terça-feira, 22 de setembro de 2009

Organizações católicas pressionam obtenção de acordo sobre alterações climáticas

A CIDSE, união internacional de agências de desenvolvimento católicas, e a Caritas Internacional anunciaram o envio de uma delegação ao encontro das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, que se realiza hoje, 22 de Setembro, em Nova Iorque.

Os dois organismos juntar-se-ão aos responsáveis eclesiais e especialistas dos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, para pedir aos líderes mundiais que dêem a máxima prioridade a um novo acordo sobre o clima.

“Exortamo-vos a pensar nas populações mais pobres do mundo, porque é necessária uma acção enérgica que as defenda dos impactos devastadores da mudança climática”, refere o site da CIDSE.

O cardeal britânico Keith O’Brien, chefe da delegação, afirmou que “os países ricos têm um dever moral inequívoco de reduzir as suas emissões e de ajudar os países em vias de desenvolvimento, que já sofreram as consequências do nosso uso excessivo de combustíveis fósseis com o intuito dos lucros”.

Os líderes mundiais encontrar-se-ão em Nova Iorque para obter a vontade política necessária a um acordo na conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, que se realizará em Copenhaga, de 7 a 18 de Dezembro.

A CIDSE e a Caritas Internacional constituem a maior aliança humanitária e de desenvolvimento do mundo, actuando contra a pobreza em mais de 200 países.

Fonte - Ecclesia


Related Posts with Thumbnails