quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Calota polar da Groenlândia pode derreter mais rápido que o previsto

A calota polar da Groenlândia reagiu mais rapidamente ao aquecimento global nos últimos 10.000 anos [sic] do que se estimava até agora, indica um estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica Nature.

Os resultados do estudo sugerem que o aumento de temperatura correspondente a um cenário médio de aquecimento para este século pode gerar um derretimento do gelo da Groenlândia em ritmo alarmante.

"É muito possível que um futuro aumento da temperatura de alguns poucos graus Celsius na Groenlândia implique em uma perda da calota polar e em uma contribuição mais significativa que o previsto para o aumento do nível do mar", alerta o texto.
...
É importante se preocupar com o destino dos blocos de gelo da Groenlândia, advertem os cientistas, porque eles contêm água suficiente para fazer o nível do mar subir em até sete metros.

Mesmo um aumento um pouco mais modesto faria com que várias cidades costeiras ficassem debaixo d'água, obrigando centenas de milhões de pessoas a migrarem para regiões mais altas.

Fonte - Último Segundo


Related Posts with Thumbnails