sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A questão da Geórgia

Apelo ecumênico à paz no conflito do Cáucaso

GENEBRA, segunda-feira, 18 de agosto de 2008 (ZENIT.org).- O Conselho Mundial das Igrejas (WCC) e a Conferência das Igrejas européias (KEK) emitiram um comunicado conjunto sobre a situação do Cáucaso, no qual fazem um apelo à paz e pedem à comunidade internacional que se empenhe em consegui-la.
...
o comunicado reconhece a importância das intervenções dos líderes da Igreja Ortodoxa Russa e da Igreja Ortodoxa Georgiana em favor de um cessar-fogo, da negociação entre as partes e do respeito das populações afetadas, assim como da Igreja Evangélica Batista da Geórgia, que faz parte da Conferência das Igrejas Européias (KEK).

O patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Aléxis II, segundo um comunicado da agência Eni recolhido por L’Osservatore Romano, pediu que as negociações «respeitem as tradições, pontos de vista e esperanças dos povos da Geórgia e da Ossétia», e ofereceu «a disponibilidade de sua comunidade eclesial para colaborar com a Igreja Ortodoxa Georgiana para favorecer a paz».

Também o patriarca da Igreja Ortodoxa da Geórgia, Elias II, exortou seu povo à reconciliação e a acabar com o conflito.

Finalmente, o comunicado afirma que as «boas relações entre povos vizinhos são um dom de Deus e uma obrigação de todos», e pede a todas as Igrejas que rezem «pelas pessoas da Geórgia e por seus vizinhos, e por todos os que nestes dias trabalham pela paz e reconciliação».

Fonte - Zenit

Igreja Católica disponível para mediar conflito

O representante diplomático do Vaticano na Geórgia afirmou que a Igreja Católica está disponivel para ajudar a mediar as negociações de paz entre a Geórgia e a Rússia.

“Estamos sempre disponíveis para mediar e para oferecer os nossos serviços”, assumiu o Arcebispo Claudio Gugerotti, Núncio apostólico.

No entanto “as partes têm de o querer, e até agora, nenhuma das partes solicitou a nossa ajuda”.
...
Fonte - Ansa

Nota DDP:
A primeira questão a ser considerada é que o CMI é incentivado pela ICAR, que dele oficial e estranhamente não participa. A segundo é que o "líder" para questões mundais, outro dia vista em "Especialistas defendem a falta de um "líder" para enfrentamento das crises globais" está "naturalmente" surgindo...
Related Posts with Thumbnails