terça-feira, 12 de agosto de 2008

O tempo de Deus II

O TEMPO LIMITE CONCEDIDO ÀS NAÇÕES PAGÃS


Segundo a Bíblia, o tempo limite concedido às nações que habitavam em Canaã foi de 430 anos. Em um dado momento, quando já se havia passado 30 anos na contagem divina, Deus disse a Abraão que seus descendentes seriam escravizados e afligidos durante 400anos, mas depois eles retornariam para Canaã e ocupariam o lugar em que os amorreus habitavam. Em Gênesis 15:13,14, 16 está escrito:

“Então o Senhor lhe disse: Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos.”
“Mas Eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens.”
“Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa.


Quando Deus fez essa promessa a Abrão, os amorreus ainda não haviam atingido o limite do pecado. E a Bíblia informa que o tempo que Israel permaneceu na terra do Egito foi de 430 anos. Em Êxodo 12:40,41 (NVI) está escrito:

“Ora, o período que os israelitas viveram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. No dia em que se completaram os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos do Senhor saíram do Egito.”

O texto de Gálatas confirma isso ao dizer que desde a promessa feita a Abraão até a Lei, no Monte Sinai, passaram-se 430 anos.

“Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente...”
“Quero dizer isto: A Lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não anula a aliança previamente estabelecida por Deus...”
(Gálatas 3:16,17 - NVI)

DUAS NOTAS IMPORTANTES:

1º) Algumas versões, como é o caso da NVI, trazem uma nota de rodapé sobre os israelitas no Egito, dizendo que “o Pentateuco samaritano e a Septuaginta dizem no Egito e em Canaã”. Por que esse detalhe? É porque no tempo de Moisés, a Palestina era considerada uma parte do império egípcio. Ou seja, Canaã pertencia ao Egito ao tempo em que Israel saiu. O Egito, na época de José, quando houve os sete anos de fome, comprou as terras de Canaã (Gênesis 47:13-16,19-20);

2º) Em geral, os povos que habitavam em Canaã eram conhecidos como amorreus, além de ser o nome de uma nação específica. Na época de Abraão, os amorreus eram conhecidos por sua maldade, mas ainda não haviam atingido o limite permitido por Deus, isso porque ainda havia boas pessoas entre eles.

Então quando o texto bíblico diz que o povo de Israel permaneceu 430 anos no Egito, isso significa que é no Egito e em Canaã, e não no Egito somente. Em outras palavras, o TEMPO DE AFLIÇÃO do povo de Israel foi de 430 anos - desde o tempo de peregrinação de Abraão até a saída de Israel do Egito, em meio à escravidão.

Mas quando o povo de Israel saiu do Egito, ele foi direto para a terra de Canaã e expulsou as nações que habitavam nela? Não, claro que não! Pois bem, era plano de Deus que o povo de Israel saísse do Egito e fosse direto para tomar posse de Canaã, conforme a promessa feita a Abraão. Mas correspondeu Israel a esse anseio de Deus?

Não! Houve um TEMPO DE ESPERA para que a promessa fosse cumprida. Por causa da incredulidade do povo, aquela geração incrédula deveria morrer no deserto durante o tempo de 40 anos. E qual foi esse tempo de espera? Bem, você poderá dizer que foi de 40 anos, mas na verdade esse tempo foi abreviado.

Então, QUANTO TEMPO DEPOIS DOS 430 ANOS O POVO DE ISRAEL COMEÇOU A EXPULSAR OS AMORREUS E TEVE INÍCIO A POSSE DA TERRA DE CANAÃ? Resposta: 38 anos!

Moisés, pouco antes de morrer, fez um resumo da jornada do povo de Israel e nesse discurso ele informa esse tempo. Em Deuteronômio 2:14 o discurso de Moisés diz assim:

“E os dias que caminhamos, desde Cades-Barnéia até passarmos o ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, até que toda aquela geração dos homens de guerra se consumiu do meio do arraial, como o Senhor lhes jurara.”

E nos versos 24, 25 e 31 (NVI) Moisés dá a ordem transmitida por Deus:

Vão agora e atravessem o ribeiro do Arnom. Vejam que Eu entreguei em suas mãos o amorreu Seom, rei de Hesbom, e a terra dele. Comecem a ocupação...”
“Hoje mesmo começarei a infundir pavor e medo de vocês em todos os povos debaixo do céu. Quando ouvirem da fama de vocês, tremerão e ficarão angustiados.”
“... Estou entregando a você Seom e sua terra. Comece a ocupação, tome posse da terra dele!”


As nações pagãs deviam ser expulsas ou destruídas aos poucos. Assim, quando se completou os 40 anos, Israel já tinha tomado parte da terra de Canaã. Em Deuteronômio 1:3,4 (NVI) está escrito:

No quadragésimo ano, no primeiro dia do décimo primeiro mês, Moisés proclamou aos israelitas todas as ordens do Senhor acerca deles.”
Isso foi depois que ele derrotou Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom, e, em Edrei, derrotou Ogue, rei de Basã, que habitava em Asterote.”


Então da mesma forma que aos amorreus, depois dos 430 anos, foi dado mais 38 anos de espera antes de começarem a serem expulsos, devemos também considerar que Deus, para ser justo, deveria estender esse mesmo tempo em relação ao povo de Israel; quando este também tivesse atingido o limite do pecado; e também começasse a ser expulso de Canaã, pelos mesmos pecados que aqueles povos cometeram. Veja o quadro a seguir:

O TEMPO LIMITE CONCEDIDO AOS POVOS DE CANAÃ


Continua . . .
Related Posts with Thumbnails