que cremos.

Sabemos claramente que o Sábado é um obstáculo para que nós adventistas sejamos completamente aceitos pelas demais religiões, e haverá pressões para que comprometamos este ponto fundamental da nossa doutrina.

Um evento interessante para promover o ecumenismo aqui na Alemanha é a festa das igrejas em Berlim. ("Das Berliner Fest der Kirchen")

Onde 35 igrejas se reunirão para oferecer o melhor de sua culinária? (espero que nossa igreja não nos decepcione também neste ponto!)

Temos uma super oportunidade de apresentar a nossa mensagem de saúde que nos foi dada para que servisse de benção para os demais. Ou seja talvez tenhamos a oportunidade de usufruir do programa sem nos comprometermos, mas nem sempre é tão fácil sair ileso, como mostrarei a seguir.

Agora em junho na cidade de Darmstadt se realizará outro programa: a noite das igrejas (Nacht der Kirchen), onde várias igrejas (incluindo uma das igrejas adventistas da cidade) estarão funcionando ao mesmo tempo com programas especiais das 18:00 da sexta-feira (19/Junho) até 1 da manhã do sábado, para que as pessoas possam experimentar numa só noite diferentes maneiras de adorar e assim um católico romano, ou um adventista por exemplo terá a oportunidade de ver como é um culto numa igreja ortodoxa russa e logo em seguida na mesma noite visitar um culto luterano e para terminar ele pode por exemplo participar de uma santa ceia com os ortodoxos gregos.

Nenhum destes programas parece ter nenhuma mal em si e não há mal algum em participar de um culto, orar ou ter uma refeição com alguém de outra religião, pode até ser edificante, porém é preciso ter em mente que estamos no meio de um grande conflito e o inimigo nunca dorme!

A associação que está organizando esta Noite das Igrejas é uma associação de igrejas cristãs chamada ACK (da qual a igreja adventista alemã faz parte) que tem por finalidade promover o ecumenismo, que a princípio não é mau, porém ao olhar quais são os seus pontos básicos, fiquei impressionado ao ver que o ACK segue a "Charta Oecumenica" (em alemão) assinada por mais de 300 igrejas.

Esta carta tem como título do seu primeiro tópico a seguinte frase: "cremos em uma santa igreja católica apostólica".

E continua dizendo: "as diferenças fundamentais da fé são ainda barreiras para uma unidade... Nós não podemos ficar satisfeitos com esta situação".

Alguém pode argumentar que o termo 'católico' nao se refere a igreja católica romana, então por que nao escolheram outra palavra?? E que tal a expressão “nao podemos ficar satisfeitos com isto.”?

Entre os projetos de tais orgãos ecumênicos está:

Garantir o domingo como dia de guarda, precionando o parlamento europeu para aprovar uma lei neste sentido:

"European Churches call the European Union and its Member States to protect Sunday as a weekly day of rest"
"Kirchen starten Sonntags-Initiative"

Para fortalecer a idéia que a guarda do domingo (e não outro dia qualquer) é algo essencial, foi preparado um estudo semi-científico provando que guardar o domingo é melhor para a saúde mental e física das pessoas que guardar outro dia qualquer...

"Why Sunday should be included as a weekly rest day in the revised Working Time Directive"

Aí eu me pergunto, o que nos adventistas estamos fazendo no meio de um grupo que luta para se garantir a guarda do domingo?

Se isto nao for por inocência é apostasia mesmo!

Precisamos acordar antes que seja muito tarde.

O tempo de apostasia está mais próximo que se imagina.

E como estava escrito no cartaz, 103 religiões, mas ‘1 catedral’... a igreja católica está trabalhando duramente para se tornar novamente a única catedral!

Precisamos nos preparar.

Que Deus nos ajude!

Rivelino Montenegro

Fonte - IASD Berlim

[Colaboração - Fernando Falcão]

Características da Igreja Remanesente

De acordo com as profecias Bíblicas, a hora do juízo de Deus começou em 1844 no fim dos 2300 anos, quando Jesus entrou no lugar Santíssimo do Santuário Celestial para realizar a obra de mediador e Sumo Sacerdote no Juízo Investigativo.

Para proclamar ao Mundo a mensagem “da vinda e a hora do juízo” (Apocalipse 14:7), Deus suscitou um movimento profético. Quando os ponteiros do grande relógio do tempo chegarem a hora pré-determinada na profecia bíblica surgiu o movimento para pregar a mensagem do juízo. Qualquer movimento que tenha surgido posteriormente a 1844, pretendendo ser o movimento predito na profecia, vem demasiado tarde para cumpri-la. Para desfazer qualquer dúvida, Deus mediante inúmeros versos bíblicos, indicou as características da igreja remanescente. Elas servem de orientação quanto ao trabalho a ser realizado por este movimento nos últimos dias.

1. A Igreja Remanescente é um Movimento Mundial, dando sua mensagem “com grande voz” a todos os “que habitam sobre a Terra, e a toda a nação, e tribo e língua e povo” (Apocalipse 14:6 e Mateus 24:14)

2. A Igreja Remanescente Prega o Evangelho Eterno.
Não há senão um evangelho, as alegres novas de salvação do pecado mediante a fé em Cristo. Portanto, é uma igreja que acredita na justificação pela fé. (Apocalipse 14:6 e Romanos 1:16-17).

3. A Igreja Remanescente Estuda a Palavra Profética de Deus e Proclama o Cumprimento das Profecias e da Vinda do Senhor. Estuda os períodos proféticos, dados por Deus em Sua Palavra, e declara ousadamente que “vinda é a hora do Seu juízo” (Apocalipse 14:7 e II Pedro 1:19).

4. A Igreja Remanescente acredita na Mensagem do Juízo, num Juízo que Precede a Vinda de Cristo. É uma igreja que crê e prega um juízo de investigação, o qual tem lugar antes de findar o tempo da graça. (Apocalipse 14:7 e Eclesiastes 13:13-14).

5. A Igreja Remanescente Observa “Os Mandamentos de Deus”. Refere-se aos Dez Mandamentos que o próprio Deus escreveu em duas tábuas de pedra. Aobservãncia dos mandamentos de Deus inclui a guarda do sábado, pois Ele não diria que a igreja guarda os mandamentos, se ela quebrasse um deles. (Apocalipse 12:17; Apocalipse 14:12 e Tiago 2:10-11).

6. A Igreja Remanescente Convida a Todos a Temer a Deus e Dar-lhe Glória, e Adorar o Criador dos Céus e da Terra. É uma igreja que defende o criacionismo e apresenta o monumento comemorativo da criação, o sábado, como sinal de Seu grande poder criador. (Apocalipse 14:7 e Êxodo 31:12 e 17).

7. A Igreja Remanescente Proclama a Queda de Babilônia. Porque “a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição”. Esse vinho do erro, refere-se justamente ao ensino de falsas doutrinas, tais como: imortalidade da alma, tormento eterno dos ímpios, negação da pré-existência de Cristo, defesa e exaltação do primeiro dia da semana (domingo), acima do Santo Dia de Deus (Sábado); e outras mais. Portanto a igreja remanescente é uma igreja que, baseada na Bíblia, aponta os erros de doutrina que se insinuaram nas igrejas no decorrer dos séculos, e ao mesmo tempo apresenta as claras verdades Bíblicas. (Apocalipse 14:8 e II Timóteo 4:1-4).

8. A Igreja Remanescente Proclama uma Mensagem de Advertência Contra o Culto da Besta e de Sua Imagem, e Contra Receber Seu Sinal. Portanto, é uma igreja que indica o que são a besta e sua imagem, e a diferença entre sinal da besta, e o selo de Deus. (Apocalipse 14:9 e 11; Mateus 15 versos 9 e 13).

9. A Igreja Remanescente é Objeto dos Ataques Especiais de Satanás, pelo Motivo Dela Denunciar os Erros Doutrinários das Igrejas Apóstatas e Apresentar as Claras Verdades Bíblicas. Mas apesar de todos os esforços feitos por Satanás contra a igreja, ela triunfará gloriosamente. (Apocalipse 12:17 e 15:2).

10. A Igreja Remanescente Guarda a Fé de Jesus. Ao passo que o mundo de modo geral vai perdendo a fé nEle e em Sua Palavra. É uma igreja que não somente tem a fé em Jesus, mas tem “a fé de Jesus”, e não há de “batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos”. (Apocalipse 14:12 e Judas 3).

11. A Igreja Remanescente tem o “Testemunho de Jesus”. O qual é o Espírito de Profecia. Portanto, é uma igreja que não somente acredita no espírito de profecia, mas que o possui em si. (Apocalipse 12:17 e 19:10).

12. O Senhor Diz da Igreja Remanescente; “Aqui está a Paciência dos Santos”. É uma igreja que aprendeu a paciência por meio das provações e perseguições pelas quais passou, e experimentou o poder protetor de Deus em sua vida, na hora da tentação. (Apocalipse 14:12 e Hebreus 10:36-37).

Estas são as dozes características proféticas da Igreja Remanescente. Elas são claras e identificam a Igreja Adventista do Sétimo Dia como sendo o movimento profético de nossos dias.

A missão desta igreja é apresentar ao mundo, como último oferecimento da graça de Deus, a tríplice mensagem angélica de Apocalipse 14, a fim de chamar os pecadores ao arrependimento e preparar um povo para o grande dia da volta de Jesus Cristo a esta Terra.

“No entanto, os adventistas rejeitam enfática e inequivocamente toda idéia de que só eles são filhos de Deus e tem direito ao Céu. Crêem que todos aqueles que adoram a Deus com toda a sinceridade, isto é, de acordo com toda a vontade de Deus revelada, de que tem conhecimento, são presentemente possíveis membros desse “remanescente” final mencionado no capítulo 12 verso 17 de Apocalipse.” Seventh Day Adventist Bible Comentary, Vol 7, Pag 815.

Fonte - Blog Sétimo Dia

Dignidade dos trabalhadores é caminho para ultrapassar a crise

O observador permanente da Santa Sé na ONU em Genebra, D. Silvano Maria Tomasi pediu que a dignidade dos trabalhadores seja devidamente assegurada, garantindo que esta via vai permitir sair da crise.

O representante da Santa Sé dirigiu-se aos participantes da 98° Encontro Anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que se realiza em Genebra, na Suíça, até ao dia 19, afirmando que a crise não é apenas resultado de mecanismos económicos que não funcionaram bem, mas teve como origem "a falta de valores éticos".

Perante quatro mil delegados de vários governos, empresários e trabalhadores que estão a reflectir sobre o impacto da crise financeira no mundo do trabalho, o Arcebispo Tomasi afirmou que por causa da "ganância de alguns empresários foi construída uma economia que não se baseava na produtividade real", mas "numa espécie de economia digital que acumulava dinheiro e não dava serviço social ou material, segundo as exigências das pessoas e do bem comum".
...
Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Sobre "valores éticos" e "bem comum", ver também os posts "A lei natural e a base da ética universal", "Políticos podem aprender da Eucaristia caminho para o bem comum" e principalmente "Cardeal Martínez Sistach pede «salvar o domingo»", afim de perceber que tais conceitos se relacionam diretamente com mandamentos e nestes , o domingo.

OMS declara pandemia de gripe suína

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma pandemia global da gripe suína, causada pelo vírus H1N1, em uma reunião de emergência nesta quinta-feira, em Genebra.

A decisão de elevar o nível de alerta da fase 5 para a 6, o máximo da escala, foi tomada porque o vírus demonstra crescimento sustentado em pelo menos duas regiões do mundo.

Pelas regras da OMS, a fase 5 significa que o vírus se propaga de pessoa para pessoa em pelo menos dois países de uma mesma região. Quando a propagação de pessoa para pessoa passa a ser registrada em, no mínimo, um país de outra região, a OMS deve elevar o nível para a fase 6, que caracteriza uma pandemia.

A diretora geral da OMS, Margaret Chan, disse porém que a decisão de declarar pandemia não significa que a doença esteja mais severa ou causando mais mortes do que antes.

"Nós temos evidências que sugerem que estamos diante da primeira pandemia do século 21", disse Chan. "Passar para a fase 6 de pandemia não significa que vamos ver aumento de mortes ou casos graves."

Desde abril, quando foi registrada pela primeira vez, no México, a doença já afetou 28.774 pessoas em 74 países e causou 144 mortes, segundo o último balanço da OMS, divulgado nesta quinta-feira.
...
Fonte - BBC

quinta-feira, 11 de junho de 2009

A lei natural e a base da ética universal

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 10 de junho de 2009 (ZENIT.org).- Os valores objetivos da lei natural continuam servindo como base de uma ética universal, conclui um documento recentemente publicado pela Comissão Teológica Internacional.
...
No texto, a prestigiosa Comissão destaca a necessidade de um consenso sobre os valores éticos objetivos e universais que deveriam ser promovidos para evitar os altos e baixos da opinião e da manipulação dos governos.

“Estes valores podem, por exemplo, garantir aos direitos humanos uma base mais sólida que o frágil positivismo jurídico”, explica o Pe. Bonino.

“Estes devem fundamentar-se no que define os seres humanos como humanos e em como a natureza humana se concretiza em cada pessoa, seja qual for sua etnia, cultura ou religião”, acrescenta.

O documento afirma que a lei natural, como fundamento da ética, continua sendo válida, em uma cultura que eleva o indivíduo a referente último que cria seus próprios valores e age à margem de normas éticas e objetivas, servindo uma ideologia imposta pouco preocupada pela dignidade humana.

A Comissão Teológica Internacional quer contribuir, assim, no debate atual sobre a busca da ética universal e combater a crescente separação entre a ordem ética, por um lado, e a ordem econômica, social, jurídica e política, por outro.

Estes últimos setores da atividade humana procuram desenvolver-se sem referências a um bem moral, objetivo e universal, constata o documento.

A Comissão indica duas alternativas para o momento atual: ou a mundialização avança “mais ou menos regulada em um marco jurídico puramente positivo, incapaz de evitar a longo prazo o arbítrio e o direito do mais forte, ou o homem se envolve no processo para orientá-lo em função da finalidade propriamente humana”.

O especialistas recordam, neste sentido, que a doutrina da lei natural afirma precisamente que “as pessoas e as comunidades humanas são capazes, à luz da razão, de reconhecer as orientações fundamentais de um ato moral conforme a própria natureza do sujeito humano e de apresentá-las de maneira normativa, sob a forma de preceitos ou mandamentos”.

“Tais preceitos fundamentais, objetivos e universais, estão chamados a fundar e a inspirar juntos as determinações morais, jurídicas e políticas que regulam a vida dos homens e da sociedade”, acrescenta esta doutrina.

A doutrina da lei natural como fundamento da ordem ética e política está desenvolvida no Catecismo da Igreja Católica (n. 1954-1960) e na encíclica Veritatis Splendor (n. 40-53).

Também o Papa Bento XVI apresentou a lei natural como resposta ao relativismo ético e a defendeu como garantia da dignidade inalienável da pessoa.

O novo documento da Comissão Teológica Internacional se inspira na doutrina da lei natural elaborada por São Tomás de Aquino e também incorpora elementos novos.

“Para propor a lei natural no contexto atual, é preciso libertá-la das apresentações caricaturescas que a tornaram incompreensível para muitos dos nossos contemporâneos que procuram aproveitar os recentes elementos inovadores da teologia moral católica”, adverte o Pe. Bonino.

O documento recorda que já existe um patrimônio ético comum, como testemunham as numerosas convergências entre as tradições culturais e as religiões do mundo.

Também se opõe a uma visão racionalista da lei natural, ainda que defenda sua dimensão racional, e indica que o “chamado interior a seguir o bem como tal é a experiência na qual se funda toda a moral”.

“O indivíduo escuta seu ser profundo e, através da razão, faz que emirjam as exigências morais que indicam as inclinações ontológicas que estruturam sua natureza”, explica o segundo capítulo do documento.

O capítulo seguinte, trata dos fundamentos teóricos da lei natural e sua justificação racional como fundamento último da ética, ligada à metafísica da criação.

Ao mesmo tempo, os teólogos indicam que uma “observação antropológica reflete as constantes que caracterizam uma humanização da pessoa e uma vida social harmônica”.

No último capítulo do documento, a Comissão destaca a “profunda mudança de perspectiva na apresentação da lei natural” que Jesus Cristo oferece.

“À luz da fé, o homem reconhece em Jesus Cristo o Logos eterno que preside a criação e que, ao encarnar-se, apresenta-se aos homens como a Lei vivente, o critério de uma vida humana conforme a lei natural”, explica o teólogo.

E conclui: “A lei natural não é abolida, mas levada ao seu cumprimento pela nova lei do amor”.
...
Fonte - Zenit

Nota DDP: Como sempre aqui salientado, no contexto, lei natural equivale aos mandamentos do catecismo católico, citado no artigo, inclusive.

De se salientar ainda, a explícita intenção de que tais elementos, comuns às "tradições culturais e religiosas do mundo", venham a inspirar "as determinações morais, jurídicas e políticas que regulam a vida dos homens e da sociedade".

Em outras palavras, as prioridades estabelecidas por este pontificado, calcadas no ecumenismo e no estabelecimento do domingo como dia de guarda.

A ecologia é uma religião?

Em outubro passado [2007], durante um encontro em Sevilha, na Espanha, perguntaram ao prêmio Nobel da Paz Al Gore se ele não se cansava de repetir sempre o mesmo discurso. “Não me canso porque sou um homem com uma missão. Porque carrego uma mensagem na qual acredito profundamente”, respondeu o maior porta-voz do movimento ambiental. “Noé foi encarregado de salvar as espécies e isso continua sendo nossa obrigação”, costuma dizer. Para alguns cientistas, elementos messiânicos estão cada vez mais presentes no discurso ambientalista. “A estrutura que Al Gore organizou é quase religiosa, com discípulos que espalham a nova fé pelo mundo, como fez Jesus”, disse o biólogo Miguel Delibes de Castro ao jornal El País. A reportagem atribui o radicalismo aos militantes que associam as mudanças climáticas a um castigo divino, responsabilidade do homem, pecador na essência. “Acreditamos que os problemas devam ser racionalizados, mas a mensagem emocional tem mais apelo”, afirma Delibes de Castro.

Mesmo entre os parceiros de Gore o tema é tratado com um pé na religião. “As religiões se baseiam na crença. E isso também acontece com a mensagem ambiental”, diz Juan Negrillo, um dos embaixadores de Al Gore. “Não podemos tocar, cheirar ou pesar o gás carbônico. Acreditar no aumento das emissões é questão de fé.”

No Brasil discussão no mesmo caminho foi travada entre o colunista e poeta Nelson Ascher e o compositor Arnaldo Antunes na Folha de S. Paulo. Ascher argumentou que culpas são impostas aos cidadãos com base em hipóteses contraditórias e modelos computacionais discutíveis.

Antunes disse que a questão ambiental é comprovada por inúmeras pesquisas científicas. Para Antunes, Ascher estaria “repetindo a ladainha das indústrias poluentes para não alterar suas condutas”. É discussão quente como seu tema central, o aquecimento global.

(Revista da Semana)

Nota Michelson Borges: Tem mais gente percebendo o óbvio... Leia mais sobre ECOmenismo aqui.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Estaria mesmo a Igreja Católica perdendo seu protagonismo?

Felizmente nos encontramos num contexto histórico onde o ecumenismo e o diálogo interreligioso já não se constituem meros anseios, mas vão assumindo traços de realidade. O respeito mútuo ganha sempre novos contornos; basta pensar nos recentes encontros do Papa Bento XVI com o mundo judeu e muçulmano.

Por isso mesmo, as colocações que seguem nada tem de apologético, nem de ufanismo, o que seria pouco evangélico. Estas colocações querem apenas evidenciar algo que certos círculos da sociedade tentam, por todos os meios, obscurecer: a força religiosa do cristianismo e da Igreja Católica no Brasil.

O pior é que muitas pessoas, sem perceber, vão como que absorvendo essa concepção negativa e acabam jurando sobre a mesma "bíblia" dos pretensos iluminados, mas que, na realidade, não passam de iluministas incapazes de reconhecer a verdade porque são obscurecidos por mágoas ou vaidades. Segundo eles todas as religiões, e mormente o cristianismo e a Igreja Católica, são "obscurantistas".
...
Muitos já foram os profetas de mau auguro que apregoaram o fim das religiões. Todos eles passaram e as religiões continuam mais florescentes do que nunca. Ao lado de pequenos segmentos da sociedade, que pensam estar "abafando" por terem algum poder provisório e algumas teorias sensacionalistas na cabeça, as religiões continuam florescendo mais do que nunca.

Com isso não se quer negar que entre essas religiões, a Igreja Católica incluída, haja algumas sombras. O que se deve afirmar é que pessoas inteligentes nunca deveriam trocar o brilho do sol e das estrelas por lampejos de fogos fátuos.

Para quem não é cego, não há como negar que, apesar de tudo o cristianismo continua profundamente arraigado na alma e na cultura brasileiras. Por isso mesmo, talvez conviria a alguns setores da nossa sociedade retomarem o capítulo primeiro do Evangelho de São Lucas, nos versículos 51 e 52 onde se evidencia que Deus dispersa os soberbos e derruba os poderosos de seus tronos.

Fonte - Canção Nova

Nota DDP: Se fosse observável apenas no Brasil "a força religiosa da Igreja Católica", não seria talvez de grande relevância, mas quando autoridades do mundo todo se deslocam ininterruptamente ao Vaticano, implicitamente o que se está reconhecendo é a necessidade de se manter bom relacionamento com o líder de mais de um bilhão de pessoas espalhadas pelo mundo, uma vez que isso é a única coisa que ele pode tratar com tantos chefes de estado que por lá passam, influência.

Presidente da CCEE afirma ser errado separar Igreja da política

As ideologias de separação mostraram ser formas erradas de pensar a missão da Igreja em áreas como a justiça e a paz. A participação das Igrejas na vida social da Europa foi explicada pelo Cardeal Péter Erdõ, Arcebispo de budapeste e Presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, que decorre em Zagreb, na Croácia.

O Arcebispo de Budapeste explicou que através das "ideologias separatistas extremas, se entende o actual pensamento que tenta separar a Igreja e a fé das realidade sociais e económicas da política e confinar a crença religiosa à esfera privada".

"Com os olhos no bem da pessoa humana e no amor, a Igreja encara a política e tudo o que diz respeito à vida social como parte integrante do seu serviço", referiu o Arcebispo, pois o homem não pode ser dividido. "O homem é a soma de várias vertentes humanas".

Por isso, explicou o Cardeal Erdõ, questões como a "justiça e a paz pertencem, intrinsecamente, à missão da Igreja e qualquer tentativa de separar a missão pastoral ou evangelizadora das questões sociais equivale a um sério erro e levaria a crer que a justiça social nada teria a ver com a fé".

A Igreja olha integralmente para a sociedade, "englobando pobres, crianças, órfãos, bebés recém nascidos ou ainda no útero materno, vítimas de violência, famílias em perigo", enumerou. Todas as pessoas que sofrem são alvo da atenção especial da Igreja, destacou na sua alocução aos participantes na reunião em Zagreb.

Daí o convite, explicou, dirigido à Comissão Europeia para a Justiça e Paz, que através da sua acção possa dar "uma palavra profética para o mundo", sobretudo "em defesa dos mais desfavorecidos".

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Insisto na idéia do "a César o que é de César". A igreja romana continua pretendendo, ainda que levantando uma bandeira talvez dissimulada, interferir no ambiente político. Durante o tempo que isso ocorreu, os resultados são notórios.

Religiões: capazes do melhor e do pior

MONTAUBAN, França, terça-feira, 9 de junho de 2009 (ZENIT.org) – Nas sociedades pluriculturais e plurirreligiosas como as nossas, “as religiões são capazes do melhor e do pior: podem estar ao serviço de um projeto saudável, mas também de um projeto de alienação”, afirmou o cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, em um colóquio internacional sobre o ensino das religiões, realizado na localidade francesa de Montauban.

Segundo informou a Rádio Vaticano, o cardeal Tauran se referiu, em sua conferência, a todas as pessoas que dizem perpetrar ações terroristas por motivos religiosos. Denunciou que isso alimenta o “paradoxo de que as religiões sejam percebidas como perigosas”.

Ao falar do islã, afirmou que “tudo isso não se refere ao verdadeiro islã, praticado pela grande maioria dos fiéis desta religião”.

Atualmente, “a questão de Deus emerge de maneira mais forte que nunca – indicou o cardeal francês – e assistimos a um retorno do fato religioso, a um renascimento do sagrado”.

“A religião se converteu em um fator capital na vida cultural, política, econômica e também no ensino”, na formação da pessoa, destacou.

O cardeal Tauran sinalizou a importância do “conhecimento sério da própria tradição religiosa” para ter clara a própria identidade.

Também explicou que “a Igreja está aberta ao mundo” e considerou “o diálogo com os crentes de outras confissões como uma fonte de enriquecimento para todos”.

Mas advertiu que o diálogo inter-religioso não significa dizer que “todas as religiões ensinam mais ou menos a mesma coisa”.

Significa, sobretudo, que “todas as pessoas que buscam Deus têm a mesma dignidade”, disse.

É necessário “fazer todo o possível para compreender o ponto de vista do outro”, destacou, e sublinhou também a importância da dignidade da pessoa e do caráter sagrado da vida.

O purpurado concluiu citando Bento XVI, para assegurar que “a busca e o diálogo inter-religioso não são uma opção a mais, e sim uma necessidade para o nosso tempo”.

Fonte - Zenit

Nota DDP: Implicitamente, quem não se alinhar pode ser taxado como um "terrorista", já que o "diálogo não é uma opção, mas uma necessidade para o nosso tempo".

De olho na gripe "A"

OMS está perto de declarar gripe suína como pandemia

Rápida propagação do vírus H1N1 na Austrália pode fazer com que a organização anuncie em breve a primeira pandemia de gripe desde 1968.

De acordo com a Associated Press, a OMS está preocupada com os possíveis “efeitos adversos” da elevação do nível de alerta de pandemia de 5 para 6, o que significaria um alerta máximo. A organização receia que a população entre em pânico ou que governos tomem medidas inadequadas.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que é fundamental certificar-se de que o vírus H1N1 se consolidou além das fronteiras da América do Norte antes que seja declarada uma pandemia — o que pode ser feito após uma reunião nesta quarta-feira.

Até agora foram registrados 25.288 casos de gripe suína em 73 países, incluindo 139 mortes.

Fonte - Opinião e Notícia

Especialista francês afirma que pandemia de gripe suína é um fato

A pandemia de gripe suína já é um fato e a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve declarar oficialmente o nível 6, afirmou o francês Antoine Flahault, diretor da Faculdade de Altos Estudos de Saúde Pública.

"A nível epidemiológico, a pandemia está presente, já começou", declarou o especialista.

O cientista disse ainda que a OMS deveria declarar oficialmente o nível 6 "o mais rápido possível".
...
Fonte - Último Segundo

Fechamento de padarias no Espírito Santo

Com o slogan "A massa precisa de descanso. O padeiro e a balconista também", o Sindicato das Empresas de Panificação e Confeitarias (Sintramassas) lança a campanha para que as padarias [no Espírito Santo] fechem aos domingos e feriados, a exemplo do que já acontece com os supermercados.

Fonte: Gazeta Online

(Colaboração: Michelson Borges e Christiane Bandeira)

NOTA Minuto Profético: Todo trabalhador tem direito a um dia de descanso semanal. Se a escolha deste dia for baseada na Bíblia, que é o símbolo máximo da cultura predominante no Brasil, então o descanso deveria ser no sábado, o verdadeiro dia do Senhor: "O sétimo dia é o sábado do Senhor" (Ex 20:10); "O Filho do Homem é Senhor do sábado" (Mt 12:8). Essa lei ora em prática no Espírito Santo é mais um sinal dos tempos em que vivemos...
Related Posts with Thumbnails