terça-feira, 29 de setembro de 2009

Religiosos exaltam visita de BXVI à República Tcheca

PRAGA, 28 SET (ANSA) - A visita de Bento XVI à República Tcheca, que será encerrada esta tarde, 20 anos após a queda do comunismo nesse país, é vista como "a busca pela construção da Europa", que enfrenta hoje um "momento mais difícil", segundo opinam religiosos.

Para o cardeal da Cracóvia e ex-secretário de João Paulo II, Stanislao Dziwisz, este momento "é mais difícil" e a Europa enfrenta "um inimigo mais perigoso" do que aquele do comunismo.

Dziwisz, que participou da missa celebrada por Bento XVI esta manhã em Stará Bolesvav, classificou o Pontífice de "profeta" e afirmou que este "é um momento crucial" para o futuro da Europa, alertando o continente a não abandonar suas raízes, "porque uma árvore sem raízes morre. Se a Europa abandona isto, o futuro é incerto".

Para o Serviço de Informação Religiosa (SIR, que reúne jornais diocesanos italianos), a "breve, mas intensa" viagem do Papa é considerada "a busca pela construção" do continente, que se revela ainda como "um tema chave do Pontificado: ampliar os horizontes por um autêntico desenvolvimento da civilização".

De acordo com a publicação, a Europa não é uma expressão geográfica ou política, mas, como evidenciou Bento XVI, "uma casa", uma "pátria espiritual", em que o cristianismo desempenhou e continua a desempenhar um papel fundamental "para a formação da consciência de cada geração e pela promoção de um consenso ético".

"Depois do totalitarismo comunista", que deixou "cicatrizes", ainda de acordo com o SIR, "não faltam questões sobre o futuro", e nas arenas política, social e cultural "se abre um espaço de confronto, de competição, no qual a Igreja Católica deve compreender-se como minoria criativa, que tem uma hereditariedade de valores que não são do passado, mas sim uma realidade muito viva e atual".

Bento XVI encerrará na tarde de hoje sua 13ª viagem internacional, iniciada no último sábado. Nos três dias de viagem à República Tcheca, ele visitou as localidades de Praga, Brno e Stará Bolesvav. Além de se reunir com autoridades políticas e religiosas, o Papa celebrou duas missas no país.

Fonte - ANSA

Nota DDP: Veja também "Presidente tcheco diz que visita do papa foi um sucesso".

"A visita do Papa reforçou nosso relacionamento com o Vaticano, que é bom, e espero que o seja também no futuro", afirmou Klaus. "A mensagem era clara, convincente e entendemos tudo. Estamos convencidos que seu eco se repercutirá".


Related Posts with Thumbnails