quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Obama pede nova era de cooperação em discurso na ONU

Em seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que é tempo de o mundo se mover em direção a uma nova era de respeito mútuo e interesses comuns e que seu país está pronto para iniciar um novo capítulo em termos de cooperação internacional.

Segundo Obama, o sentimento antiamericano foi usado muitas vezes no passado por outros países como desculpa para não agirem. O presidente disse que aqueles que criticaram os Estados Unidos por agir sozinhos no passado não podem agora ficar parados e esperar que o país resolva os problemas do mundo sozinho.

"Nada é mais fácil do que culpar os outros pelos nossos problemas e nos absolver de nossas responsabilidades", afirmou.

O presidente disse que os argumentos do século 20 devem ser deixados no passado e que as nações devem buscar construir novas coalizões e trabalhar em conjunto.

"Nenhuma ordem mundial que eleva uma nação acima das outras pode ser bem-sucedida", disse Obama, que falou na ONU logo após o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Devemos construir novas coalizões que superem antigas divisões. Todas as nações têm direitos e responsabilidades."

Obama listou o que considera os quatro pilares que englobam os principais desafios enfrentados pelo mundo hoje: o fim da proliferação de armas nucleares; paz e segurança; preservação do planeta e combate às mudanças climáticas; e uma economia global em que haja oportunidades para todos.

O presidente americano disse ainda que esses quatro temas estão interligados.
...
Fonte - BBC

Nota DDP: Trago os comentários do blog "Questão de Confiança", que em realidade se relacionam com o pronunciamento do Presidente brasileiro, mas que se aplicam "ipsis literis" aos termos da notícia supra transcrita. Primeiro a manifestação presidencial, depois o comentário:

"Os temas que estão no centro das nossas preocupações, a crise financeira, a nova governança mundial, e a mudança de clima têm um forte denominador comum. Ele aponta para a necessidade de construir uma nova ordem internacional sustentável, multilateral, menos assimétrica, livre de hegemonismos e dotada de instituições democráticas. Esse mundo novo é o imperativo político e moral.” (G1)

Essa combinação entre "nova ordem internacional" (ainda vista como "multilateral"), "crise financeira" e "mudança de clima" apontam para o cumprimento das profecias apocalípticas. (Pr. Douglas Reis)

Não é de surpreender a identidade de mensagem. Finalizo ainda com um ponto sustentado pelo presidente americano:

O líder dos Estados Unidos disse que não haverá paz no século 21 a não ser que todos assumam suas responsabilidade pela preservação do planeta. (BBC)

A pedra de toque dos últimos eventos será o Sábado do Senhor, mas as acusações estarão lastreadas em outros argumentos, dentre eles, o fundamentalismo daqueles que serão perseguidos como "inimigos da paz".


Related Posts with Thumbnails