quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Domingo da comunhão mundial

Celebrado no primeiro domingo de outubro, é um dos mais veneráveis dos "domingos especiais". Este dia adquiriu nova relevância e profundo significado em um mundo onde a globalização tem prejudicado muitas vezes a paz e a justiça - e em um tempo quando o medo divide os povos da terra de Deus. Neste dia, celebramos a nossa unidade em Cristo, o Príncipe da Paz, no meio do mundo onde somos chamados a servir - um mundo cada vez mais necessitado do restabelecimento da paz.

A Observância Ecumênica começou en 1936

O domingo da comunhão mundial teve origem na Igreja Presbiteriana (E.U.A.). Em 1936, pela primeira vez, no primeiro domingo de outubro foi comemorado em igrejas presbiterianas nos Estados Unidos e no exterior. Desde o início, foi planejado para que outras denominações pudessem fazer uso dele e, depois de alguns anos, a idéia se espalhou para além da Igreja Presbiteriana.

O Departamento de Evangelismo do Conselho Federal de Igrejas (um organismo antecessor do Conselho Nacional de Igrejas) foi o primeiro associado com a World Wide Communion Sunday em 1940, quando o secretário-executivo do departamento, Jesse Bader, o expandiu para um número de igrejas por todo o mundo.

Hoje em dia se realizam esforços para promover o Domingo da Comunhão Mundial pelas denominações participantes, onde são produzidos vários materiais voltados para incentivar esta observância. [Tradução livre]
...
Fonte - World Communion Sunday

Nota DDP: O mesmo sítio sinaliza que tal iniciativa reúne mais de 100.000 congregações locais e 45 milhões de pessoas por todos os EUA. Ecumenismo e observância dominical de grande vulto dentro dos EUA, coincidentemente os temas chaves do pontificado de BXVI.

[Colaboração - Hiscael Moreno]


Related Posts with Thumbnails