terça-feira, 26 de agosto de 2008

Ainda sobre os caixões...

Confesso que fiquei surpreso com o rumo dos debates entre os adventistas neste particular. Não com o tema em si, mas como algumas pessoas conduzem sua linha de argumentação. É interessante, porque os termos e procedimentos que estão sendo dispensados a irmãos da mesma fé, apenas pela divergência de opinião (ainda que completamente absurdo se considerasse o mérito), são os mesmos que nos atingem como segmento religioso pelos que nos consideram um seita.

Admira-me a virulência com que se estão tratando aqueles que divergem do senso geral (?), mais ainda a forma pouco piedosa, para falar o mínimo, com que o irmão Amilton Menezes foi considerado. Por essas e outras é que não tenho dificuldade nenhuma em vislumbrar os guardadores de sábado sendo perseguidos no futuro pós decreto-dominical, inclusive por ex-adventistas. O linchamento moral e o escárnio coletivo é um sinal claro do tempo em que vivemos, especialmente potencializados pela facilidade no acesso à informação e às tribunas.

Eu também senti-me pouco à vontade com a 'justificativa' do Amilton para o procedimento que encampou. Também ficou-me a impressão de que a tal 'pesquisa' não era sua intenção inicial. Mas e daí? Só a crise financeira americana, aliada aos inúmeros outros sinais que vislumbramos em nosso tempo já deveriam ser motivo suficiente para permanecermos alertas aos fatos que nos rodeiam. Eu disse alertas, não alarmados. Somado a isso temos o testemunho de um irmão que confidenciou suas impressões particularmente por email e está sendo tachado de mentiroso sem nenhuma razão aparente. Ele mesmo não fez nenhuma aplicação inequívoca sobre a questão dos 'caixões' apenas elencou-a no rol de outras condições que considerou, especialmente a crise econômica.

Interessante como também ninguém comentou a questão do vídeo em que George Bush é absolutamente inequívoco em dizer, sem sequer pestanejar, que vê Deus quando fita os olhos do Papa Bento XVI.

Em nenhum momento o irmão Pablo colocou como fundamento de sua missiva a questão dos caixões, foi o título dado pelo Amilton que chamou a atenção para esse ponto. Em momento algum o Pablo falou sobre decreto dominical, muito pelo contrário, disse apenas que há um senso comum de que algo de ruim poderia estar para acontecer.

Mas a discussão centrou-se toda nos 'plastic coffins', no êxodo de um grupo de brasileiros dos EUA e especialmente no caráter dos irmãos que pouco conhecemos, esquecendo-se totalmente das demais nuances. Nenhuma profecia se cumpre de forma isolada, muito menos com base em assuntos como o que aqui se discute.

O que se deve analisar são as possibilidades. Ninguém espere ver na mídia tradicional, como alguns pregam, sejam veiculadas notícias de interesse dos adventistas. Neste ponto cito o próprio Pablo: Leia-se Ellen G. White! É ela quem diz que as resoluções que nos atingem ocorrem a portas fechadas por meio de organizações secretas!

Cristo pode voltar em 100 anos ou mais, como eu já disse, no entanto, o que nos cabe, como Adventistas do Sétimo Dia é fazer a leitura dos acontecimentos que nos rodeiam. Pregar as boas novas do Evangelho não exclui e, nunca excluiu, anunciarmos aquilo em que acreditamos. Não há nada mais conspiratório que uma perseguição contra guardadores de sábado! Alguém já pensou nisso?!?! POIS É NO QUE VOCÊS ACREDITAM!!! Ou não mais?
Related Posts with Thumbnails