Enquanto os chefes de Estado e de Governo do planeta se reunem em Nova York para uma cúpula extraordinária sobre o clima, o cientista britânico James Lovelock continua, aos 91 anos, provocando polêmica com sua visão apocalíptica das consequências do aquecimento climático.
A menos de tres meses da conferência decisiva de Copenhague, Lovelock que provoca admiração e incômodo entre seus colegas, continua a alertar que "é tarde demais para salvar o planeta tal como o conhecemos", em entrevista concedida à AFP.
"Estejam preparados para as mudanças, adaptem-se às mudanças que virão. E preparem-se para enormes perdas humanas", acrescenta o autor dos livros "Gaia, cura para um planeta doente" e "A vingança de Gaia".
Pois, para ele, inclusive se pararmos taxativatemente nossas emissões de gases do efeito estufa, seu nível de concentração na atmosfera é tal que muitos fenômenos naturais contribuirão para aumentar o aquecimento em curso.
"Considera que a tendência atual, que consiste em interpretar as mudanças climáticas como um processo regular, relativamente controlável, pode levar ao engano, pois é muito provável que ocorra um ajuste abrupto e um processo incontrolável", explicou Andrew Watson, climatologista da Universidade East Anglia, no leste da Inglaterra.
Por enquanto, a posição de Lovelock é minoritária no mundo científico.
...
Fonte - Último Segundo
Nota DDP: Mais sobre Lovelock em "ECOmenismo: Uma verdade inconveniente".