terça-feira, 22 de setembro de 2009

“Convergência” entre Santa Sé e delegação de deputados franceses

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 21 de setembro de 2009 (ZENIT.org).- Entre a Santa Sé e a delegação do grupo France-Sainte-Siège, da Assembleia Nacional Francesa, há “uma profunda convergência de pontos de vista, tanto no âmbito internacional quanto no referente aos grandes desafios que a sociedade atual enfrenta”.

Assim afirmou o presidente do grupo, deputado Jacques Remiller, ao descrever a visita que os representantes franceses realizaram ao Vaticano entre 14 e 17 de setembro, como informa L’Osservatore Romano em sua edição da última sexta-feira.

O programa da visita, que se inscreve dentro do processo de diálogo querido pela Câmara dos Deputados e que foi organizado junto com a Embaixada da França na Santa Sé e seu embaixador, Stanislas de Laboulaye, incluiu numerosos encontros com personalidades da Santa Sé e a visita ao Seminário francês, que para Remiller reflete a vivacidade da Igreja na França e de sua juventude em estado de missão.

A delegação foi recebida pelo arcebispo Dominique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados, tratando de temas de interesse comum, como a situação da África, as relações com o Islã e a situação do Oriente Médio e da Terra Santa. Da mesma forma, falaram também sobre questões sociais, como a lei sobre a bioética e a vida em sua fase terminal.

Além disso, os parlamentares tiveram um encontro com Dom Jean-Marie Speich, chefe da seção francófona da Secretaria de Estado, reafirmando o apego da França aos valores cristãos e a importância do diálogo entre a Igreja e o Estado com suas instituições, e com o secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Jean-Louis Bruguès, sublinhando a urgência de educar as novas gerações.

Dada a importância da comunicação para um deputado, os delegados se reuniram com o secretário do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Dom Paul Tighe, com o diretor da Rádio Vaticano, da Sala de Imprensa da Santa Sé e do Centro Televisivo Vaticano, Pe. Federico Lombardi, SJ, e com o diretor do L’Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian.

“No informe que entregaremos a Bernard Accoyer, presidente da Assembleia Nacional, os deputados franceses não deixarão de referir-se à atmosfera de esperança e de otimismo para o futuro que respiraram durante sua visita, em particular com o cardeal Roger Etchegaray, mas também e sobretudo durante a audiência geral com o Papa, ponto culminante de sua visita”, conclui o jornal vaticano.

Fonte - Zenit


Related Posts with Thumbnails