terça-feira, 22 de setembro de 2009

Gripe matará milhões se não houver investimento

A pandemia de gripe A poderá matar milhões de pessoas pelo mundo e seus efeitos podem ser mais alarmantes nos países pobres, a não ser que os mais ricos se mobilizem e consigam juntar um total de aproximadamente US$ 1,45 bilhões, para ser investido em vacinas e medicamentos antivirais, segundo um relatório das Nações Unidas.

Ministros da Saúde de todo o mundo receberam a advertência na quinta-feira, 17. O documento, de 47 páginas e elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apresenta as estimativas sobre o valor necessário para se evitar um desastre humanitário nos próximos meses em decorrência da doença.

No entanto, as perspectivas de se alcançar esta meta não são otimistas, já que a expectativa é de que as economias ricas consigam juntar somente metade do valor, devido à crise financeira global.

O porta-voz da OMS Gregory Hartl afirma que o relatório foi divulgado com o objetivo de obter uma resposta urgente das nações mais ricas do globo. “É preciso reconhecer que todo o mundo é afetado por esta pandemia. Já vimos como o vírus A(H1N1) atingiu os países ricos e o hemisfério sul. Já recebemos os avisos e agora devemos agir”, afirmou.

“Países nos quais os serviços de saúde são sobrecarregados por doenças como a aids, a tuberculose e a malária terão grande dificuldade para administrar o surgimento de casos (de gripe A)”, aponta o relatório da OMS.

O documento analisou a situação em 75 países considerados vulneráveis: seis na América Latina; 21 na Ásia e na região do Pacífico; e 40 na África.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: A vacinação na China já começou.


Related Posts with Thumbnails