terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ciência e Política: Aquecimento global e Eugenia

Quando eu denuncio aqui que o consenso na ciência é uma tungada na sua carteira epistêmica, a Nomenklatura científica sente arrepios raivosos e a Galera de meninos e meninas de Darwin tem faniquitos bem próprios da idade e seus arroubos impensados.

O artigo de Lindzen é de 1995, mas o que me chamou a atenção sobre o KONSENSO em ciência foi isso: “normal behavior to be expected from the interaction of science, advocacy groups, and politics”.

E ainda dizem que a ciência é objetiva, neutra, não se envolve em política, não tem panelinhas y otras cositas mas. Nada mais falso. A ciência é um construto humano e sujeita às nossas mais degradantes paixões: humana, demasiadamente humana!

+++++

Ciência e Política: Aquecimento global e Eugenia

Richard S. Lindzen

Professor de Meteorologia

M.I.T.

31 de Agosto, 1995

A questão do aquecimento global tem sido uma das mais confusas e enganadoras apresentadas ao público. Apesar da ausência de uma base científica significativa para a maioria das previsões, o público tem sido levado a acreditar que existe um esmagador consenso científico de que é uma questão de urgência imediata e que requer controle do uso de energia. A primeira parte deste artigo irá descrever brevemente esta situação. O pensamento de que os cientistas permitiriam tal abuso da ciência é difícil para a maioria dos leigos acreditar. No entanto, sugiro que o que está acontecendo pode, de fato, ser o comportamento normal de se esperar a partir da interação da ciência, grupos de defesa e política.

Um estudo de um exemplo anterior de tal interação, a interação da genética, da eugenia e lei de imigração durante a primeira parte deste século, revela o comportamento quase análogo.

+++++

PDF gratuito do artigo aqui.

Fonte - Desafiando a Nomenklatura Científica


Related Posts with Thumbnails