terça-feira, 29 de setembro de 2009

Terremoto no sul do Pacífico gera tsunami

SYDNEY - O forte terremoto de 8 graus na escala Richter que atingiu a Samoa Americana, no Oceano Pacífico, provocou um tsunami com ondas de até 3 metros, informaram agências do governo norte-americano nesta terça-feira. Ainda não há informações sobre feridos ou danos materiais.

As leituras do nível do mar indicaram que um tsunami foi gerado no Pacífico, afirmou o Centro de Alerta para Tsunamis no Pacífico, membro da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA.

O forte terremoto de 8 graus na escala Richter atingiu a região das Ilhas Samoa, no sul do Pacífico, na tarde desta terça-feira.

O epicentro foi localizado 190 km a sudoeste da remota ilha do Pacífico, a 33 km de profundidade. Cerca de trinta minutos após o primeiro terremoto, um segundo tremor de 5,6 graus na escala Richter foi registrado.

Alertas de tsunami foram emitidos para Nova Zelândia, Samoa Americana, Havaí, Papua Nova Guiné e outras pequenas ilhas do Pacífico, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, uma filial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.
...
Fonte - Último Segundo


Related Posts with Thumbnails