O balanço da tempestade tropical que arrasou Manila com as priores inundações dos últimos 40 anos subiu para 240 mortos, anunciou o governo nesta terça-feira (28), pedindo ajuda à comunidade internacional.
Admitindo que os serviços de emergência "não estão dando conta", o governo filipino lançou um apelo à "ajuda humanitária internacional para lidar com as consequências da tempestade tropical Ketsana", acrescentou o ministro, em mensagem transmitida pela TV.
"A tempstade Ketsana levou nossos serviços de emergência aos seus limites, mas não vamos desistir", declarou a presidente filipina, Gloria Arroyo.
"Neste momento, estamos nos concentrando na ajuda. Começamos a reconstruir as infra-estruturas e ajudamos as pessoas a reconstruirem suas casas", acrescentou.
Manila, uma cidade de 12 milhões de habitantes onde foi decretado o estado de catástrofe natural, foi inundada sábado pelas chuvas torrenciais que acompanharam a tempestade Ketsana.
...
Fonte - G1
Nota DDP: Veja também "Países têm apenas 70 dias até cúpula da ONU sobre Mudança Climática".
“O tempo não está somente passando. Está quase acabando”, disse o chefe do Secretariado de Mudança Climática da ONU, Yvo de Boer, em reunião em Bangcoc com delegações de 180 países, a penúltima preparatória para o encontro onde o documento final de 30 páginas será apresentado com os compromissos dos países sobre o assunto.