terça-feira, 12 de agosto de 2008

O Tempo de Deus III

O TEMPO LIMITE CONCEDIDO AO POVO DE ISRAEL

Deus não usa dois pesos e duas medidas, um para medir as nações pagãs e outro para medir o Seu povo. E para Deus demonstrar essa mesma medida de justiça, ao profeta Ezequiel foi revelado a profecia dos 430 anos.

A PROFECIA DOS 430 ANOS

No Novo Testamento, Jesus havia avisado aos discípulos que o cerco de Jerusalém era o sinal de iminente destruição da cidade de Jerusalém como sendo “dias de vingança” (Lucas 21:22) pela rejeição do Salvador e a conseqüente perseguição aos cristãos.

Mas no Antigo Testamento o cerco de Jerusalém por parte de Babilônia também foi sinal de destruição como repreensão de Deus a um povo rebelde. E na mensagem revelada ao profeta Ezequiel sobre esse cerco, contém o mesmo princípio de tempo que Deus havia concedido aos povos que habitavam em Canaã quando foram expulsos, ou seja, os 430 anos.

Mas como o profeta Ezequiel estava mudo, Deus lhe ordenou que a mensagem de destruição fosse apresentada ao povo em forma de uma representação do cerco que Jerusalém iria sofrer. Em Ezequiel 4:1-3, 7 (BLH) está escrito:

“Homem mortal, pegue um tijolo, ponha na sua frente e faça nele um desenho da cidade de Jerusalém. Nesse desenho, a cidade deverá estar cercada pelos inimigos, com rampas e torres de ataque, com um acampamento e com máquinas de derrubar muralhas.”
“... Vire o rosto na direção da cidade. Ela está cercada, e é você quem a está cercando. Isso será sinal para o povo de Israel.”


E a mensagem era clara:

O que o Senhor diz é isto: - Cairão sobre vocês desastres, um em cima do outro. Tudo está terminado. É o fim. Vocês estão acabados. O fim está chegando para vocês que moram nesta terra.” (Ezequiel 7:5-7 - BLH)

Mas a mensagem transmitida a Ezequiel também envolvia um fator tempo. E esse tempo fixado por Deus foi de 430 anos. Em Ezequiel 4:4-6 (Versão Trinitariana) está escrito:

“Tu também deita-te sobre o teu lado esquerdo, e põe sobre ele a iniqüidade da casa de Israel; conforme o número dos dias em que te deitares sobre ele, levarás a sua iniqüidade.”
Pois Eu fixei os anos da sua iniqüidade, para que eles te sejam contados em dias, trezentos e noventa dias; assim levarás a iniqüidade da casa de Israel.”
“E quando tiveres cumprido estes dias, deitar-te-ás sobre o teu lado direito, e levarás a iniqüidade da casa de Judá; quarenta dias te dei, CADA DIA POR UM ANO.”

Deus havia fixado os anos da iniqüidade do povo de Israel em 430 anos, sendo 390 anos pela “casa de Israel” (o reino do norte) e 40 anos pela “casa de Judá” (o reino de Judá). E o número de dias em que o profeta deveria ficar deitado correspondia a um dia por cada ano de pecado. A mensagem foi transmitida em dias, mas correspondia a anos.

Então aqui nós temos um princípio muito importante: Em relação aos tempos proféticos, os anos são contados em dias; ou seja, um dia, em profecia, corresponde a um ano!

Jesus mesmo utilizou esse tipo de contagem de tempo profético. Após seis meses de ministério, dos Seus três anos e meio, Ele mandou dizer ao rei Herodes:

“E lhes respondeu: Ide e dizei àquela raposa: eis que Eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e, no terceiro dia, Sou consumado.”
“Importa, porém, caminhar hoje, amanhã e no dia seguinte, para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém.”
(Lucas 13:31-33)

Bem, você poderia se perguntar: De que forma essa profecia, transmitida ao profeta Ezequiel, se cumpriu? É o que veremos agora:

Mas antes é importante observarmos um ponto muito importante. Israel saiu do Egito rumo a Canaã, mas devido à incredulidade da maior parte deste, Deus decidiu que aquela geração iria morrer no deserto por 40 anos. Em Números 14:32-34 está escrito:

“Porém, quanto a vós, o vosso cadáver cairá neste deserto. E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que o vosso cadáver se consuma neste deserto.”
“Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos e conhecereis o meu afastamento.”

Observe que O POVO DEVERIA LEVAR SOBRE SI AS INIQÜIDADES durante 40 anos, ou seja, receberia a devida punição durante esse tempo. Mas em relação à profecia de Ezequiel, diz que O PROFETA DEVERIA LEVAR A INIQÜIDADE por Israel e por Judá, e isso significa que o povo ainda não havia recebido o devido castigo; na verdade, por 430 anos Deus havia adiado o Seu juízo, portanto, em relação a Ezequiel é um tempo que está no passado e não no futuro. Mas no devido tempo Deus iria pedir contas!

Continua . . .
Related Posts with Thumbnails