quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Defesa do meio ambiente supõe uma mudança moral, diz o Papa


VATICANO, 06 Ago. 08 / 10:35 am (ACI).- Durante um encontro com cerca de 400 sacerdotes da região do Tirol italiano realizado nesta quarta-feira, Festa da Transfiguração do Senhor, o Papa Bento XVI assinalou que o cristianismo defendeu o cuidado do meio ambiente apoiado na conversão do ser humano.

Durante o encontro a portas fechadas, o Pontífice respondeu durante pouco mais de uma hora a seis perguntas expostas pelo mesmo número de sacerdotes da região, reunidos na Catedral de Bressanone.

Algumas das respostas do Papa às perguntas foram logo resumidas à imprensa pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.

Segundo o Pe. Lombardi, quando um sacerdote perguntou sobre a visão católica da proteção do meio ambiente, Bento XVI respondeu sublinhando que "Deus, como Criador, não pode ser colocado fora da história".

O Papa assinalou além que "não sempre se sublinhou suficientemente a relação entre o ensinamento da Igreja sobre a redenção e a criação. Este é um tema no que os cristãos podem praticar sua fé, dando exemplo com estilos de vida respeitosos do meio ambiente", disse o Pe. Lombardi, descrevendo a resposta do Santo Padre.

Para o Papa, continuou explicando o porta-voz, o homem que é ciente de que a criação lhe foi confiada por Deus, tem um sólido fundamento para respeitar o meio ambiente. "Mas se se nega a Deus, o mundo se vê reduzido a mera matéria e em um mundo fechado em seu materialismo, é mais fácil que o ser humano se erija como ditador das demais obras criadas e da natureza".

Como exemplo da visão cristã da relação com a criação, o Papa pôs como exemplo a São Paulo, ao monaquismo medieval e, em geral, ao fato que na tradição cristã, sempre existiram espiritualidades como a franciscana, sensíveis ao meio ambiente.
...
Fonte - ACI

Nota DDP: A inferência à criação é absolutamente explícita. O "sentido ecológico do domingo" já foi defendido. Quanto tempo até que os temas se relacionem e o domingo seja eleito o memorial da criação em substituição ao Sábado para defesa do meio ambiente?
Related Posts with Thumbnails