segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ONU busca impulso político para enfrentar mudança climática

Nações Unidas, 17/09/2009 – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, acredita que os líderes mundiais irão conferir um alto perfil político à crise ambiental que ameaça causar uma devastação global nas próximas décadas. “A mudança climática é o maior desafio desta e das futuras gerações”, alertou Ban, um dos principais promotores da cúpula sobre este fenômeno que acontecerá no próximo dia 22 nas Nações Unidas. “Se queremos evitar as consequênciascatastróficas para a população e o planeta, temos menos de 10 anos para frear o aumento das emissões de gases causadores do efeito estufa”, acrescentou.
...
O encontro é uma oportunidade única para que os governos mostrem que estão comprometidos em alcançar um acordo na 15ª Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, que acontecerá em dezembro na cidade de Copenhague. Foi o que disse Kim Carstensen, líder da Iniciativa Climática Mundial no Fórum Mundial para a Natureza (WWF) ,ao ser consultada se a cúpula será um exercício político inútil.

Espera-se que a reunião da capital dinamarquesa sirva para negociar um novo regime climático vinculante para reduzir as emissões humanas de carbono, o principal gás estufa. “Se os lideres fizerem declarações fortes e claras que sejam refletidas em um resumo elaborado por Ban Ki-moon, isso poderá ajudar a gerar o impulso político que precisamos tão desesperadamente nas atuais negociações da Convenção Marco”, disse Carstensen à IPS. “Esperamos palavras firmes das autoridades, que mostrem claramente a perseverança de seus representantes nas negociações climáticas da Convenção Marco”, acrescentou.
...
Fonte - Envolverde

Nota DDP: Veja também "Segunda tem mobilização global pelo ambiente".


Related Posts with Thumbnails