terça-feira, 12 de agosto de 2008

O Tempo de Deus - Final

ATÉ SETENTA VEZES SETE
(Escrito por Carlos Santana)


Após Jesus falar aos discípulos que “o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido”, a "ovelha desgarrada” (Mateus 18:11), Ele disse:

“Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão.” (Mateus 18:15 - NTLH)

Mas Pedro perguntou a Jesus:

“Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18:21,22)

Mas Jesus alguma vez aplicou esse princípio de “até setenta vezes sete” em relação aos pecados de Seu povo? Houve alguma vez em que Deus disse algo como “NÃO PERDOAREI MAIS OS PECADOS DE ISRAEL”? A resposta é sim!

Em Jeremias 5:7-9 está escrito:

“Como, vendo isto, te perdoaria? Teus filhos me deixam a mim e juram pelos que não são deuses; depois de Eu os ter fartado, adulteraram e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos; como garanhões bem fartos, correm de um lado para outro, cada um rinchando à mulher do seu companheiro.”
“Deixaria eu de castigar estas coisas, diz o Senhor, ou não me vingaria de nação como esta?”


Em Jeremias 7:13,16 está escrito:

“Agora, pois, visto que fazeis todas estas obras, diz o Senhor, e eu vos falei, começando de madrugada, e não me ouvistes, chamei-vos, e não me respondestes...”
“Tu, pois, não intercedas por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque Eu não te ouvirei.”

Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) o verso 16 diz assim:

“Jeremias, não ore por este povo. Não peça, nem implore em favor deles; não insista comigo, porque Eu não atenderei.”

Em Lamentações de Jeremias 3:42,44 (NTLH) está escrito:

“Ó Deus, nós pecamos, nos revoltamos, e não nos perdoaste.”
“Tu te cercaste de nuvens para que as nossas orações não chegassem a Ti.”


Em Neemias 9:26,29,30 (NTLH) está escrito:

“Mas o teu povo se revoltou e te desobedeceu; eles viraram as costas para a tua Lei. Mataram os teus profetas, que os avisaram e lhes disseram que voltassem para ti. O teu povo te insultou muitas vezes.”
“Tu os avisaste que deviam obedecer aos teus ensinos; mas no seu orgulho eles rejeitaram os teus mandamentos, pecaram contra a tua lei, embora cumprir a tua lei seja o caminho para a vida. Rebeldes e teimosos, eles se recusaram a obedecer.”
“Ano após ano tu os avisaste, com paciência. Pelo teu Espírito, por meio dos profetas, falaste contra eles, mas o teu povo ficou surdo. Por isso, deixaste que fossem dominados por outras nações.”


Em II Crônicas 36:15,16 (NTLH) está escrito:

“O Senhor, o Deus dos seus antepassados, continuou a avisá-los por meio dos seus profetas porque tinha pena do seu povo e do Templo, a sua casa.”
“Mas eles riram desses mensageiros de Deus, rejeitaram as suas mensagens e zombaram deles. Finalmente, Deus ficou tão irado com o Seu povo, que não houve mais remédio.”


MAS PODERIA DEUS TER APLICADO O CRITÉRIO DE SETENTA VEZES SETE?

É o que veremos a seguir! Como resultado do pecado, o reino de Judá finalmente foi atacado por Nabucodonosor, rei de Babilônia. Milhares de Judeus foram levados como prisioneiros à Babilônia, entre eles: Daniel e seus três companheiros. Em Jeremias 25:11,12 está escrito:

“E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto, e estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos.
Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei da Babilônia, e esta nação, diz o Senhor, castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos caldeus; farei deles um deserto perpétuo.”


Nabucodonosor teve domínio da várias nações e não somente o reino de Judá. Mas o tempo de domínio de Babilônia se estenderia por setenta anos literais a partir do momento em que começou o cativeiro do reino de Judá. Quando o reino de Babilônia foi tomado pela Medo-Pérsia, durante o reino de Dario, Daniel escreveu:

"No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da nação dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus,no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos.” (Daniel 9:1,2)

Mas uma pergunta que se faz necessário fazer é: PORQUE SETENTA ANOS? E a resposta Daniel mesmo escreveu no livro de Crônicas. Em II Crônicas 36:20,21 está escrito:

“Os que escaparam da espada, a esses levou ele [Nabucodonosor] para a Babilônia, onde se tornaram seus servos e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia.”
“Para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.”


QUE SÁBADOS SÃO ESSES CITADOS POR DANIEL? Os anos sabáticos! Em Levítico 25:2-5 está escrito:

“Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na terra, que vos dou, então, a terra guardará um sábado ao Senhor.”
“Seis anos semearás o teu campo, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos.”
“Porém, no sétimo ano, haverá sábado de descanso solene para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo, nem podarás a tua vinha.”

“O que nascer de si mesmo na tua seara não segarás e as uvas da tua vinha não podada não colherás; ano de descanso solene será para a terra.”


Então cada ano dos setenta anos de cativeiro correspondia a um ano sabático (contado de sete em sete anos). Assim teríamos:

..................70 anos ...........x........... 7 anos.......... = 490 anos
(tempo total de cativeiro) (guardado no sétimo ano)


- UM ANO DE CATIVEIRO É IGUAL A SETE ANOS (correspondente a um ano sabático); Então O TEMPO TOTAL em que a nação organizada de Israel deixou de guardar os anos sabáticos é de:

Uma vez ao ano, no décimo dia do sétimo mês, o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo do santuário e realizava a purificação do santuário. Os israelitas compreendiam esse dia, o Dia da Expiação, como um dia de julgamento e perdão. Somente nesse dia os pecados eram perdoados em definitivo.

Então por 490 anos Deus perdoou o Seu povo por esse pecado, mas quando se completou esse tempo, o juízo de Deus foi executado sobre o reino de Judá. Assim, durante os 70 anos de cativeiro em Babilônia a terra descansou, e cada ano de cativeiro correspondente a um ano sabático não observado!

O tempo de início dos 490 anos começou mais ou menos ao tempo do profeta Samuel. Mas é interessante, porque os 70 anos de cativeiro formam um pano de fundo na profecia das 70 Semanas, revelada a Daniel (Daniel 9:24). A profecia das 70 Semanas começa a ser contada a partir do ano 457 a.C. logo depois que os judeus saíram de Babilônia.
Related Posts with Thumbnails