terça-feira, 22 de setembro de 2009

ONU pede maior pressão sobre líderes contra aquecimento

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira, 21, à sociedade civil internacional que aumente a pressão sobre os líderes políticos que se reunirão na terça-feira, 22, em Nova York para tentar dar um novo impulso à luta contra a mudança climática.

Ban fez essa convocação acompanhado pelo ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair e o ator australiano Hugh Jackman, na cerimônia de abertura da chamada Semana da Mudança Climática em Nova York.

"Quero que a pressão sentida nesta sala seja transferida aos líderes que se reunirão aqui amanhã", disse o secretário-geral das Nações Unidas aos executivos de empresas e ativistas de ONGs presentes no ato, realizado na Biblioteca Pública de Nova York.

O evento serviu como prévia da cúpula que a partir de terça-feira reunirá na sede da ONU mais de 100 chefes de Estado e de Governo, convocados pelo secretário-geral para impulsionar as negociações de um novo acordo mundial para combater o aquecimento global.

Ban solicitou aos presentes que transmitam a seus Governos a necessidade de alcançar um acordo para reduzir as emissões de gases poluentes na conferência sobre mudança climática de dezembro próximo em Copenhague.

"É um imperativo moral e político que selemos um acordo em Copenhague", insistiu Ban, que assinalou que o objetivo da cúpula é "acelerar a passagem das negociações".
...
Fonte - Estado


Related Posts with Thumbnails