quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Desempenho de Obama levanta dúvidas sobre sua capacidade

Apesar de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter sido eleito sob o lema da mudança e da retomada do prestígio de seu país pelo mundo, seriamente prejudicado pelo governo de seu antecessor George W. Bush (R), o líder parece estar perdendo seu brilho, por não estar tomando medidas renovadoras, segundo alguns críticos.

Segundo um artigo de Edward Lucas, publicado no jornal britânico Telegraph, os atuais regimes russo, norte-coreano e iraniano simplesmente embolsaram suas concessões e continuaram como antes. A imagem transmitida pela Casa Branca é preocupante, e mostra um planejamento tímido, bagunçado e apenas para um prazo curto. Alguns analistas dizem que Obama é o presidente mais fraco desde Jimmy Carter.

Mesmo quando Obama fez algo correto, segundo Lucas, como a suspensão da construção de um escudo antimísseis no leste da Europa, proposto por Bush, seu anúncio foi feito de maneira ofensiva à Polônia e às República Tcheca, já que o presidente parecia tentar agradar Moscou.

O homem formado simplesmente pela faculdade de Direito da Universidade de Harvard está começando a perder credibilidade, e ele precisará mostrar ações concretas, ao invés de utilizar apenas de sua eficiente oratória para tentar recuperá-la.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: A "Guerra contra o clima" pode ser um bom tema para retomada de popularidade do líder americano. Há de ser considerada ainda a questão de governabilidade: como já destacado neste espaço, em um período muito curto de mandato, se consumaram algumas manifestações importantes naquele país. O tempo apontará as ações do povo americano, bem como de seu líder.


Related Posts with Thumbnails