"A emenda sobre oração certamente trará um desafio"
É absolutamente único perceber-se como a discussão religiosa permeia todo o espectro político quando se fala de EUA. Não que isso seja um privilégio do Tio Sam, uma vez que percebemos discussões importantes neste tema também em outras paragens, mas parece que lá, até por força da sua tradição religiosa e principalmente dos valores de sua fundação, as coisas andam mais declaradamente juntas.
Vejam este caso.
A discussão é sobre um projeto acerca de símbolos em torno do "Foundations of American Law and Government" em órgãos públicos. Neste passo, inicialmente o Comitê Judiciário do Senado decidiu pela inclusão dos Dez Mandamentos, da Carta Magna, do Mayflower Compact, da Declaração de Independência, do Star-Spangled Banner, o Bill of Rights, do preâmbulo da Constituição da Carolina do Sul, do lema nacional "In God We Trust" e da imagem da Senhora da Justiça.
Foram votados estes ítens porque em tese eles estariam dentro do quanto previsto na Primeira Emenda da Constituição Americana (Separação estado/Religião), sem portanto, violá-la.
Ocorre que, senadores democratas correram atrás de uma forma de barrar o projeto por força de sua oposição à inclusão dos Dez Mandamentos no contexto. Quando o tema foi à discussão no senado, este grupo produziu emendas que, desvirtuando o texto, serviam de modo a rejeitá-lo como um todo.
Neste contexto, o Sen. Brad Hutto's elaborou uma emenda para incluir a oração do "Pai Nosso" na lista de símbolos. Ele sabia que a proposta inicial era consitucional, no entanto, sabia também que a inclusão de um documento puramente religioso acabaria por tornar o projeto constitucionalmente suspeito, além de criar uma extrema dificuldade aos senadores republicanos em votar contra a oração do "Pai Nosso".
A Convenção Batista do Sul e a Aliança da Família de Palmetto, dois fortes grupos de influência nesta legislação, se posicionaram publicamente contra a inclusão da oração do "Pai Nosso" no projeto, uma vez que já sabiam de antemão que sua inclusão acabaria por destruí-lo.
A emenda passou porque muitos senadores ficaram com medo de serem vistos votando contra a oração do "Pai Nosso". Consequentemente, o projeto passou com as emendas e agora certamente será contestado como inconstitucional por seu aspecto religioso.
O relato acima foi trazido pelo Senador Shane Massey, representante da Carolina do Sul.
Deste quadro todo percebe-se com clareza como temas atinentes aos aspectos religiosos da vida do cidadão americano tomam relevo e se transformam em grandes questões nacionais, levando toda a sociedade para o campo de discussão.
É o caso das "blue laws" vista em alguns posts por aqui. Certamente será o campo de batalha a se configurar por ocasião de leis dominicais no futuro.
terça-feira, 5 de agosto de 2008
As "blue laws" locais
Como eu defendi em outros posts, como é de costume quando ocorre uma onda de discussão sobre determinado tema, a tendência é que este se propague nos locais onde ocorram situações similares e os eventuais prejudicados, vejam brechas através da "jurisprudência" alhures para defender seus interesses.
Dentre outros que tenho recebido nestes dias, após Dalton e Varnell, chegou a vez de Whitfield County, na Geórgia.
Seria apenas outra notícia no tema, se não houvesse a particularidade de convocação de um referendo popular. Como nesse mundo nada se cria e tudo se copia, não é de se descartar a possibilidade da prática estender-se para outros locais.
Quem sabe no país para acabar com o problema de uma vez?
Dentre outros que tenho recebido nestes dias, após Dalton e Varnell, chegou a vez de Whitfield County, na Geórgia.
Seria apenas outra notícia no tema, se não houvesse a particularidade de convocação de um referendo popular. Como nesse mundo nada se cria e tudo se copia, não é de se descartar a possibilidade da prática estender-se para outros locais.
Quem sabe no país para acabar com o problema de uma vez?
Laptops sob suspeita
Enquanto a imprensa faz um grande barulho com a resistência do governo chinês em eliminar restrições ao uso da internet, nos Estados Unidos, entrou em vigor uma norma que não fica nada a dever em matéria de atropelos aos direitos individuais.
A partir de agora computadores portáteis, pen drives, MP3 e MPEG players, telefones celulares, iPods, discos duros portáteis, CDs, DVDs, fitas cassetes e cartões de memória podem ser capturados nas alfândegas norte-americanas se algum funcionário suspeitar que possam conter dados e informações consideradas ameaçadoras à segurança nacional.
As novas normas baixadas pelo Departamento de Segurança Interna (Departament of Homeland Security) prevêem que equipamento sob suspeita pode ser retido e seu conteúdo pode ser copiado para distribuição entre órgãos governamentais e privados que trabalham com informações consideradas estratégicas.
A medida alcança visitantes estrangeiros e cidadãos norte-americanos regressando a seu país, o que seguramente vai provocar muita preocupação entre os viajantes, principalmente os homens de negócio que usam seus computadores portáteis como um equipamento obrigatório.
Caso algum deles tenha seu computador retido na alfândega todos os seus compromissos corporativos podem ser ameaçados, porque o prazo para devolução pode chegar a 25 dias. Quem faz escalas num aeroporto pode enfrentar uma dor de cabeça ainda maior.
O ponto mais criticado pela imprensa norte-americana nas novas regras é o poder dado aos funcionários da imigração para decidir, por conta própria, como agir baseando-se em avaliações subjetivas do grau de suspeição. Como raramente os funcionários da imigração são desautorizados por seus superiores, eles passaram a ter poderes absolutos em relação ao ingresso de equipamentos eletrônicos com memória.
A paranóia com a segurança nacional ainda continua em alta nos Estados Unidos, passados sete anos dos ataques terroristas contra as torres gêmeas em Nova York. Para evitar problemas, várias empresas estão recomendando a funcionários que não levem laptops ou equipamentos com capacidade de memória ao ingressar em território norte-americano. A opção seria alugar computadores e transferir dados via internet.
A mesma recomendação pode ser dada a jornalistas que não viajam sem o seu laptop.
Fonte - Observatório da Imprensa
A partir de agora computadores portáteis, pen drives, MP3 e MPEG players, telefones celulares, iPods, discos duros portáteis, CDs, DVDs, fitas cassetes e cartões de memória podem ser capturados nas alfândegas norte-americanas se algum funcionário suspeitar que possam conter dados e informações consideradas ameaçadoras à segurança nacional.
As novas normas baixadas pelo Departamento de Segurança Interna (Departament of Homeland Security) prevêem que equipamento sob suspeita pode ser retido e seu conteúdo pode ser copiado para distribuição entre órgãos governamentais e privados que trabalham com informações consideradas estratégicas.
A medida alcança visitantes estrangeiros e cidadãos norte-americanos regressando a seu país, o que seguramente vai provocar muita preocupação entre os viajantes, principalmente os homens de negócio que usam seus computadores portáteis como um equipamento obrigatório.
Caso algum deles tenha seu computador retido na alfândega todos os seus compromissos corporativos podem ser ameaçados, porque o prazo para devolução pode chegar a 25 dias. Quem faz escalas num aeroporto pode enfrentar uma dor de cabeça ainda maior.
O ponto mais criticado pela imprensa norte-americana nas novas regras é o poder dado aos funcionários da imigração para decidir, por conta própria, como agir baseando-se em avaliações subjetivas do grau de suspeição. Como raramente os funcionários da imigração são desautorizados por seus superiores, eles passaram a ter poderes absolutos em relação ao ingresso de equipamentos eletrônicos com memória.
A paranóia com a segurança nacional ainda continua em alta nos Estados Unidos, passados sete anos dos ataques terroristas contra as torres gêmeas em Nova York. Para evitar problemas, várias empresas estão recomendando a funcionários que não levem laptops ou equipamentos com capacidade de memória ao ingressar em território norte-americano. A opção seria alugar computadores e transferir dados via internet.
A mesma recomendação pode ser dada a jornalistas que não viajam sem o seu laptop.
Fonte - Observatório da Imprensa
Novo terremoto atinge a província chinesa de Sichuan
Tremor de 6 graus ocorreu próximo ao epicentro do último terremoto.
Ainda não há registro de danos ou possíveis vítimas.
Um forte terremoto atingiu as províncias de Sichuan e Gansu nesta terça-feira (5), próximo ao epicentro do último tremor que deixou pelo menos 70 mil mortos em maio deste ano, noticiou a agência Reuters.
De acordo com a agência, não foram relatados por enquanto nenhum dano durante o terremoto de 6.0 graus, que ocorreu às 6h49 (horário de Brasília).
Segundo a rede CNN, a tocha olímpica havia passado poucas horas antes pela região de Sichuan nesta terça-feira, há três dias da abertura dos Jogos Olímpicos.
Fonte - G1
Ainda não há registro de danos ou possíveis vítimas.
Um forte terremoto atingiu as províncias de Sichuan e Gansu nesta terça-feira (5), próximo ao epicentro do último tremor que deixou pelo menos 70 mil mortos em maio deste ano, noticiou a agência Reuters.
De acordo com a agência, não foram relatados por enquanto nenhum dano durante o terremoto de 6.0 graus, que ocorreu às 6h49 (horário de Brasília).
Segundo a rede CNN, a tocha olímpica havia passado poucas horas antes pela região de Sichuan nesta terça-feira, há três dias da abertura dos Jogos Olímpicos.
Fonte - G1
Tempestade tropical Fung-Wong provoca pelo menos 14 mortes na China
A passagem da tempestade tropical Fung-Wong deixou nove mortos na província de Anhui, no leste da China, com o que sobem para 14 as vítimas fatais do fenômeno no país, informou nesta segunda-feira (4) a agência Xinhua.
Outras cinco pessoas morreram nas províncias de Jiangsu (leste) e Cantão (sul) na semana passada, depois que o tufão Fung-Wong, que em cantonês significa Fênix, se transformou em tempestade tropical ao tocar o solo no país.
Mais de 800 mil pessoas no total foram evacuadas nas províncias afetadas, 91.330 delas em Anhui, onde há 2,59 milhões de prejudicados e mais de 8.600 imóveis foram arrasados.
O tufão já tinha deixado um morto e cinco feridos em sua passagem por Taiwan.
O Fung-Wong é o mais forte dos oito tufões que atingiram este ano as costas chinesas.
Fonte - G1
Outras cinco pessoas morreram nas províncias de Jiangsu (leste) e Cantão (sul) na semana passada, depois que o tufão Fung-Wong, que em cantonês significa Fênix, se transformou em tempestade tropical ao tocar o solo no país.
Mais de 800 mil pessoas no total foram evacuadas nas províncias afetadas, 91.330 delas em Anhui, onde há 2,59 milhões de prejudicados e mais de 8.600 imóveis foram arrasados.
O tufão já tinha deixado um morto e cinco feridos em sua passagem por Taiwan.
O Fung-Wong é o mais forte dos oito tufões que atingiram este ano as costas chinesas.
Fonte - G1
Inundações matam pelo menos 20 pessoas no noroeste do Paquistão

Pelo menos 20 pessoas morreram no noroeste do Paquistão devido às grandes inundações e às fortes chuvas que foram registradas entre domingo e segunda em boa parte do país, informou uma fonte governamental.
A fonte, citada pela emissora "Geo TV", afirmou que 17 corpos foram recuperados em diferentes áreas da Província da Fronteira do Noroeste (NWFP), enquanto outras três pessoas morreram no distrito tribal de Khyber, na fronteira com o Afeganistão.
O governo ordenou o envio de tropas para a realização de operações de resgate e evacuação em vários povoados.
A situação está piorando em algumas áreas da capital provincial, Peshawar, onde muitas casas estão sendo inundadas.
O temporal também está fazendo estragos na província oriental de Punjab e muitos pequenos povoados estão alagados.
Na localidade de Kachchi, trabalhadores de origem chinesa que trabalhavam na construção de um canal foram retirados da região por um helicóptero junto com outros aldeões.
Nesta região, as inundações alagaram totalmente 15 quilômetros e foram registrados grandes danos materiais.
As autoridades já prepararam campos de apoio para oferecer alojamento e comida a cerca de 6 mil pessoas que tiveram de abandonar suas casas em Punjab.
Apesar de não haver nenhuma confirmação de vítimas fatais nesta província, testemunhas disseram à "Geo TV" que um jovem foi arrastado pelas águas no povoado de Meoka.
Fonte - G1
A fonte, citada pela emissora "Geo TV", afirmou que 17 corpos foram recuperados em diferentes áreas da Província da Fronteira do Noroeste (NWFP), enquanto outras três pessoas morreram no distrito tribal de Khyber, na fronteira com o Afeganistão.
O governo ordenou o envio de tropas para a realização de operações de resgate e evacuação em vários povoados.
A situação está piorando em algumas áreas da capital provincial, Peshawar, onde muitas casas estão sendo inundadas.
O temporal também está fazendo estragos na província oriental de Punjab e muitos pequenos povoados estão alagados.
Na localidade de Kachchi, trabalhadores de origem chinesa que trabalhavam na construção de um canal foram retirados da região por um helicóptero junto com outros aldeões.
Nesta região, as inundações alagaram totalmente 15 quilômetros e foram registrados grandes danos materiais.
As autoridades já prepararam campos de apoio para oferecer alojamento e comida a cerca de 6 mil pessoas que tiveram de abandonar suas casas em Punjab.
Apesar de não haver nenhuma confirmação de vítimas fatais nesta província, testemunhas disseram à "Geo TV" que um jovem foi arrastado pelas águas no povoado de Meoka.
Fonte - G1
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Papa convida a rezar pela criação
Cidade do Vaticano, 02 ago (RV) - Na intenção geral do apostolado da oração para o mês de agosto, Bento XVI convida a rezar “para que a família humana saiba respeitar o desígnio de Deus para o mundo e se torne, assim, cada vez mais consciente do grande dom de Deus que representa para nós a criação”.
O papa explica que no plano divino do Criador, nós fomos programados para amar. Num dos encontros mais emocionantes do DMJ em Sydney, o encontro com os jovens em recuperação da droga, Bento XVI fala sobre o sentido da vida que rejeita o amor possessivo e se guarda de um poder que explora o ambiente natural para os seus interesses egoístas.
"O culto dos bens materiais, o culto do amor possessivo, o culto do poder - destacava então o papa – muitas vezes leva as pessoas a se comportarem como se fossem Deus, tentando assumir o controle total, sem prestar nenhuma atenção à sabedoria ou aos mandamentos que Deus nos fez conhecer”. É este o caminho que leva à morte, adverte o papa. Ao contrário, obedecer aos seus mandamentos é a via para escolher a vida".
O papa já havia expresso este pensamento na missa de abertura da Assembléia do Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia, em outubro de 2005:
“Nós homens, a quem a criação, por assim dizer, é confiada para ser administrada, usurpamo-la. Queremos ser os seus senhores, pessoalmente e sozinhos. Desejamos possuir o mundo e a nossa própria vida de modo ilimitado. Deus é um obstáculo para nós (...) Lá onde o homem se torna o único senhor do mundo e proprietário de si mesmo, não pode existir a justiça. Lá só pode predominar o arbítrio do poder e dos interesses”.
A Criação é ordenada pelo amor divino. O papa observa que desta ordem deriva a sacralidade de valores, como a vida e a família; ele não se cansa de convidar-nos a procurar a bondade da Criação:
“A beleza da criação é uma das fontes onde realmente podemos tocar a beleza de Deus, podemos ver que o Criador existe e é bom, que é verdadeiro o que a Sagrada Escritura narra no conto da Criação, isto é, que Deus pensou e fez com o seu coração, com a sua vontade, com a sua razão este mundo e achou-o bom. Também nós devemos ser bons, a fim de manter o coração aberto para perceber a verdadeira presença de Deus”.
O amor, portanto, é o sinal tangível do desígnio de Deus sobre o mundo e sobre o homem. A beleza da criação e a misericórdia de Deus são indissociáveis. É o que o papa lembra, quando afirma que “existe uma mensagem divina, secretamente gravada na criação e sinal da fidelidade amorosa de Deus que doa às suas criaturas o ser e a vida, a água e o alimento, a luz e o tempo. É preciso ter olhos límpidos para contemplar esta revelação divina, recordando a admoestação do Livro da Sabedoria, que nos convida a "contemplar na grandeza e na beleza das criaturas, por analogia, o seu Criador".
Com a Sagrada Escritura, constata o papa, o Senhor “desperta a razão que dorme e diz-nos: no início está a Palavra criadora. No início, a Palavra criadora, esta Palavra que tudo criou, que criou este projeto inteligente que é o cosmos, também é amor”.
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP:
A conexão entre os Mandamentos, a Eucaristia, a família, o memorial da criação e a natureza são absolutamente óbvios no final da sua proposição: O domingo. Basta seguir o caminho das pedras através de incontáveis posts armazenados neste espaço. Só não vê quem não quer ou, quem já está o suficiente levado a cegueira, para não ver. Admitir a possibilidade e ficar atento aos fatos, inclusive, já não é mais um ato de fé, muito antes, de inteligência.
O papa explica que no plano divino do Criador, nós fomos programados para amar. Num dos encontros mais emocionantes do DMJ em Sydney, o encontro com os jovens em recuperação da droga, Bento XVI fala sobre o sentido da vida que rejeita o amor possessivo e se guarda de um poder que explora o ambiente natural para os seus interesses egoístas.
"O culto dos bens materiais, o culto do amor possessivo, o culto do poder - destacava então o papa – muitas vezes leva as pessoas a se comportarem como se fossem Deus, tentando assumir o controle total, sem prestar nenhuma atenção à sabedoria ou aos mandamentos que Deus nos fez conhecer”. É este o caminho que leva à morte, adverte o papa. Ao contrário, obedecer aos seus mandamentos é a via para escolher a vida".
O papa já havia expresso este pensamento na missa de abertura da Assembléia do Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia, em outubro de 2005:
“Nós homens, a quem a criação, por assim dizer, é confiada para ser administrada, usurpamo-la. Queremos ser os seus senhores, pessoalmente e sozinhos. Desejamos possuir o mundo e a nossa própria vida de modo ilimitado. Deus é um obstáculo para nós (...) Lá onde o homem se torna o único senhor do mundo e proprietário de si mesmo, não pode existir a justiça. Lá só pode predominar o arbítrio do poder e dos interesses”.
A Criação é ordenada pelo amor divino. O papa observa que desta ordem deriva a sacralidade de valores, como a vida e a família; ele não se cansa de convidar-nos a procurar a bondade da Criação:
“A beleza da criação é uma das fontes onde realmente podemos tocar a beleza de Deus, podemos ver que o Criador existe e é bom, que é verdadeiro o que a Sagrada Escritura narra no conto da Criação, isto é, que Deus pensou e fez com o seu coração, com a sua vontade, com a sua razão este mundo e achou-o bom. Também nós devemos ser bons, a fim de manter o coração aberto para perceber a verdadeira presença de Deus”.
O amor, portanto, é o sinal tangível do desígnio de Deus sobre o mundo e sobre o homem. A beleza da criação e a misericórdia de Deus são indissociáveis. É o que o papa lembra, quando afirma que “existe uma mensagem divina, secretamente gravada na criação e sinal da fidelidade amorosa de Deus que doa às suas criaturas o ser e a vida, a água e o alimento, a luz e o tempo. É preciso ter olhos límpidos para contemplar esta revelação divina, recordando a admoestação do Livro da Sabedoria, que nos convida a "contemplar na grandeza e na beleza das criaturas, por analogia, o seu Criador".
Com a Sagrada Escritura, constata o papa, o Senhor “desperta a razão que dorme e diz-nos: no início está a Palavra criadora. No início, a Palavra criadora, esta Palavra que tudo criou, que criou este projeto inteligente que é o cosmos, também é amor”.
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP:
A conexão entre os Mandamentos, a Eucaristia, a família, o memorial da criação e a natureza são absolutamente óbvios no final da sua proposição: O domingo. Basta seguir o caminho das pedras através de incontáveis posts armazenados neste espaço. Só não vê quem não quer ou, quem já está o suficiente levado a cegueira, para não ver. Admitir a possibilidade e ficar atento aos fatos, inclusive, já não é mais um ato de fé, muito antes, de inteligência.
Promover descanso dominical fortalecerá vida familiar, expressa sacerdote chileno
Para os cristãos o princípio é que esse dia se honre ao Senhor, assinala
SANTIAGO, 01 Ago. 08 / 07:39 am (ACI).- O Vigário da Pastoral Social e de Trabalhadores, Pe. Rodrigo Tupper, assinalou que a Igreja alenta aos legisladores a garantir o descanso dominical dos trabalhadores porque permitirá fortalecer a vida em família, “com todos os benefícios que isto comporta a seus integrantes e à sociedade em seu conjunto”.
“Consideramos que um projeto que garanta o descanso dominical será uma contribuição efetiva ao enriquecimento da vida familiar, com todos os benefícios que isso comporta a seus integrantes e à sociedade em seu conjunto”, afirmou o sacerdote ante a Comissão de Trabalho e Previsão Social do Senado, em representação do Presidente da Conferência Episcopal Chilena, Dom Alejandro Goic Karmelic.
O Pe. Tupper se referiu desta maneira o projeto de lei apresentado pelo senador Juan Pablo Letelier para modificar a normativa referente ao descanso dominical. O sacerdote disse que embora “seja fundamental promover o descanso dominical”, é necessário indicar que existem “necessidades familiares ou exigências de utilidade social” que “podem legitimamente eximir do descanso dominical, mas não devem criar costumes prejudiciais para a religião, a vida familiar e a saúde”.
“A Igreja –explicou-, promove e apóia as medidas orientadas a respeitar o descanso dominical”, a partir da consideração de aspectos centrais da fé em Jesus Cristo”, professada pela maioria dos chilenos, “e também da valoração da pessoa e da dignidade do trabalho humano”.
Nesse sentido, esclareceu que o princípio “não consiste em não trabalhar aos domingos senão em honrar ao Senhor, junto com sua família e sua comunidade. Há aqueles que não trabalham aos domingos e estão longe de honrar ao Senhor”.
Entretanto, indicou que “quanto o trabalho é um mandato divino para participar da co-criação do mundo, quando é realizado em condições dignas, é uma forma de honrar ao Senhor, qualquer seja o dia em que se realizar”.
Entretanto, durante sua apresentação, o Pe. Tupper assinalou que não é suficiente com regular o trabalho dominical, mas sim “alcançar uma efetiva dignidade do trabalho no contexto de uma sociedade mais justa e eqüitativa, com o esforço de todos em função do bem comum”.
“Por isso, é um dever ético que interpela a todos fazer os maiores esforços para superar as numerosas situações em que o trabalho se desenvolve em condições precárias, com inadequados níveis de proteção e remunerações insuficientes para uma digna subsistência do trabalhador e sua família”, expressou.
Fonte - ACI
SANTIAGO, 01 Ago. 08 / 07:39 am (ACI).- O Vigário da Pastoral Social e de Trabalhadores, Pe. Rodrigo Tupper, assinalou que a Igreja alenta aos legisladores a garantir o descanso dominical dos trabalhadores porque permitirá fortalecer a vida em família, “com todos os benefícios que isto comporta a seus integrantes e à sociedade em seu conjunto”.
“Consideramos que um projeto que garanta o descanso dominical será uma contribuição efetiva ao enriquecimento da vida familiar, com todos os benefícios que isso comporta a seus integrantes e à sociedade em seu conjunto”, afirmou o sacerdote ante a Comissão de Trabalho e Previsão Social do Senado, em representação do Presidente da Conferência Episcopal Chilena, Dom Alejandro Goic Karmelic.
O Pe. Tupper se referiu desta maneira o projeto de lei apresentado pelo senador Juan Pablo Letelier para modificar a normativa referente ao descanso dominical. O sacerdote disse que embora “seja fundamental promover o descanso dominical”, é necessário indicar que existem “necessidades familiares ou exigências de utilidade social” que “podem legitimamente eximir do descanso dominical, mas não devem criar costumes prejudiciais para a religião, a vida familiar e a saúde”.
“A Igreja –explicou-, promove e apóia as medidas orientadas a respeitar o descanso dominical”, a partir da consideração de aspectos centrais da fé em Jesus Cristo”, professada pela maioria dos chilenos, “e também da valoração da pessoa e da dignidade do trabalho humano”.
Nesse sentido, esclareceu que o princípio “não consiste em não trabalhar aos domingos senão em honrar ao Senhor, junto com sua família e sua comunidade. Há aqueles que não trabalham aos domingos e estão longe de honrar ao Senhor”.
Entretanto, indicou que “quanto o trabalho é um mandato divino para participar da co-criação do mundo, quando é realizado em condições dignas, é uma forma de honrar ao Senhor, qualquer seja o dia em que se realizar”.
Entretanto, durante sua apresentação, o Pe. Tupper assinalou que não é suficiente com regular o trabalho dominical, mas sim “alcançar uma efetiva dignidade do trabalho no contexto de uma sociedade mais justa e eqüitativa, com o esforço de todos em função do bem comum”.
“Por isso, é um dever ético que interpela a todos fazer os maiores esforços para superar as numerosas situações em que o trabalho se desenvolve em condições precárias, com inadequados níveis de proteção e remunerações insuficientes para uma digna subsistência do trabalhador e sua família”, expressou.
Fonte - ACI
Eucaristia e o domingo
"A Eucaristía dominical é a força semanal que os cristãos necessitam para manter sempre a bússula atenta, no rumo. É a luz que, em meio às obscuridades da vida, nos mostra qual é o caminho. É o abraço com que Deus nos brinda para recordarmos, uma vez mais, que nos ama profundamente."
Fonte - La Opinión de Zamora (Espanha)
Fonte - La Opinión de Zamora (Espanha)
Barack Obama: "The One"?
O candidato à Presidência dos EUA, Sen. John McCain, lançou em sua campanha um artíficio supostamente de desestabilização de seu concorrente, Barack Obama.
Após compará-lo a celebridades do show bussines americano, como Paris Hilton e Brittney Spears e obter contestações da parte contrária, lançou novo vídeo em que Obama é comparado ao Messias, como pode ser visto abaixo:
Deixando de lado o aspecto infeliz e blasfemo da conduta, não se pode perder de vista que a arriscada estratégia do Sen. McCain, no momento em que os dois parecem estar literalmente empatados na corrida presidencial, é de todo arriscada. Sim, porque a segunda comparação, em um país religioso como os EUA pode lhe causar grandes estragos, seja pela repulsa da indigitada comparação de Obama com Cristo, seja pela possibilidade do povo mergulhado na crise financeira que assola os EUA realmente visualizarem a comparação, onde teríamos a saída de um Presidente que já afirmou que recebe mensagens diretamente de Deus, para outro que se julgaria no direito de se confundir com Ele...
O traço religioso no processo eleitoral americano é algo a ser considerado muito de perto.
Fonte - AOL
Após compará-lo a celebridades do show bussines americano, como Paris Hilton e Brittney Spears e obter contestações da parte contrária, lançou novo vídeo em que Obama é comparado ao Messias, como pode ser visto abaixo:
Deixando de lado o aspecto infeliz e blasfemo da conduta, não se pode perder de vista que a arriscada estratégia do Sen. McCain, no momento em que os dois parecem estar literalmente empatados na corrida presidencial, é de todo arriscada. Sim, porque a segunda comparação, em um país religioso como os EUA pode lhe causar grandes estragos, seja pela repulsa da indigitada comparação de Obama com Cristo, seja pela possibilidade do povo mergulhado na crise financeira que assola os EUA realmente visualizarem a comparação, onde teríamos a saída de um Presidente que já afirmou que recebe mensagens diretamente de Deus, para outro que se julgaria no direito de se confundir com Ele...
O traço religioso no processo eleitoral americano é algo a ser considerado muito de perto.
Fonte - AOL
Mini-tornado em França
Três pessoas morreram e várias ficaram feridas em Haumont, uma pequena cidade do norte de França, na sequência de um mini-tornado que devastou várias casas, na noite passada.
Pelo menos nove pessoas ficaram feridas, duas delas com gravidade, na localidade próxima de Boussières-sur-Sambre, onde várias dezenas de casas ficaram danificadas, segundo a prefeitura de Haumont.
Cerca de 200 bombeiros foram mobilizados para as operações de busca, salvamento e acolhimento dos moradores das casas danificadas.
Duas dezenas de casas desmoronaram parcialmente em duas ruas de Hautmont, à passagem, cerca das 23:00 (22:00 de Lisboa), do mini-tornado no eixo Hautmont-Maubeuge.
Uma parte do telhado de uma casa de repouso de Haumont, bem como uma parte do tecto do hospital de Maubeuge ficaram danificadas. Vários hóspedes da casa de repouso da cidade, padecendo de doenças graves, foram transferidos para outros hospitais.
A canalização de oxigénio que alimentava a casa de repouso rompeu-se e foi necessário encaminhar garrafas de oxigénio, levadas de Lille por sapadores bombeiros.
Numerosas árvores caíram nas estradas e postes eléctricos foram arrancados, o que atrasou a chegada dos socorros ao local.
Fonte - Jornal de Notícias
Pelo menos nove pessoas ficaram feridas, duas delas com gravidade, na localidade próxima de Boussières-sur-Sambre, onde várias dezenas de casas ficaram danificadas, segundo a prefeitura de Haumont.
Cerca de 200 bombeiros foram mobilizados para as operações de busca, salvamento e acolhimento dos moradores das casas danificadas.
Duas dezenas de casas desmoronaram parcialmente em duas ruas de Hautmont, à passagem, cerca das 23:00 (22:00 de Lisboa), do mini-tornado no eixo Hautmont-Maubeuge.
Uma parte do telhado de uma casa de repouso de Haumont, bem como uma parte do tecto do hospital de Maubeuge ficaram danificadas. Vários hóspedes da casa de repouso da cidade, padecendo de doenças graves, foram transferidos para outros hospitais.
A canalização de oxigénio que alimentava a casa de repouso rompeu-se e foi necessário encaminhar garrafas de oxigénio, levadas de Lille por sapadores bombeiros.
Numerosas árvores caíram nas estradas e postes eléctricos foram arrancados, o que atrasou a chegada dos socorros ao local.
Fonte - Jornal de Notícias
Justiça autorizou a PF a investigar todas as ligações telefônicas feitas no país
Os policiais federais envolvidos na Operação Satiagraha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas e outras 17 pessoas, foram autorizados pela Justiça a acessar o cadastro completo e o histórico de ligações de todos os assinantes das companhias telefônicas do Brasil.
A autorização, que não permitia aos policiais ouvir e gravar as conversas, apenas mapear as chamadas, não está prevista na lei nº 9296, que disciplina a interceptação de comunicações telefônicas em investigações criminais.
A operadora de telefonia celular Vivo apontou em ofício enviado em 2007 à Justiça que sua principal preocupação é que o sistema usado na investigação "dá margem a abusos". Segundo a empresa, o Ministério Público entendia que a concessão de acesso aos dados não tem base legal e fere o direito constitucional do sigilo de dados pessoais.
Fonte - Opinião e Notícia
A autorização, que não permitia aos policiais ouvir e gravar as conversas, apenas mapear as chamadas, não está prevista na lei nº 9296, que disciplina a interceptação de comunicações telefônicas em investigações criminais.
A operadora de telefonia celular Vivo apontou em ofício enviado em 2007 à Justiça que sua principal preocupação é que o sistema usado na investigação "dá margem a abusos". Segundo a empresa, o Ministério Público entendia que a concessão de acesso aos dados não tem base legal e fere o direito constitucional do sigilo de dados pessoais.
Fonte - Opinião e Notícia
Ecumenismo Cristiano-Musulmán

La separación entre Islam y Cristianismo, cada vez menos definida. Al menos eso parece deducirse de las útlimas noticias que se van publicando en distintos medios.
La separación entre Islam y Cristianismo, cada vez menos definida. Al menos eso parece deducirse de las útlimas noticias que se van publicando en distintos medios.
Mientras que por un lado se anuncia a bombo y platillo que "el 32% de los jóvenes musulmanes residentes en Gran Bretaña, creen justificado asesinar en nombre del islam" (Fuente: Protestante Digital), por otro lado podemos leer que:
"El Arzobispo de Canterbury, líder de la iglesia Anglicana, invitó este martes [12 de Julio] a los líderes cristianos e islamistas a una conferencia en octubre con el fin de trabajar para evitar al violencia de origen religioso." (Funete: NoticiaCristiana).
A todo esto, el Vaticano entra en acción, lógicamente. El 19 de Julio se publicó en el Diario El Comercio de Perú la siguiente noticia:
"El papa Benedicto XVI pidió ayer a todas las religiones que se unan contra el terrorismo y que resuelvan los conflictos de manera pacífica, para luego escuchar a un líder islámico que instó a los cristianos a superar los errores y prejuicios respecto de los musulmanes".
Mientras que en primer lugar son los anglicanos quienes toman la iniciativa, no es sino ante la Iglesia Católica Romana ante quien reacciona el mundo Islámico. Ahora son los musulmanes los que invitaron el 31 de Julio a Benedicto XVI a que se les visite:
"El gran muftí de Siria, Ahmad Badr El Din El Hassoun, ha invitado a Benedicto XVI a visitar su país con motivo del Año de San Pablo. En un encuentro en Damasco con un grupo de periodistas que participan en un viaje organizado por la Obra Romana para las Peregrinaciones tras las huellas del apóstol de las gentes, la máxima autoridad suní de este país ha relanzado el diálogo cristiano-musulmán para promover la paz mundial." (Fuente: Zenit).
Para contextualizar un poco, indicaremos que el Gran Muftí es el "más importante de los muftis o intérpretes de la Sharia o ley islámica. Es, dicho de otro modo, la mayor autoridad legal en un territorio determinado. Naturalmente, sólo en ámbitos regidos por la ley islámica: no tiene autoridad alguna en el campo del derecho civil laico y no suele tenerla tampoco en procesos criminales. El título es propio del islam sunní. El gran mufti pronuncia resoluciones o fatwas sobre legislación islámica a petición de las autoridades políticas, de instituciones islámicas, de tribunales o de particulares. El conjunto de fatwas de un gran mufti puede servir como guía para la aplicación práctica de la ley islámica, que en muchos puntos es considerada abstracta." (Fuente: Wikipedia).
Yendo más allá, esto se ha traducido en un encuentro entre musulmanes y cristianos protestantes finalizado ayer 31 de Julio en Estados Unidos:
"Una conferencia de líderes musulmanes y cristianos destinada a promover la convivencia pacífica entre religiones concluyó el jueves en la Universidad de Yale (este de EEUU) reafirmando que el amor ocupa "un lugar central" en sus credos, pero sin abordar los fundamentalismos. Unos 150 líderes religiosos y académicos, entre los más influyentes del mundo religioso, debatieron durante cuatro días cómo convivir en paz." (Fuente: Agencia France Press).
Ante este panorama, si hacemos un poco de ejercicio de imaginación gráfica, podríamos ver a los protestantes y anglicanos corriendo tras los musulmanes para poder "hablar", a la vez que los musulmanes corren tras el Vaticano para poder "hablar". En definitiva, todos van tras la figura del papado, unos detrás de otros, para "hablar".
Quiero aclarar que todo diálogo siempre es positivo. Lo curioso del asunto es el "orden" en que se hace. Como todo en esta vida, el "protocolo" es importante, y quien inicia las acciones no es igual que el que es objeto de las atenciones o iniciativas.
"Dios es amor", de eso no hay duda, y lo "importante", según estos planteamientos dialécticos, es dejar de lado los asuntos doctrinales. Así lo afirma la ICR. No es de extrañar que se pueda hacer esto así, siempre y cuando todos sean los que desean hablar con uno... marcando las reglas con ventaja.
Otro dato que no quiero que pase desapercibido es el trasfondo del "radicalismo" o "fundamentalismo" que adorna este escenario de guiños diplomáticos interreligiosos. Mi opinión es que finalmente no se discriminará sino a los "fundamentalistas" independientemente de su credo, sean musulmanes, cristianos, judíos, budistas, etc. La línea de separación no será más la religión, sino el compromiso con la misma. Entiéndase que me refiero a integridad de conciencia, y no a extrmismos irracionales.
Fonte - Cuenta Atras
Grão-mufti da Síria convida o Papa
O grão-mufti da Síria, Ahmad Badr El Din El Hassoun, convidou Bento XVI a visitar seu país. Ele é autoridade sunita mais alta da Síria, e relançou o diálogo cristão-muçulmano como possibilidade de promover a paz mundial. “Gostaria de dizer ao Santo Padre que neste momento Damasco é a capital da cultura árabe e ao mesmo tempo é a capital do Ano de São Paulo”, ele disse, pois foi no caminho a Damasco que Saulo, feroz perseguidor de cristãos, converteu-se, após ter visto o Senhor. Depois passou a se chamar Paulo.
“Eu me sentirei muito feliz se o Santo Padre quiser aceitar nosso convite para visitar a Síria este ano”, disse o grão-mufti, que também deseja encontrar-se de forma privada com o Papa em Roma para preparar a visita. Ele pretende enfatizar da “necessidade de um fecundo diálogo intercultural para promover a convivência pacífica entre os povos a partir dos fundamentos comuns das diferentes religiões”.
Entende que o diálogo confere uma dimensão moral aos povos. Ele espera que o Vaticano desempenhe um papel importante pela paz no Oriente Médio. “O grão-mufti recordou o urgente apelo de João Paulo II a não erguer muros, mas pontes de diálogo, referindo-se ao muro de separação entre Israel e territórios palestinos.” “O Vaticano teve um papel fundamental na queda do muro de Berlim –concluiu–, e espero que possa desempenhar um papel semelhante para destruir o muro que se está construindo na terra da paz.”
Eis que todos agora se unem em torno do Vaticano, conforme a profecia de Apoc 13, para assim salvar o planeta de seus grandes problemas. Sinal de que estamos perto do fim.
Fonte: www.zenit.org
2008-07-31
Fonte - Cristo Voltará
“Eu me sentirei muito feliz se o Santo Padre quiser aceitar nosso convite para visitar a Síria este ano”, disse o grão-mufti, que também deseja encontrar-se de forma privada com o Papa em Roma para preparar a visita. Ele pretende enfatizar da “necessidade de um fecundo diálogo intercultural para promover a convivência pacífica entre os povos a partir dos fundamentos comuns das diferentes religiões”.
Entende que o diálogo confere uma dimensão moral aos povos. Ele espera que o Vaticano desempenhe um papel importante pela paz no Oriente Médio. “O grão-mufti recordou o urgente apelo de João Paulo II a não erguer muros, mas pontes de diálogo, referindo-se ao muro de separação entre Israel e territórios palestinos.” “O Vaticano teve um papel fundamental na queda do muro de Berlim –concluiu–, e espero que possa desempenhar um papel semelhante para destruir o muro que se está construindo na terra da paz.”
Eis que todos agora se unem em torno do Vaticano, conforme a profecia de Apoc 13, para assim salvar o planeta de seus grandes problemas. Sinal de que estamos perto do fim.
Fonte: www.zenit.org
2008-07-31
Fonte - Cristo Voltará
Cristãos e muçulmanos dialogam nos EUA
Uma ala de muçulmanos, o grupo “Palavra Comum” está em conferência nos Estados Unidos da América com teólogos cristãos a fim de promover a paz.
“A maior parte dos participantes são teólogos e líderes protestantes norte-americanos, nomeadamente expoentes evangélicos de relevo, embora se registrem também algumas presenças de católicos e de judeus. Por sua vez os muçulmanos, xiitas e sunitas, provêm de todas as partes do mundo.”
Esta conferência ocorre na Universidade de Yale, poucos dias após outra iniciativa islamita, promovida pelo rei da Arábia Saudita Abdullah, a fim de facilitar o diálogo inter-religioso: o congresso internacional realizado em Madrid. O Projecto “Palavra Comum”, iniciado em Outubro do ano passado, da parte de 138 guias muçulmanos, baseia-se na partilha de dois valores fundamentais: o amor a Deus e o amor ao próximo.”
As religiões do mundo inteiro estão atendendo ao apelo do papa Bento XVI para que se unam pela salvação do planeta dos graves problemas que estão se agigantando, e isso tudo demonstra o retorno do poder que irá impor, como já fez no passado, a santificação do domingo. JESUS está cada vez mais próximo.
Fonte: http://www.radiovaticana.org/por/Articolo.asp?c=222019
2008-08-01
Fonte - Cristo Voltará
“A maior parte dos participantes são teólogos e líderes protestantes norte-americanos, nomeadamente expoentes evangélicos de relevo, embora se registrem também algumas presenças de católicos e de judeus. Por sua vez os muçulmanos, xiitas e sunitas, provêm de todas as partes do mundo.”
Esta conferência ocorre na Universidade de Yale, poucos dias após outra iniciativa islamita, promovida pelo rei da Arábia Saudita Abdullah, a fim de facilitar o diálogo inter-religioso: o congresso internacional realizado em Madrid. O Projecto “Palavra Comum”, iniciado em Outubro do ano passado, da parte de 138 guias muçulmanos, baseia-se na partilha de dois valores fundamentais: o amor a Deus e o amor ao próximo.”
As religiões do mundo inteiro estão atendendo ao apelo do papa Bento XVI para que se unam pela salvação do planeta dos graves problemas que estão se agigantando, e isso tudo demonstra o retorno do poder que irá impor, como já fez no passado, a santificação do domingo. JESUS está cada vez mais próximo.
Fonte: http://www.radiovaticana.org/por/Articolo.asp?c=222019
2008-08-01
Fonte - Cristo Voltará
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
O controle mundial avança
Um bom exemplo dos tempos em que vivemos.
O Brasil encontra-se em processo de entabular com os EUA um acordo para "intercâmbio de informações", onde se abrem os arquivos fiscais dos contribuintes brasileiros.
Tal assunto é objeto de entrevista com o Dep. Paulo Bornhausen e do Jurista Ives Gandra Martins. Segundo o citado deputado, tal procedimento está se tornando comum no mundo.
Desnecessário se desenvolver o tema em seus aspectos jurídicos, dada a plena contrariedade com que a iniciativa se estabelece com a Constituição brasileira, no entanto, importante salientar que, como de costume, o projeto tramita em nosso legislativo de forma sorrateira, como todos os demais temas que interessam a poucos e, neste caso, os "poucos" é apenas os EUA.
O pano de fundo vem sempre com as mesmas justificativas, dentre elas o terrorismo. O braço secular continua se estendendo ao redor do planeta, expandindo seus interesses e aprontando-se para se unirem em interesses ao braço eclesiástico.
Os dois entrevistados são absolutamente uníssonos em estranhar que tal projeto tenha sido introduzido sorrateiramente, tocado de forma célere e sem discussão, para algo que somente beneficia os EUA. Por que?
A entrevista fala por si e pode ser ouvida no site da CBN.
[Colaboração: Sandro Luis]
O Brasil encontra-se em processo de entabular com os EUA um acordo para "intercâmbio de informações", onde se abrem os arquivos fiscais dos contribuintes brasileiros.
Tal assunto é objeto de entrevista com o Dep. Paulo Bornhausen e do Jurista Ives Gandra Martins. Segundo o citado deputado, tal procedimento está se tornando comum no mundo.
Desnecessário se desenvolver o tema em seus aspectos jurídicos, dada a plena contrariedade com que a iniciativa se estabelece com a Constituição brasileira, no entanto, importante salientar que, como de costume, o projeto tramita em nosso legislativo de forma sorrateira, como todos os demais temas que interessam a poucos e, neste caso, os "poucos" é apenas os EUA.
O pano de fundo vem sempre com as mesmas justificativas, dentre elas o terrorismo. O braço secular continua se estendendo ao redor do planeta, expandindo seus interesses e aprontando-se para se unirem em interesses ao braço eclesiástico.
Os dois entrevistados são absolutamente uníssonos em estranhar que tal projeto tenha sido introduzido sorrateiramente, tocado de forma célere e sem discussão, para algo que somente beneficia os EUA. Por que?
A entrevista fala por si e pode ser ouvida no site da CBN.
[Colaboração: Sandro Luis]
Orações pelo respeito à criação
Cidade do Vaticano, 01 ago (RV) - Rezar pelo respeito à criação como grande dom de Deus.
É o que propõe o Apostolado da Oração, iniciativa seguida por 50 milhões de pessoas dos cinco continentes, para o mês de agosto. A intenção geral do Apostolado do papa é: “Para que a família humana saiba respeitar o desígnio de Deus sobre o mundo e se torne, assim, sempre mais consciente do grande dom de Deus que a Criação representa para nós”. Este mês, portanto, rezemos pelo nosso meio-ambiente.
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP:
50 Milhões em cinco continentes é um número extremamente significativo para se começar uma "conscientização" sobre meio-ambiente, não?
Que não se perca de vista a necessidade de se observar "o sentido ecológico do domingo", como já devidamente defendido por BXVI.
É o que propõe o Apostolado da Oração, iniciativa seguida por 50 milhões de pessoas dos cinco continentes, para o mês de agosto. A intenção geral do Apostolado do papa é: “Para que a família humana saiba respeitar o desígnio de Deus sobre o mundo e se torne, assim, sempre mais consciente do grande dom de Deus que a Criação representa para nós”. Este mês, portanto, rezemos pelo nosso meio-ambiente.
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP:
50 Milhões em cinco continentes é um número extremamente significativo para se começar uma "conscientização" sobre meio-ambiente, não?
Que não se perca de vista a necessidade de se observar "o sentido ecológico do domingo", como já devidamente defendido por BXVI.
Marcadores:
ECOmenismo,
Ecossistema,
Lei dominical,
Vaticano
Mais uma vez as "blue laws"
Outra vez o mesmo assunto. Como disse em outra oportunidade, parece que as discussões acerca das proibições geradas pelas "leis azuis" americanas, resquício do puritanismo inglês naquele país, que acabou por tornar o domingo um dia separado a Deus, veio para ficar.
Tanto é assim que, adornado pelo "laço vermelho" da discussão sobre a possibilidade de se vender ou não álcool aos domingos, a "Distilled Spirits Council of the United States", resolveu criar na internet um site, o "Prohibition Repeal", comemorando em 08/Dez/2008 o 75º aniversário de um grande movimento de oposição aos efeitos das chamadas "blue laws".
E o vulto do movimento vai crescendo, sendo o mesmo objeto inclusive de consideração da versão eletrônica do "Wall Streat Journal".
Enfim, é salutar se acompanhar também este novo vetor dos acontecimentos, em paralelo com o quadro profético que claramente se descortina aos nossos olhos.
Maranata.
Tanto é assim que, adornado pelo "laço vermelho" da discussão sobre a possibilidade de se vender ou não álcool aos domingos, a "Distilled Spirits Council of the United States", resolveu criar na internet um site, o "Prohibition Repeal", comemorando em 08/Dez/2008 o 75º aniversário de um grande movimento de oposição aos efeitos das chamadas "blue laws".
E o vulto do movimento vai crescendo, sendo o mesmo objeto inclusive de consideração da versão eletrônica do "Wall Streat Journal".
Enfim, é salutar se acompanhar também este novo vetor dos acontecimentos, em paralelo com o quadro profético que claramente se descortina aos nossos olhos.
Maranata.
Moradores dizem que choveu sangue em povoado colombiano
Os moradores de La Sierra, um pequeno povoado de apenas 200 pessoas situado no município colombiano de Bagadó, no departamento de Chocó, afirmaram que caiu na quarta-feira uma "chuva de sangue", segundo destacam hoje fontes da região.
"A água caía no teto e, do teto à terra, era sangue e isso me deu muito medo", explicou à Agência Efe Emérito Córdoba, um vigia de 71 anos que presenciou o fenômeno.
Ele reconheceu, no entanto, que não podia assegurar se o sangue era "humano, de vaca ou de porco".
A chuva de sangue começou às 10 horas e se estendeu durante 30 minutos.
O vigilante foi à rua para contemplar como a parte alta do povoado, onde "há muitos cemitérios", tinha se transformado em uma enchente de sangue.
"Nesse momento, fiquei com medo de sair à rua, porque não queríamos nos sujar de sangue, tudo o que arrastava era sangue", afirmou Córdoba.
No entanto, disse que teve coragem de pegar uma amostra do líquido e levá-la à boca.
"Vamos coletar um pouco do sangue, porque é a única forma de fazer com que acreditem em nós", afirmou Córdoba e, em seguida, colheu uma mostra do líquido.
O padre Jhonny Milton Córdoba, pároco de Bagadó, já tinha sido informado do fato apocalíptico, mas a falta de combustível o impediu de ser aproximar de La Sierra, localizada a meia hora de navegação pelo Rio Andágueda, segundo explicou à imprensa.
O vigia decidiu então levar ao sacerdote as amostras na manhã de hoje, mas, para sua surpresa, o conteúdo da garrafa tinha se tornado transparente, "como a água".
O padre, ao receber as amostras e dezenas de ligações dos habitantes de La Sierra e de jornalistas, decidiu que os cientistas deveriam analisar o conteúdo da garrafa.
"A levamos a um laboratório, e o bacteriologista confirmou que era sangue", explicou o padre.
Ele não se atreveu, no entanto, a emitir um veredicto e apenas se referiu ao que acreditam os habitantes de La Sierra: "Acham é um sinal de Deus".
O monsenhor Fidel León Cadavid, Bispo de Quibdó (a capital departamental), também não quis comentar o caso.
"Acontecem coisas inexplicáveis, por isso não se pode tentar dar uma hipótese. O que estamos fazendo é esperar que o padre mande a Quibdó a amostra do líquido", disse à imprensa.
Fonte - BOL
Nota DDP:
O que me chamou a atenção foi a menção a sinais, muito embora saibamos que nas pragas descritas em Apocalipse 8 o sangue faça parte do contexto do início das pragas. Em um mundo que busca sinais e evidências em substituição à fé simples, a advertência de Cristo para que nos cuidemos com os sinais em Mateus 24:24 continua plenamente em vigor.
"A água caía no teto e, do teto à terra, era sangue e isso me deu muito medo", explicou à Agência Efe Emérito Córdoba, um vigia de 71 anos que presenciou o fenômeno.
Ele reconheceu, no entanto, que não podia assegurar se o sangue era "humano, de vaca ou de porco".
A chuva de sangue começou às 10 horas e se estendeu durante 30 minutos.
O vigilante foi à rua para contemplar como a parte alta do povoado, onde "há muitos cemitérios", tinha se transformado em uma enchente de sangue.
"Nesse momento, fiquei com medo de sair à rua, porque não queríamos nos sujar de sangue, tudo o que arrastava era sangue", afirmou Córdoba.
No entanto, disse que teve coragem de pegar uma amostra do líquido e levá-la à boca.
"Vamos coletar um pouco do sangue, porque é a única forma de fazer com que acreditem em nós", afirmou Córdoba e, em seguida, colheu uma mostra do líquido.
O padre Jhonny Milton Córdoba, pároco de Bagadó, já tinha sido informado do fato apocalíptico, mas a falta de combustível o impediu de ser aproximar de La Sierra, localizada a meia hora de navegação pelo Rio Andágueda, segundo explicou à imprensa.
O vigia decidiu então levar ao sacerdote as amostras na manhã de hoje, mas, para sua surpresa, o conteúdo da garrafa tinha se tornado transparente, "como a água".
O padre, ao receber as amostras e dezenas de ligações dos habitantes de La Sierra e de jornalistas, decidiu que os cientistas deveriam analisar o conteúdo da garrafa.
"A levamos a um laboratório, e o bacteriologista confirmou que era sangue", explicou o padre.
Ele não se atreveu, no entanto, a emitir um veredicto e apenas se referiu ao que acreditam os habitantes de La Sierra: "Acham é um sinal de Deus".
O monsenhor Fidel León Cadavid, Bispo de Quibdó (a capital departamental), também não quis comentar o caso.
"Acontecem coisas inexplicáveis, por isso não se pode tentar dar uma hipótese. O que estamos fazendo é esperar que o padre mande a Quibdó a amostra do líquido", disse à imprensa.
Fonte - BOL
Nota DDP:
O que me chamou a atenção foi a menção a sinais, muito embora saibamos que nas pragas descritas em Apocalipse 8 o sangue faça parte do contexto do início das pragas. Em um mundo que busca sinais e evidências em substituição à fé simples, a advertência de Cristo para que nos cuidemos com os sinais em Mateus 24:24 continua plenamente em vigor.
Crise econômica coloca em xeque os modelos europeus

Os países da União Européia vêem-se hoje sob o risco de sucumbir à crise econômica que assola o mundo. O "modelo social europeu", até há pouco tempo aclamado como o grande diferencial do continente em relação aos EUA, está agora sendo posto à prova.
Na teoria, a Europa conseguiu equilibrar a eficiência dos mercados e um compromisso com a igualdade e a justiça social. É algo que vem sendo muito repetido ao longo dos anos de crescimento econômico, mas que agora precisa ser avaliado à luz da economia a caminho da recessão.
Em 2005, um think-tank de Bruxelas realizou um estudo no qual os membros mais antigos da União Européia foram divididos em quatro grupos e avaliados segundo dois critérios: o vigor para a geração de emprego e a capacidade de manter as pessoas fora da pobreza.
Constatou-se, por exemplo, que os países do Mediterrâneo fracassaram em ambos, enquanto as chamadas nações continentais, como França e Alemanha, são boas em ajudar as pessoas a não caírem na pobreza -- tendo em vista seus generosos modelos de bem-estar social -- mas nem tanto em criar as condições para que possam trabalhar.
Fonte - Opinião e Notícia
Na teoria, a Europa conseguiu equilibrar a eficiência dos mercados e um compromisso com a igualdade e a justiça social. É algo que vem sendo muito repetido ao longo dos anos de crescimento econômico, mas que agora precisa ser avaliado à luz da economia a caminho da recessão.
Em 2005, um think-tank de Bruxelas realizou um estudo no qual os membros mais antigos da União Européia foram divididos em quatro grupos e avaliados segundo dois critérios: o vigor para a geração de emprego e a capacidade de manter as pessoas fora da pobreza.
Constatou-se, por exemplo, que os países do Mediterrâneo fracassaram em ambos, enquanto as chamadas nações continentais, como França e Alemanha, são boas em ajudar as pessoas a não caírem na pobreza -- tendo em vista seus generosos modelos de bem-estar social -- mas nem tanto em criar as condições para que possam trabalhar.
Fonte - Opinião e Notícia
Espanhóis abortam a 9 de cada 10 crianças diagnosticadas com síndrome de Down

MADRI, 31 Jul. 08 / 03:42 am (ACI).- A Associação Nacional para a Defesa do Direito à Objeção de Consciência (ANDOC) denunciou que nove de cada dez bebês diagnosticados com síndrome de Down são abortados por seus pais na Espanha.
José Antonio Díez, coordenador general de ANDOC, denunciou que em 94,5 por cento dos casos em que o diagnóstico pré-natal indica a presença de Síndrome de Down, o bebê é abortado.
O diagnóstico se usa para “uma prática eugênica, de eliminação das crianças com deficiências mais ou menos graves. Ao médico não se lhe deixa em liberdade para oferecer alternativas”, e por este motivo surgiu a objeção de consciência perante o diagnóstico pré-natal que não tem fins curativos, indicou Díez.
O Código Penal não sanciona o aborto quando se presume “que o feto terá que nascer com graves deficiências físicas ou psíquicas” como Trisomía 21, a Trisomía 16 e a Trisomía 18, espinha bífida, anencefalia, microcefalia e má formações cardíacas ou de extremidades isoladas.
Segundo a fundação Linha de Atenção à Mulher, permitir o aborto de pessoas com descapacidades implica uma discriminação “incompatível com a Convenção sobre os direitos das pessoas com descapacidade aprovada pela ONU em Nova Iorque em 13 de dezembro de 2006. Espanha assinou essa Convenção em 3 de dezembro de 2007, e entrou em vigor em 3 de maio passado”.
Em seu décimo artigo, a Convenção sustenta que “os Estados Parte reafirmam o direito inerente à vida de todos os seres humanos e adotarão todas as medidas necessárias para garantir o gozo efetivo desse direito pelas pessoas com descapacidade em igualdade de condições com as demais”.
Fonte - ACI
José Antonio Díez, coordenador general de ANDOC, denunciou que em 94,5 por cento dos casos em que o diagnóstico pré-natal indica a presença de Síndrome de Down, o bebê é abortado.
O diagnóstico se usa para “uma prática eugênica, de eliminação das crianças com deficiências mais ou menos graves. Ao médico não se lhe deixa em liberdade para oferecer alternativas”, e por este motivo surgiu a objeção de consciência perante o diagnóstico pré-natal que não tem fins curativos, indicou Díez.
O Código Penal não sanciona o aborto quando se presume “que o feto terá que nascer com graves deficiências físicas ou psíquicas” como Trisomía 21, a Trisomía 16 e a Trisomía 18, espinha bífida, anencefalia, microcefalia e má formações cardíacas ou de extremidades isoladas.
Segundo a fundação Linha de Atenção à Mulher, permitir o aborto de pessoas com descapacidades implica uma discriminação “incompatível com a Convenção sobre os direitos das pessoas com descapacidade aprovada pela ONU em Nova Iorque em 13 de dezembro de 2006. Espanha assinou essa Convenção em 3 de dezembro de 2007, e entrou em vigor em 3 de maio passado”.
Em seu décimo artigo, a Convenção sustenta que “os Estados Parte reafirmam o direito inerente à vida de todos os seres humanos e adotarão todas as medidas necessárias para garantir o gozo efetivo desse direito pelas pessoas com descapacidade em igualdade de condições com as demais”.
Fonte - ACI
II Timóteo 3:1-5
Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Diálogo inter-religioso chega à universidade
“Realiza-se na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, uma conferência sobre o diálogo inter-religioso com o tema "Amar a Deus e ao próximo com palavras e nos fatos".” Participam do encontro vários líderes cristãos, muçulmanos e judeus a fim de corrigir as percepções às vezes distorcidas entre ocidente e oriente.”
A iniciativa visa “romper o gelo da falta de confiança entre ocidente e Islã.” É um passo importante na busca da “paz e segurança” de que fala I Tess. 5:3. Pelo visto, a vinda de JESUS está mesmo muito próxima. Até nas universidades o assunto do diálogo inter-religioso, para unir todas as formas de adoração numa só, já despertou interesse.
JESUS volta logo! Preparemo-nos!
Fonte: http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=221624
2008-07-29
Fonte - Cristo Voltará
A iniciativa visa “romper o gelo da falta de confiança entre ocidente e Islã.” É um passo importante na busca da “paz e segurança” de que fala I Tess. 5:3. Pelo visto, a vinda de JESUS está mesmo muito próxima. Até nas universidades o assunto do diálogo inter-religioso, para unir todas as formas de adoração numa só, já despertou interesse.
JESUS volta logo! Preparemo-nos!
Fonte: http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=221624
2008-07-29
Fonte - Cristo Voltará
Gastos com biometria devem alcançar US$ 7,3 bilhões
Seu corpo é sua senha. Estudos da ABI Research apontam que os gastos com tecnologias de biometria no mundo irão alcançar US$ 7,3 bilhões em 2013. Para se ter uma idéia, esse valor deve chegar a US$ 3 bilhões neste ano.
O crescimento deverá ser dirigido para aumentar a segurança tanto em setores públicos quanto em setores privados.
O reconhecimento por meio das impressões digitais dos dedos continuará a ser o meio mais comum de biometria, mas os sistemas de reconhecimento de face, íris, mãos e voz também serão continuamente adotados.
Fonte - UOL
Nota DDP:
[ironic on]Não se preocupe, é tudo para a sua "segurança"[ironic off]. Ser impedido de comprar ou vender nunca foi tão palpável...
O crescimento deverá ser dirigido para aumentar a segurança tanto em setores públicos quanto em setores privados.
O reconhecimento por meio das impressões digitais dos dedos continuará a ser o meio mais comum de biometria, mas os sistemas de reconhecimento de face, íris, mãos e voz também serão continuamente adotados.
Fonte - UOL
Nota DDP:
[ironic on]Não se preocupe, é tudo para a sua "segurança"[ironic off]. Ser impedido de comprar ou vender nunca foi tão palpável...
Polícia inglesa tem 4 milhões de registos de ADN
Reino Unido enfrenta acusações de caminhar para um Estado totalitário
O maior banco de registos de ADN do Mundo, no Reino Unido, tem 4 milhões de nomes. 40% são de negros, 13% de asiáticos e 9% de brancos. "É o primeiro passo para um Estado totalitário", diz a Comissão de Genética do país.
A Comissão de Genética Humana (HGC) do Reino Unido apresentou um relatório sobre o banco de ADN da Polícia britânica, o maior do Mundo, que conta com o registo de 4 milhões de pessoas, afirma o jornal "The Guardian".
Entre os registos, há casos considerados pela HGC como inaceitáveis de pessoas detidas por jogarem a bola em local considerado impróprio ou por atirarem bolas de neve.
O grupo de especialistas pede a exclusão dos dados de pessoas sem ficha criminal e o controlo independente das informações do banco de ADN.
Entre estas informações estão as de um milhão de pessoas que não foram declaradas culpadas de crime algum, incluindo 100 mil menores acusados de crimes sem importância legal, afirma em um relatório a Comissão de Genética Humana.
Neste âmbito, predominam os jovens negros - 40% do total - em comparação com 13% de asiáticos e apenas 9% de brancos.
A Polícia britânica realiza testes genéticos de todas as pessoas que detém, independentemente de serem ou não acusadas após algum crime, e o seu ADN fica então nesse registo central.
A Polícia pode prender por mendicidade, bebedeira, alteração da ordem pública, mau estacionamento ou por participar numa manifestação ilegal.
Segundo um membro da HGC, este banco de dados é "o primeiro passo para um Estado totalitário". A Comissão pediu que, após algum tempo de manutenção dos registos, sejam eliminadas da base de dados as informações relativas a crimes menores ou de pessoas que não tenham sequer sido condenadas.
Para a HGC, o facto do banco conservar o ADN de adultos que já cumpriram pena ou foram considerados inocentes pelo tribunal equivale a criminalizar o indivíduo por toda a vida.
"Actualmente não se distingue entre alguém detido por alteração da ordem pública ou um assassino convicto e sentenciado", diz o relatório da Comissão, cujos membros querem alertar o público sobre os perigos deste banco de dados.
Um porta-voz do Ministério do Interior britânico disse ao jornal "The Independent" que "o banco de informações genéticas é uma ferramenta-chave que revolucionou a forma como a Polícia pode proteger o público, identificando os criminosos e fazendo com que haja mais penas".
Fonte - Jornal de Notícias
O maior banco de registos de ADN do Mundo, no Reino Unido, tem 4 milhões de nomes. 40% são de negros, 13% de asiáticos e 9% de brancos. "É o primeiro passo para um Estado totalitário", diz a Comissão de Genética do país.
A Comissão de Genética Humana (HGC) do Reino Unido apresentou um relatório sobre o banco de ADN da Polícia britânica, o maior do Mundo, que conta com o registo de 4 milhões de pessoas, afirma o jornal "The Guardian".
Entre os registos, há casos considerados pela HGC como inaceitáveis de pessoas detidas por jogarem a bola em local considerado impróprio ou por atirarem bolas de neve.
O grupo de especialistas pede a exclusão dos dados de pessoas sem ficha criminal e o controlo independente das informações do banco de ADN.
Entre estas informações estão as de um milhão de pessoas que não foram declaradas culpadas de crime algum, incluindo 100 mil menores acusados de crimes sem importância legal, afirma em um relatório a Comissão de Genética Humana.
Neste âmbito, predominam os jovens negros - 40% do total - em comparação com 13% de asiáticos e apenas 9% de brancos.
A Polícia britânica realiza testes genéticos de todas as pessoas que detém, independentemente de serem ou não acusadas após algum crime, e o seu ADN fica então nesse registo central.
A Polícia pode prender por mendicidade, bebedeira, alteração da ordem pública, mau estacionamento ou por participar numa manifestação ilegal.
Segundo um membro da HGC, este banco de dados é "o primeiro passo para um Estado totalitário". A Comissão pediu que, após algum tempo de manutenção dos registos, sejam eliminadas da base de dados as informações relativas a crimes menores ou de pessoas que não tenham sequer sido condenadas.
Para a HGC, o facto do banco conservar o ADN de adultos que já cumpriram pena ou foram considerados inocentes pelo tribunal equivale a criminalizar o indivíduo por toda a vida.
"Actualmente não se distingue entre alguém detido por alteração da ordem pública ou um assassino convicto e sentenciado", diz o relatório da Comissão, cujos membros querem alertar o público sobre os perigos deste banco de dados.
Um porta-voz do Ministério do Interior britânico disse ao jornal "The Independent" que "o banco de informações genéticas é uma ferramenta-chave que revolucionou a forma como a Polícia pode proteger o público, identificando os criminosos e fazendo com que haja mais penas".
Fonte - Jornal de Notícias
Coréia do Norte registra maior fome em 10 anos

Programa Mundial de Alimentos afirma que 75% dos lares diminuíram quantidade de alimentos consumidos.
Mônica Villela Grayley, Rádio ONU em Nova York.
Uma pesquisa das Nações Unidas sugere que milhões de pessoas na Coréia do Norte estão vivendo a pior crise alimentar dos últimos 10 anos.
Segundo o Programa Mundial de Alimentos, PMA, 75% dos lares norte-coreanos diminuíram a quantidade de comida consumida.
Cheias
O diretor do PMA na Coréia do Norte, Jean-Pierre de Margerie, disse que a escassez de alimentos está atingindo um nível precário para os milhões de afetados.
Entre as causas da crise estão as cheias de agosto, do ano passado, e más colheitas que levaram também a um aumento no preço dos alimentos. O maior desde 2001.
De acordo com o PMA, a crise alimentar levou a agência a expandir a distribuição de comida cerca de 500%, atendendo agora quase 6,5 milhões de pessoas no país.
Uma ação de emergência do PMA e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, realizada em junho, informou que a produção de alimentos na Coréia do Norte caiu ao mesmo tempo que foi registrada uma queda na importação de comida.
O estudo do PMA também revela que por causa da crise alimentar no país, o número de crianças malnutridas aumentou em hospitais além de crianças admitidas com diarréia após terem consumido alimentos silvestres.
Fonte - Nações Unidas
Mônica Villela Grayley, Rádio ONU em Nova York.
Uma pesquisa das Nações Unidas sugere que milhões de pessoas na Coréia do Norte estão vivendo a pior crise alimentar dos últimos 10 anos.
Segundo o Programa Mundial de Alimentos, PMA, 75% dos lares norte-coreanos diminuíram a quantidade de comida consumida.
Cheias
O diretor do PMA na Coréia do Norte, Jean-Pierre de Margerie, disse que a escassez de alimentos está atingindo um nível precário para os milhões de afetados.
Entre as causas da crise estão as cheias de agosto, do ano passado, e más colheitas que levaram também a um aumento no preço dos alimentos. O maior desde 2001.
De acordo com o PMA, a crise alimentar levou a agência a expandir a distribuição de comida cerca de 500%, atendendo agora quase 6,5 milhões de pessoas no país.
Uma ação de emergência do PMA e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, realizada em junho, informou que a produção de alimentos na Coréia do Norte caiu ao mesmo tempo que foi registrada uma queda na importação de comida.
O estudo do PMA também revela que por causa da crise alimentar no país, o número de crianças malnutridas aumentou em hospitais além de crianças admitidas com diarréia após terem consumido alimentos silvestres.
Fonte - Nações Unidas
Relatório aponta "epidemia" de Aids em 33 milhões de pessoas
De acordo com dados referentes a 2007 retirados do Relatório sobre a Epidemia Global de Aids (UNAIDS), existem no mundo cerca de 33 milhões de pessoas com HIV. No ano passado houve 2.7 milhões de novas infecções e 2 milhões de mortes relacionadas a doença.
O relatório revela que as mulheres representam metade de todas as infecções pelo HIV do mundo, porcentagem que permaneceu estável nos últimos anos. Ainda de acordo com o estudo, cerca de 370 mil crianças foram infectadas pelo HIV em 2007. O número total de crianças vivendo com HIV aumentou de 1.6 milhões em 2001 para 2 milhões em 2007 e quase 90% delas vivem na África Sub-Saariana.
A porcentagem global de adultos vivendo com HIV estabilizou-se desde o ano 2000. Em quase todas as regiões fora da África Sub-Saariana, o HIV afeta na mesma proporção a usuários de drogas injetáveis do sexo masculino que são homossexuais e aos trabalhadores sexuais.
Segundo o UNAIDS, a África Sub-Saariana tem dois terços do total de pessoas vivendo com HIV no mundo. Por outro lado, o relatório aponta para um "progresso" na prevenção da transmissão materno-infantil do HIV. A porcentagem de mulheres grávidas vivendo com HIV que receberam tratamento anti-retroviral para prevenir a transmissão materno-infantil aumentou de 9% em 2004 para 33% em 2007.
O estudo também traz dados positivos em relação ao tratamento da doença. Quase 3 milhões de pessoas recebiam tratamento anti-retroviral em países de baixa e média rendas no final de 2007.
Fonte - Tudo na Hora
O relatório revela que as mulheres representam metade de todas as infecções pelo HIV do mundo, porcentagem que permaneceu estável nos últimos anos. Ainda de acordo com o estudo, cerca de 370 mil crianças foram infectadas pelo HIV em 2007. O número total de crianças vivendo com HIV aumentou de 1.6 milhões em 2001 para 2 milhões em 2007 e quase 90% delas vivem na África Sub-Saariana.
A porcentagem global de adultos vivendo com HIV estabilizou-se desde o ano 2000. Em quase todas as regiões fora da África Sub-Saariana, o HIV afeta na mesma proporção a usuários de drogas injetáveis do sexo masculino que são homossexuais e aos trabalhadores sexuais.
Segundo o UNAIDS, a África Sub-Saariana tem dois terços do total de pessoas vivendo com HIV no mundo. Por outro lado, o relatório aponta para um "progresso" na prevenção da transmissão materno-infantil do HIV. A porcentagem de mulheres grávidas vivendo com HIV que receberam tratamento anti-retroviral para prevenir a transmissão materno-infantil aumentou de 9% em 2004 para 33% em 2007.
O estudo também traz dados positivos em relação ao tratamento da doença. Quase 3 milhões de pessoas recebiam tratamento anti-retroviral em países de baixa e média rendas no final de 2007.
Fonte - Tudo na Hora
Vaticano estuda hipótese de união com os anglicanos dissidentes
CIDADE DO VATICANO, 29 Jul 2008 (AFP) - O Vaticano estuda com atenção o pedido do braço dissidente da Igreja anglicana de se juntar à Igreja católica, segundo um documento revelado nesta terça-feira, num momento de crise da comunhão anglicana.
O cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a doutrina da fé, guardiã do dogma católico, afirmou aos dissidentes que está estudando "com uma séria atenção" a perspectiva de uma "união", conforme estes últimos propuseram, em uma carta publicada em seu site.
Em carta enviada em 5 de julho ao primaz da Comunhão tradicional anglicana, o arcebispo australiano John Hepworth, o cardeal Levada destacou, no entanto, que "a situação dentro da comunhão anglicana em geral se tornou sensivelmente mais complexa nessas últimas semanas".
Os anglicanos tradicionais se separaram da Comunhão anglicana sobre a questão da ordenação dos pastores mulheres em 1990 e reivindicam 400.000 fiéis.
Uma nova crise abala hoje a Comunhão anglicana sobre a questão da ordenação de bispos mulheres ou homossexuais declarados. Cerca de 650 bispos e arcebispos da Comunhão estão reunidos desde 16 de julho, até 4 de agosto, em Canterbury (sudeste da Inglaterra) para a Conferência de Lambeth", que acontece a cada dez anos.
Uma adesão dos dissidentes na Igreja católica possui diferentes problemas, principalmente porque o clérigo anglicano pode se casar, ao contrário dos padres católicos.
Fonte - BOL
Nota Cristo Voltará: A Comunhão Anglicana Tradicional, que tem pouco menos de meio milhão de membros, e que estão presentes na África, Austrália, no Estreito de Torres, Canadá, América Latina, Inglaterra, Irlanda, Índia, Paquistão, Japão e nos Estados Unidos, enviou pedido por carta para formar unidade corporativa com a Santa Sé. Significa união doutrinária com a Igreja Católica, mas mantendo autonomia decisória. Esse assunto está sendo estudado pelas autoridades da Igreja Católica. A carta foi envidada dia 05 de julho. Em grande parte a iniciativa foi provocada pela decisão da igreja anglicana de aceitar bispos homossexuais, a agora, da ordenação de mulheres para o sacerdócio. O pedido foi bem recebido pelo Vaticano e já houve resposta diplomática assegurando que o assunto será tratado com deferência.
Uma igreja dividida se enfraquece, e nessa condição, vai na direção que jamais deveria ir. Sinais e mais sinais da união das igrejas para a brande batalha final do Armagedon.
O cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a doutrina da fé, guardiã do dogma católico, afirmou aos dissidentes que está estudando "com uma séria atenção" a perspectiva de uma "união", conforme estes últimos propuseram, em uma carta publicada em seu site.
Em carta enviada em 5 de julho ao primaz da Comunhão tradicional anglicana, o arcebispo australiano John Hepworth, o cardeal Levada destacou, no entanto, que "a situação dentro da comunhão anglicana em geral se tornou sensivelmente mais complexa nessas últimas semanas".
Os anglicanos tradicionais se separaram da Comunhão anglicana sobre a questão da ordenação dos pastores mulheres em 1990 e reivindicam 400.000 fiéis.
Uma nova crise abala hoje a Comunhão anglicana sobre a questão da ordenação de bispos mulheres ou homossexuais declarados. Cerca de 650 bispos e arcebispos da Comunhão estão reunidos desde 16 de julho, até 4 de agosto, em Canterbury (sudeste da Inglaterra) para a Conferência de Lambeth", que acontece a cada dez anos.
Uma adesão dos dissidentes na Igreja católica possui diferentes problemas, principalmente porque o clérigo anglicano pode se casar, ao contrário dos padres católicos.
Fonte - BOL
Nota Cristo Voltará: A Comunhão Anglicana Tradicional, que tem pouco menos de meio milhão de membros, e que estão presentes na África, Austrália, no Estreito de Torres, Canadá, América Latina, Inglaterra, Irlanda, Índia, Paquistão, Japão e nos Estados Unidos, enviou pedido por carta para formar unidade corporativa com a Santa Sé. Significa união doutrinária com a Igreja Católica, mas mantendo autonomia decisória. Esse assunto está sendo estudado pelas autoridades da Igreja Católica. A carta foi envidada dia 05 de julho. Em grande parte a iniciativa foi provocada pela decisão da igreja anglicana de aceitar bispos homossexuais, a agora, da ordenação de mulheres para o sacerdócio. O pedido foi bem recebido pelo Vaticano e já houve resposta diplomática assegurando que o assunto será tratado com deferência.
Uma igreja dividida se enfraquece, e nessa condição, vai na direção que jamais deveria ir. Sinais e mais sinais da união das igrejas para a brande batalha final do Armagedon.
Cientistas descobrem novas rachaduras em camadas de gelo
Toronto (Canadá), 29 jul (EFE).- Cientistas canadenses detectaram novas rachaduras em Ward Hunt, a maior plataforma de gelo do Ártico, em mais um indício dos efeitos do aquecimento global nas regiões setentrionais do planeta.
O jornal canadense "The Globe and Mail" disse em sua edição de hoje que uma porção de gelo de quatro quilômetros quadrados se desprendeu da plataforma de gelo Ward Hunt, a maior rachadura desde 2005.
Durante o século passado desapareceram aproximadamente 8 mil dos 9 mil quilômetros quadrados dessa camada de gelo.
O jornal disse que uma equipe, da qual fez parte Derek Mueller, o especialista que descobriu em 2002 a primeira grande rachadura da plataforma, encontrou em abril passado novas falhas de 40 metros de largura e 18 quilômetros de comprimento, na beira da Ward Hunt.
A barreira tem uma superfície de 350 quilômetros quadrados e une a pequena ilha Ward Hunt com a ilha Ellesmere, uma das maiores massas de terra do Ártico canadense.
Os cientistas consideram que as novas rachaduras são a antecipação de uma nova divisão da plataforma e temem que a camada de gelo Ward Hunt esteja destinada a desaparecer totalmente.
Trudy Wohlleben, especialista do Serviço de Gelo Canadense (que vigia as condições do gelo que podem afetar a navegação), assinalou ao periódico que a nova ilha de gelo procedente da plataforma provavelmente se desprendeu na semana passada.
Outros especialistas indicaram que a espessura da camada de gelo passou de cerca de 70 metros nos anos 50 para aproximadamente 35 metros nos anos 90.
Em 2005 a camada de gelo Ayles se rompeu totalmente e deixou à deriva uma ilha de gelo de 66 quilômetros quadrados.
Fonte - BOL
O jornal canadense "The Globe and Mail" disse em sua edição de hoje que uma porção de gelo de quatro quilômetros quadrados se desprendeu da plataforma de gelo Ward Hunt, a maior rachadura desde 2005.
Durante o século passado desapareceram aproximadamente 8 mil dos 9 mil quilômetros quadrados dessa camada de gelo.
O jornal disse que uma equipe, da qual fez parte Derek Mueller, o especialista que descobriu em 2002 a primeira grande rachadura da plataforma, encontrou em abril passado novas falhas de 40 metros de largura e 18 quilômetros de comprimento, na beira da Ward Hunt.
A barreira tem uma superfície de 350 quilômetros quadrados e une a pequena ilha Ward Hunt com a ilha Ellesmere, uma das maiores massas de terra do Ártico canadense.
Os cientistas consideram que as novas rachaduras são a antecipação de uma nova divisão da plataforma e temem que a camada de gelo Ward Hunt esteja destinada a desaparecer totalmente.
Trudy Wohlleben, especialista do Serviço de Gelo Canadense (que vigia as condições do gelo que podem afetar a navegação), assinalou ao periódico que a nova ilha de gelo procedente da plataforma provavelmente se desprendeu na semana passada.
Outros especialistas indicaram que a espessura da camada de gelo passou de cerca de 70 metros nos anos 50 para aproximadamente 35 metros nos anos 90.
Em 2005 a camada de gelo Ayles se rompeu totalmente e deixou à deriva uma ilha de gelo de 66 quilômetros quadrados.
Fonte - BOL
Dois imensos blocos de gelo se desprendem de plataforma no Ártico
MONTREAL (AFP) - Dois imensos blocos de gelo, totalizando quase 20 km², se desprenderam na semana passada da maior plataforma de gelo do Ártico, informaram nesta terça-feira responsáveis canadenses.
Uma ilha de gelo flutuante de 4 a 5 km² e outra de 14 km² se formaram depois de seu desprendimento da plataforma de gelo Ward Hunt, contígua à ilha de Ellesmere, no extremo norte do Canadá, declarou à AFP Luc Desjardins, do Serviço canadense do gelo.
"A primeira teria se desprendido no dia 22 de julho, e a segunda na madrugada de 24 de julho", destacou, acrescentando que vários pedaços menores também se desprenderam da plataforma e estão à deriva.
Sua presença no Ártico não prejudica, por enquanto, a circulação marítima nestas águas, garantiu Desjardins.
Trata-se da maior ruptura de gelo no Ártico desde o desprendimento, em 2005, da "ilha de gelo Ayles", de 66 km², uma superfície equivalente à de Manhattan.
Uma equipe científica canadense realizou um vôo de reconhecimento sobre o primeiro iceberg e analisou dados de satélites, verificando o desprendimento do segundo bloco de gelo.
Cinco grandes plataformas de gelo cercam a extremidade norte da ilha de Ellesmere, das quais Ward Hunt é a mais importante, com uma superfície total de 443 km2.
As plataformas de gelo da ilha de Ellesmere, de vastas faixas de gelo espesso e ondulante que flutuam sobre o mar mas estão presas à terra, existem a cerca de 4 mil anos, segundo pesquisadores canadenses.
"Comprovamos que durante o século XX houve uma perda de 90% da superfície de gelo" na zona. "É um processo iniciado há algum tempo, mas observamos acontecimentos pontuais", disse Derek Mueller, um geógrafo especialista em Ártico da Universidade de Trent, em Ontario.
Mueller citou o caso da plataforma de gelo de Petersen, que perdeu um terço de sua superfície entre 2005 e 2007.
O desprendimento destes imensos blocos de gelo indicam um aquecimento do clima no extremo Ártico, segundo vários pesquisadores.
Fonte - Yahoo
Uma ilha de gelo flutuante de 4 a 5 km² e outra de 14 km² se formaram depois de seu desprendimento da plataforma de gelo Ward Hunt, contígua à ilha de Ellesmere, no extremo norte do Canadá, declarou à AFP Luc Desjardins, do Serviço canadense do gelo.
"A primeira teria se desprendido no dia 22 de julho, e a segunda na madrugada de 24 de julho", destacou, acrescentando que vários pedaços menores também se desprenderam da plataforma e estão à deriva.
Sua presença no Ártico não prejudica, por enquanto, a circulação marítima nestas águas, garantiu Desjardins.
Trata-se da maior ruptura de gelo no Ártico desde o desprendimento, em 2005, da "ilha de gelo Ayles", de 66 km², uma superfície equivalente à de Manhattan.
Uma equipe científica canadense realizou um vôo de reconhecimento sobre o primeiro iceberg e analisou dados de satélites, verificando o desprendimento do segundo bloco de gelo.
Cinco grandes plataformas de gelo cercam a extremidade norte da ilha de Ellesmere, das quais Ward Hunt é a mais importante, com uma superfície total de 443 km2.
As plataformas de gelo da ilha de Ellesmere, de vastas faixas de gelo espesso e ondulante que flutuam sobre o mar mas estão presas à terra, existem a cerca de 4 mil anos, segundo pesquisadores canadenses.
"Comprovamos que durante o século XX houve uma perda de 90% da superfície de gelo" na zona. "É um processo iniciado há algum tempo, mas observamos acontecimentos pontuais", disse Derek Mueller, um geógrafo especialista em Ártico da Universidade de Trent, em Ontario.
Mueller citou o caso da plataforma de gelo de Petersen, que perdeu um terço de sua superfície entre 2005 e 2007.
O desprendimento destes imensos blocos de gelo indicam um aquecimento do clima no extremo Ártico, segundo vários pesquisadores.
Fonte - Yahoo
Gelo Livre
A camada de gelo da Groenlândia representa uma das mais perturbadoras ameaças do aquecimento global. As vastas extensões das geleiras – concentradas, em média, a 2,5 quilômetros de profundidade -- contém água o suficiente para elevar os níveis por todo o mundo em até 7 metros. Caso elas derretam ou, de outra forma, deslizem para dentro do oceano, inundariam capitais costeiras, submergiriam ilhas tropicais e, em geral, redesenhariam o atlas mundial. A introdução de água fresca poderia retardar ou paralisar as correntes dos oceanos, mergulhando a Europa num amargo inverno.
...
Fonte - Último Segundo
Nota DDP:
Nas próximas notícias observaremos a quantas anda esse processo de deteriorização dos polos...
...
Fonte - Último Segundo
Nota DDP:
Nas próximas notícias observaremos a quantas anda esse processo de deteriorização dos polos...
Terremoto atinge sul da Califórnia; não há registro de feridos

Um terremoto de 5,4 graus na escala Richter atingiu o sul da Califórnia nesta terça-feira, fazendo prédios tremerem e provocando a retirada por precaução das pessoas de algumas construções. Não há informações sobre vítimas ou danos materiais.
O tremor foi sentido de Los Angeles a San Diego e, de forma leve, em Las Vegas.
Anteriormente, o Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA (U.S. Geological Survey) havia informado que a intensidade do tremor era de 5,8 graus na escala Richter. Seu epicentro foi localizado a 47 km a leste-sudeste do centro de Los Angeles, perto das montanhas Chino, no Condado de San Bernardino.
Dez tremores secundários foram sentidos nos minutos seguintes, incluindo três com intensidade estimada em 3,8 graus, e a agência dos EUA estimou que o epicentro estava a 13 km abaixo da superfície.
O porta-voz dos bombeiros de Los Angeles Brian Humphrey afirmou que não há informações sobre feridos ou danos em Los Angeles. Um comunicado do Condado de San Bernardino também não registra danos.
O terremoto ocorreu às 11h42 (15h42 em Brasília). Edifícios no centro de Los Angeles tremeram por diversos segundos. Funcionários rapidamente esvaziaram alguns edifícios de escritórios.
"Foi dramático. O prédio todo se moveu e isso durou um tempo", disse Steve Whitmore, porta-voz do xerife de Los Angeles.
"Big One"
O Estado da Califórnia, situado sobre falhas tectônicas --entre elas as mais ativas do mundo--, vive sob o temor do "Big One" -- sismo devastador previsto para ocorrer sob a falha de San Andreas.
Cientistas estimam que há 70% de riscos de que ele possa se produzir nos próximos 30 anos.
Especialistas afirmam que a linha de falhas na região provoca um tremor de grande intensidade uma vez a cada 150 anos. A última grande tragédia ocorreu em 1906, quando cerca de 700 pessoas foram mortas devido a um terremoto.
Em janeiro de 1994, um tremor de magnitude de 6,7 graus em Northridge, perto de Chatsworth, causou a morte de 72 pessoas e deixou 10 mil feridos.
No Condado de Orange, cerca de 2.000 membros da polícia americana participavam de uma conferência sobre gangues em um hotel em Anaheim quando o tremor chacoalhou a sala de conferências.
Mike Willever, que estava no hotel, declarou: "Primeiro, ouvimos o teto balançando, então o lustre começou a balançar e, então, houve um movimento repentino no chão.
Chris Watkins, de San Diego, disse ter sentido vários outros tremores, mas esse "foi um dos piores".
Fonte - Folha
segunda-feira, 28 de julho de 2008
O descanso domincal em voga
Após a discussão do tema na Croácia, o avanço é sensível em outros países.
Argentina:
Descanso dominical, tema proibido na agenda dos supermercados
Promotora da iniciativa pelo descanso dominical busca adesões na cidade
México:
Para quê o descanso?
Chile
Iniciada discussão de projeto que estabelece o descanso dominical obrigatório no comércio
Como se vê o tema parece tomar corpo, vide o post anterior sobre as blue laws.
Argentina:
Descanso dominical, tema proibido na agenda dos supermercados
Promotora da iniciativa pelo descanso dominical busca adesões na cidade
México:
Para quê o descanso?
Chile
Iniciada discussão de projeto que estabelece o descanso dominical obrigatório no comércio
Como se vê o tema parece tomar corpo, vide o post anterior sobre as blue laws.
Novamente as "blue laws"
Recentemente foi veiculada notícia acerca do banimento das chamadas "blue laws" localmente no Colorado, EUA. Quando li esta matéria, fiquei pensando em como isso se alinharia à imposição de leis dominicais naquele país, uma vez que o fato era obviamente contrário a esta possibilidade.
Neste fim de semana recebi uma enorme leva de matérias tratando do tema, por exemplo:
Tempo de Indiana repelir suas blue laws
Domingos ainda regulados por blue laws
Essas laws fazem-me blue
Poderia citar outras, mas estas são suficientes para demonstrar que o assunto está em pauta, assim como já esteve a questão dos monumentos alusivos aos Dez Mandamentos em órgãos públicos nos EUA.
O Estado de Connecticut parece ser o próximo neste processo de discussão das "blue laws". Seria possível a discussão de banimento deste conceito em âmbito nacional, o que suscitaria uma discussão ampla do tema?
Neste fim de semana recebi uma enorme leva de matérias tratando do tema, por exemplo:
Tempo de Indiana repelir suas blue laws
Domingos ainda regulados por blue laws
Essas laws fazem-me blue
Poderia citar outras, mas estas são suficientes para demonstrar que o assunto está em pauta, assim como já esteve a questão dos monumentos alusivos aos Dez Mandamentos em órgãos públicos nos EUA.
O Estado de Connecticut parece ser o próximo neste processo de discussão das "blue laws". Seria possível a discussão de banimento deste conceito em âmbito nacional, o que suscitaria uma discussão ampla do tema?
A Nova Ordem Mundial e suas pontes
...
O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, pediu hoje, em Berlim, uma maior unidade entre Estados Unidos e Europa para fazer frente às "ameaças globais", como o terrorismo e a mudança climática, e lembrou que "nenhum país, por mais poderoso que seja, pode vencê-las sozinho".
"O único caminho é a unidade, derrubar barreiras e muros e construir em seu lugar pontes",
...
Fonte - G1
"Abater os muros em nome do ecumenismo" é o tema do encontro que se realizará em Mosbach, na Alemanha, no domingo, dia 27, na ex-igreja de Santa Juliana, dividida ao meio por um muro trezentos anos atrás.
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP:
Qualquer semelhança, não é mera coincidência.
O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, pediu hoje, em Berlim, uma maior unidade entre Estados Unidos e Europa para fazer frente às "ameaças globais", como o terrorismo e a mudança climática, e lembrou que "nenhum país, por mais poderoso que seja, pode vencê-las sozinho".
"O único caminho é a unidade, derrubar barreiras e muros e construir em seu lugar pontes",
...
Fonte - G1
"Abater os muros em nome do ecumenismo" é o tema do encontro que se realizará em Mosbach, na Alemanha, no domingo, dia 27, na ex-igreja de Santa Juliana, dividida ao meio por um muro trezentos anos atrás.
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP:
Qualquer semelhança, não é mera coincidência.
Terremotos más frecuentes
Como vengo haciendo con cierta frecuencia, recojo en un post los terremotos acaecidos desde el último informe, sólamente los que son de cierta consideración, de 5 ó 6 grados en adelante.
9 de Abril de 2008
"Una serie de sismos de hasta 7,5 grados de magnitud en la escala abierta de Richter sacudieron hoy la pequeña nación insular de Vanuatu situada en el Pacífico Sur" (Fuente: Prensa Latina)
12 de Abril de 2008
"Un terremoto de 7,5 grados de magnitud en la escala Richter sacudió hoy el mar cerca de la isla australiana de Macquarie en el Pacífico Sur, sin datos inmediatos sobre víctimas o daños materiales" (Fuente: Terra)
13 de Abril de 2008
"Terremoto de 7,1 grados sacudió la Antártida. El sismo se registró a 2.000 kilómetros al sur de Nueva Zelanda, según informó el Observatorio Geológico norteamericano. No hay riesgo de tsunamis" (Fuente: Infobae)
15 de Abril de 2008
"Un terremoto con una magnitude de 6,1 en la escala de Richter estremeció partes del suroeste de Guatemala, pero no hay informes de daños o heridos. " (Fuente: VoaNews)
18 de Abril de 2008
"Un terremoto de 5,2 grados en la escala abierta de Richter sacudió hoy la zona sur de Illinois, Estados Unidos, sin que hasta el momento existan reportes concretos de víctimas y daños materiales." (Fuente: Prensa Latina)
23 de Abril de 2008
" Un terremoto de 5,2 grados de magnitud en la escala abierta de Richter, un fenómeno que no ocurría desde 1922, causó sorpresa y pánico en millones de habitantes de los estados brasileños de San Pablo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina y Paraná, sin causar víctimas, según las autoridades." (Fuente: Ansalatina)
2 de Mayo de 2008
Alaska registra un terremoto de más de 6,5 grados.
18 de Mayo de 2008
Terremoto en China. Huelga decir nada más, a excepción de las más de 69.000 muertes, aunque se esperó superase las 80.000 víctimas.
25 de Mayo de 2008
"Al menos cuatro personas fallecieron como consecuencia del terremoto de 5,5 grados en la escala de Richter que sacudió hoy el centro de Colombia. Tres de las víctimas fallecieron en el Puente Quetame, situado en la carretera que une Bogotá y Villavicencio, según indicaron fuentes del Gobierno desde Florida (Valle), donde se celebró el consejo de ministros." (Fuente: Terra/EP)
30 de Mayo de 2008
"Un fuerte terremoto de 6,1 grados sacudió ayer el sur de Islandia provocando heridas leves a al menos una veintena de personas, numerosos daños materiales y el derrumbe de algunas viviendas." (Fuente: El Pais)
1 de Junio de 2008
"TAIPEI (AFP) — Un terremoto de magnitud 6,0 en la escala de Richter sacudió Taiwán este lunes, haciendo temblar edificios en la capital, Taipei, aunque sin que haya constancia de víctimas, informaron la Oficina Central Meteorológica y las autoridades" (Fuente: AFP)
8 de Junio de 2008
"Al menos dos muertos y 145 heridos provocó un terremoto de 6,5 grados en la escala de Richter, a unos 50 kilómetros al sureste de la ciudad griega de Petra, informaron hoy fuentes gubernamentales." (Fuente: Prensa Latina)
13 de Junio de 2008
"Al menos dos personas murieron y otras 58 resultaron heridas por un terremoto de 7 grados de magnitud en la escala abierta de Richter que se produjo hoy en una amplia zona del nordeste de Japón, según informó la policía nipona." (Fuente: Unionradio) Finalmente superaron las 14 víctimas.
18 de Junio de 2008
"Un terremoto de 5,7 grados en la escala de Richter estremeció hoy a la península del Peloponeso, sur de Grecia, sin causar por el momento víctimas ni daños materiales de consideración, informó el Instituto Geodinámico de esta capital." (Fuente: Prensa Latina)
19 de Junio de 2008
"Un terremoto de 5,5 grados en la escala de Richter sacudió ayer la franja del Pacífico a la altura de Nicaragua sin que se reportaran daños materiales o lesionados, informaron las autoridades." (Fuente: Terra/Reuters).
20 de Junio de 2008
"Un temblor moderado de 5,3 grados en la escala abierta de Richter sacudió hoy la Isla de Sumatra, en el oeste de Indonesia, si bien no se ha informado sobre daños o víctimas hasta momento, anunció la agencia de meteorología indonesia." (Fuente: Xinhuanet)
27 de Junio de 2008
"Un terremoto de magnitud 6,7 se produjo en las islas Andaman, frente a la costa oriental de la India, informó el Departamento Meteorológico del país." (Fuente: Chron)
30 de Junio de 2008
"Un terremoto de 5,5 grados de magnitud en la escala abierta de Richter sacudió el condado de Baingoing, al norte de la región autónoma china del Tíbet, sin que por el momento se conozca si ocasionó víctimas, anunció esta noche la agencia oficial Xinhua." (Fuente: Unionradio)
5 de Julio de 2008
"Un fuerte sismo de 7,5 grados de magnitud sacudió este sábado la región del Mar de Ojotsk, en la zona del Pacífico de Rusia, informó el Servicio Geológico estadounidense (USGS)." (Fuente: Desastres/AFP)
8 de Julio de 2008
"Un sismo de magnitud 6.0 sacudió el martes por la madrugada la región sur de Perú cerca de la ciudad de Arequipa, sin que hubiera reportes de víctimas hasta el momento, aunque sí provocó daños parciales en el puente de la localidad rural, dijeron la policía, autoridades y testigos." (Fuente: Desastres/Reuters)
"Un terremoto de magnitud 6 ha sacudido el sur de Japón, ha informado la agencia meteorológica nacional, aunque ha precisado que no hay riesgos de tsunami y que no hay partes de daños materiales ni de víctimas." (Fuente: Ecodiario)
13 de Julio de 2008
"Un fuerte sismo de magnitud 6,1 sacudió Taiwán el domingo por la noche, informó el Instituto Geológico de Estados Unidos." (Fuente: AFP)
15 de Julio de 2008
" El terremoto fue de 6.8 en la escala Richter. El periódico Haaretz publicó el día de hoy que durante tres meses, este año, se sintieron 500 sismos pequeños, 2 en la escala de Richter. De acuerdo al secretario ejecutivo del Ministerio de Salud, en los últimos días de mayo y a comienzos del mes de junio el número en la escala Richter se elevó en la zona del sur del Líbano y se hizo sentir en el norte del país." (Fuente: Itongadol)"Una mujer perdió la vida en un fuerte terremoto de 6,3 grados de magnitud en la escala de Richter que sacudió en la mañana de hoy la isla griega de Rodas, según informaron las autoridades locales." (Fuente: Xinhuanet)
17 de Julio de 2008
"Un terremoto de 5,3 grados de magnitud en la escala de Richter sacudió a las 6:58 horas del jueves (hora de Beijing) la región de Tanggula, en la provincia noroccidental china de Qinghai, según el Centro de la Red Sismológica de China." (Fuente: Peopledaily)
19 de Julio de 2008
"La Agencia Meteorológica Japonesa ha informado de que un fuerte terremoto de casi siete grados de magnitud ha sacudido la costa Este de la isla de Honshu, en el noroeste de Japón. La alerta de tsunami fue retirada horas después." (Fuente: Antena3)
23 de Julio de 2008
"El epicentro del seísmo ha sido localizado a 108 kilómetros de la costa noreste del país Un terremoto de 6,8 grados en la escala Richter sacudió anoche el norte de Japón." 115 heridos. (Fuente: ABC)
24 de Julio de 2008
"Un terremoto de 6,1 grados en la escala Richter se registró en la costa meridional rusa de Kamchatka, en el Oceano Pacífico, sin causar heridos, destrucción o amenaza de tsunami, según informó este jueves la agencia Itar-Tass" (Fuente: Xinhuanet)
27 de Junio de 2008
"Dos personas murieron y otras 40 resultaron heridas al registrarse en el suroeste de China tres potentes réplicas del terremoto que devastó esa zona el pasado 12 de mayo, informó hoy la agencia de noticias Xinhua... Los tres temblores, con magnitudes de entre 5,6 y 6 grados" (Fuente: La Vanguardia)
Fonte - Cuenta Atras
Nota DDP:
Quando Cristo se referiu ao princípio de dores, certamente Ele não colocou o foco na intensidade, mas na frequência. Terremotos sempre houveram, mas nesta intensidade e até em locais em que jamais ocorreram?
9 de Abril de 2008
"Una serie de sismos de hasta 7,5 grados de magnitud en la escala abierta de Richter sacudieron hoy la pequeña nación insular de Vanuatu situada en el Pacífico Sur" (Fuente: Prensa Latina)
12 de Abril de 2008
"Un terremoto de 7,5 grados de magnitud en la escala Richter sacudió hoy el mar cerca de la isla australiana de Macquarie en el Pacífico Sur, sin datos inmediatos sobre víctimas o daños materiales" (Fuente: Terra)
13 de Abril de 2008
"Terremoto de 7,1 grados sacudió la Antártida. El sismo se registró a 2.000 kilómetros al sur de Nueva Zelanda, según informó el Observatorio Geológico norteamericano. No hay riesgo de tsunamis" (Fuente: Infobae)
15 de Abril de 2008
"Un terremoto con una magnitude de 6,1 en la escala de Richter estremeció partes del suroeste de Guatemala, pero no hay informes de daños o heridos. " (Fuente: VoaNews)
18 de Abril de 2008
"Un terremoto de 5,2 grados en la escala abierta de Richter sacudió hoy la zona sur de Illinois, Estados Unidos, sin que hasta el momento existan reportes concretos de víctimas y daños materiales." (Fuente: Prensa Latina)
23 de Abril de 2008
" Un terremoto de 5,2 grados de magnitud en la escala abierta de Richter, un fenómeno que no ocurría desde 1922, causó sorpresa y pánico en millones de habitantes de los estados brasileños de San Pablo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina y Paraná, sin causar víctimas, según las autoridades." (Fuente: Ansalatina)
2 de Mayo de 2008
Alaska registra un terremoto de más de 6,5 grados.
18 de Mayo de 2008
Terremoto en China. Huelga decir nada más, a excepción de las más de 69.000 muertes, aunque se esperó superase las 80.000 víctimas.
25 de Mayo de 2008
"Al menos cuatro personas fallecieron como consecuencia del terremoto de 5,5 grados en la escala de Richter que sacudió hoy el centro de Colombia. Tres de las víctimas fallecieron en el Puente Quetame, situado en la carretera que une Bogotá y Villavicencio, según indicaron fuentes del Gobierno desde Florida (Valle), donde se celebró el consejo de ministros." (Fuente: Terra/EP)
30 de Mayo de 2008
"Un fuerte terremoto de 6,1 grados sacudió ayer el sur de Islandia provocando heridas leves a al menos una veintena de personas, numerosos daños materiales y el derrumbe de algunas viviendas." (Fuente: El Pais)
1 de Junio de 2008
"TAIPEI (AFP) — Un terremoto de magnitud 6,0 en la escala de Richter sacudió Taiwán este lunes, haciendo temblar edificios en la capital, Taipei, aunque sin que haya constancia de víctimas, informaron la Oficina Central Meteorológica y las autoridades" (Fuente: AFP)
8 de Junio de 2008
"Al menos dos muertos y 145 heridos provocó un terremoto de 6,5 grados en la escala de Richter, a unos 50 kilómetros al sureste de la ciudad griega de Petra, informaron hoy fuentes gubernamentales." (Fuente: Prensa Latina)
13 de Junio de 2008
"Al menos dos personas murieron y otras 58 resultaron heridas por un terremoto de 7 grados de magnitud en la escala abierta de Richter que se produjo hoy en una amplia zona del nordeste de Japón, según informó la policía nipona." (Fuente: Unionradio) Finalmente superaron las 14 víctimas.
18 de Junio de 2008
"Un terremoto de 5,7 grados en la escala de Richter estremeció hoy a la península del Peloponeso, sur de Grecia, sin causar por el momento víctimas ni daños materiales de consideración, informó el Instituto Geodinámico de esta capital." (Fuente: Prensa Latina)
19 de Junio de 2008
"Un terremoto de 5,5 grados en la escala de Richter sacudió ayer la franja del Pacífico a la altura de Nicaragua sin que se reportaran daños materiales o lesionados, informaron las autoridades." (Fuente: Terra/Reuters).
20 de Junio de 2008
"Un temblor moderado de 5,3 grados en la escala abierta de Richter sacudió hoy la Isla de Sumatra, en el oeste de Indonesia, si bien no se ha informado sobre daños o víctimas hasta momento, anunció la agencia de meteorología indonesia." (Fuente: Xinhuanet)
27 de Junio de 2008
"Un terremoto de magnitud 6,7 se produjo en las islas Andaman, frente a la costa oriental de la India, informó el Departamento Meteorológico del país." (Fuente: Chron)
30 de Junio de 2008
"Un terremoto de 5,5 grados de magnitud en la escala abierta de Richter sacudió el condado de Baingoing, al norte de la región autónoma china del Tíbet, sin que por el momento se conozca si ocasionó víctimas, anunció esta noche la agencia oficial Xinhua." (Fuente: Unionradio)
5 de Julio de 2008
"Un fuerte sismo de 7,5 grados de magnitud sacudió este sábado la región del Mar de Ojotsk, en la zona del Pacífico de Rusia, informó el Servicio Geológico estadounidense (USGS)." (Fuente: Desastres/AFP)
8 de Julio de 2008
"Un sismo de magnitud 6.0 sacudió el martes por la madrugada la región sur de Perú cerca de la ciudad de Arequipa, sin que hubiera reportes de víctimas hasta el momento, aunque sí provocó daños parciales en el puente de la localidad rural, dijeron la policía, autoridades y testigos." (Fuente: Desastres/Reuters)
"Un terremoto de magnitud 6 ha sacudido el sur de Japón, ha informado la agencia meteorológica nacional, aunque ha precisado que no hay riesgos de tsunami y que no hay partes de daños materiales ni de víctimas." (Fuente: Ecodiario)
13 de Julio de 2008
"Un fuerte sismo de magnitud 6,1 sacudió Taiwán el domingo por la noche, informó el Instituto Geológico de Estados Unidos." (Fuente: AFP)
15 de Julio de 2008
" El terremoto fue de 6.8 en la escala Richter. El periódico Haaretz publicó el día de hoy que durante tres meses, este año, se sintieron 500 sismos pequeños, 2 en la escala de Richter. De acuerdo al secretario ejecutivo del Ministerio de Salud, en los últimos días de mayo y a comienzos del mes de junio el número en la escala Richter se elevó en la zona del sur del Líbano y se hizo sentir en el norte del país." (Fuente: Itongadol)"Una mujer perdió la vida en un fuerte terremoto de 6,3 grados de magnitud en la escala de Richter que sacudió en la mañana de hoy la isla griega de Rodas, según informaron las autoridades locales." (Fuente: Xinhuanet)
17 de Julio de 2008
"Un terremoto de 5,3 grados de magnitud en la escala de Richter sacudió a las 6:58 horas del jueves (hora de Beijing) la región de Tanggula, en la provincia noroccidental china de Qinghai, según el Centro de la Red Sismológica de China." (Fuente: Peopledaily)
19 de Julio de 2008
"La Agencia Meteorológica Japonesa ha informado de que un fuerte terremoto de casi siete grados de magnitud ha sacudido la costa Este de la isla de Honshu, en el noroeste de Japón. La alerta de tsunami fue retirada horas después." (Fuente: Antena3)
23 de Julio de 2008
"El epicentro del seísmo ha sido localizado a 108 kilómetros de la costa noreste del país Un terremoto de 6,8 grados en la escala Richter sacudió anoche el norte de Japón." 115 heridos. (Fuente: ABC)
24 de Julio de 2008
"Un terremoto de 6,1 grados en la escala Richter se registró en la costa meridional rusa de Kamchatka, en el Oceano Pacífico, sin causar heridos, destrucción o amenaza de tsunami, según informó este jueves la agencia Itar-Tass" (Fuente: Xinhuanet)
27 de Junio de 2008
"Dos personas murieron y otras 40 resultaron heridas al registrarse en el suroeste de China tres potentes réplicas del terremoto que devastó esa zona el pasado 12 de mayo, informó hoy la agencia de noticias Xinhua... Los tres temblores, con magnitudes de entre 5,6 y 6 grados" (Fuente: La Vanguardia)
Fonte - Cuenta Atras
Nota DDP:
Quando Cristo se referiu ao princípio de dores, certamente Ele não colocou o foco na intensidade, mas na frequência. Terremotos sempre houveram, mas nesta intensidade e até em locais em que jamais ocorreram?
O obscurantismo estado-unidense

A editorial mexicana independente Sexto Piso, preocupada com a publicação de textos que passam desapercebidos, mas que considera "pilares da cultura universal, pôs à venda um livro de Morris Berman, Edad oscura americana: la fase final del imperio , que cumpre plenamente as expectativas desta classificação. Com efeito, a obra constitui um olhar penetrante e crítico da situação actual dos Estados que, no entender de Berman, encontra-se na etapa terminal do seu caminho imperialista. O autor equipara as características pós Império Romano com aquelas que definem o estado da União Americana: "o triunfo da religião sobre a razão; a atrofia da educação e do pensamento crítico; a integração da religião, o Estado e o aparelho de tortura, uma troika que para Voltaire constituía o principal horror do mundo pré-ilustrado, e finalmente, a marginalização política e económica da nossa cultura".
Afastado da retórica ou da argumentação maniquéia, Berman proporciona informações e razões contundentes para sustentar a sua tese. Assinala até que ponto as crenças religiosas no Estados Unidos constituem o suporte principal de boa parte da população para explicar os acontecimentos mundiais, ao invés de compreende-los em termos de processos políticos: assim, 59 por cento dos estado-unidenses crê nas profecias apocalípticas e numa luta final entre o Bem e o Mal (a batalha de Armagedão). Cita uma informação do New York Times acerca dos professores do ensino secundário que estão a deixar fora do programa de estudos o tema da evolução devido aos problemas com os directores e funcionários escolares e sobretudo com os pais fundamentalistas dos estudantes. A ilustração no seu país está a ser minada de maneira constante com a gradual submissão da razão diante da fé e da autoridade, e ao impedir-se o debate erosionam-se os próprios fundamentos da democracia. "Numa nação (que) é incapaz de perceber a realidade de maneira correcta e insiste em funcionar a partir de enganos baseados na fé, a sua capacidade para afirmar-se no mundo está quase descartada".
Berman sustenta que cada vez há mais provas de que em termos intelectuais os Estados Unidos "permanecem na obscuridade" e apresenta dados: milhões de estado-unidenses ignoram a identidade dos inimigos do seu país na Segunda Guerra Mundial ou que a Alemanha foi dividida num sector oriental e outro ocidental; perguntam às agências de viagens se não sairia mais barato ir de comboio ao Havaí, ao invés de avião; 11 por cento dos adultos jovens não podem localizar os Estados Unidos num mapa mundi e só 13 por cento pode assinalar o Iraque. Mas o mais sério é que esse nível de ignorância, e ainda orgulho pela referida ignorância, "finalmente habita na Casa Branca" e – como assinala o jornalista John Powers – "o senhor Bush é de facto um espelho do país".
A legalização da tortura evoca para Berman a cultura da Idade Média. Considera que o povo dos Estados Unidos depois do 11 de Setembro apoia governos que rotineiramente praticam a tortura. "Desde Abu Ghraib, houve revelações periódicas da imprensa sobre como a tortura americana é pior, está mais estendida do que se pensava. Começaram a aparecer artigos com títulos como "O arquipélago militar dos Estados Unidos", ou "O mundo secreto dos interrogatórios dos Estados Unidos". Estas valorosas informações incluem frases como "constelação mundial de centros de detenção", "complexa infraestrutura da CIA e militar" e "sistema global de detenção dirigido pelo Pentágono".
Quanto à marginalização dos Estados Unidos do cenário mundial, apresenta alguns dados significativos. Neste país, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil encontra-se entre as mais altas dos países desenvolvidos e seu sistema de saúde ocupa o lugar número 37. O sistema legal estado-unidense é considerado antiquado e provinciano, e inclusive primitivo e brutal; perdeu-se há muito a vantagem científica diante da Europa, enquanto o défice comercial anual deixa entrever um país industrialmente débil e uma economia que se mantém a flutuar mediante enormes empréstimos estrangeiros.
Também aqui, faz uma comparação com Roma. Recorda que a chave da sua decadência foram as contradições internas que levaram ao seu próprio derrube. "Enquanto os Estados Unidos – afirma o autor – o que esperam na frente interno é a bancarrota e o descontentamento popular; do ponto de vista internacional, para 2040, se não antes, seremos uma potência de segunda ou terceira ordem. A história já não está do nosso lado; o tempo passa e as estrelas de outros países levantam-se enquanto a nossa afunda-se numa semi-obscuridade".
Autor também de El crepúsculo de la cultura americana (México: Sexto Piso, 2007), Berman rastreia com correcção as raízes históricas do imperialismo estado-unidense no próprio surgimento do seu país como nação independente e no seu processo expansionista sintetizado no Destino Manifesto, com todas as suas sementes de religiosidade providencialista, racismo (hierarquia racial), individualismo exacerbado, propriedade privada e economia capitalista, bem como a visão binária do mundo em termos dos bons (estado-unidenses) e os maus (os que são diferentes).
Ainda que pessimista sobre o destino do seu país, no qual não vislumbra a possibilidade de uma transformação devido à própria arrogância, prepotência e estupidez estado-unidenses – um "diagnóstico entristecedor", opinou Gore Vidal sobre a obra resenhada –, a existência de intelectuais críticos como Berman ou o próprio Chomsky constituem uma esperança para o futuro dos Estados Unidos, e induz a pensar, parafraseando Martí, que "quando muitos não têm a lucidez, uns poucos têm a lucidez de muitos".
Fonte - Resistir
Afastado da retórica ou da argumentação maniquéia, Berman proporciona informações e razões contundentes para sustentar a sua tese. Assinala até que ponto as crenças religiosas no Estados Unidos constituem o suporte principal de boa parte da população para explicar os acontecimentos mundiais, ao invés de compreende-los em termos de processos políticos: assim, 59 por cento dos estado-unidenses crê nas profecias apocalípticas e numa luta final entre o Bem e o Mal (a batalha de Armagedão). Cita uma informação do New York Times acerca dos professores do ensino secundário que estão a deixar fora do programa de estudos o tema da evolução devido aos problemas com os directores e funcionários escolares e sobretudo com os pais fundamentalistas dos estudantes. A ilustração no seu país está a ser minada de maneira constante com a gradual submissão da razão diante da fé e da autoridade, e ao impedir-se o debate erosionam-se os próprios fundamentos da democracia. "Numa nação (que) é incapaz de perceber a realidade de maneira correcta e insiste em funcionar a partir de enganos baseados na fé, a sua capacidade para afirmar-se no mundo está quase descartada".
Berman sustenta que cada vez há mais provas de que em termos intelectuais os Estados Unidos "permanecem na obscuridade" e apresenta dados: milhões de estado-unidenses ignoram a identidade dos inimigos do seu país na Segunda Guerra Mundial ou que a Alemanha foi dividida num sector oriental e outro ocidental; perguntam às agências de viagens se não sairia mais barato ir de comboio ao Havaí, ao invés de avião; 11 por cento dos adultos jovens não podem localizar os Estados Unidos num mapa mundi e só 13 por cento pode assinalar o Iraque. Mas o mais sério é que esse nível de ignorância, e ainda orgulho pela referida ignorância, "finalmente habita na Casa Branca" e – como assinala o jornalista John Powers – "o senhor Bush é de facto um espelho do país".
A legalização da tortura evoca para Berman a cultura da Idade Média. Considera que o povo dos Estados Unidos depois do 11 de Setembro apoia governos que rotineiramente praticam a tortura. "Desde Abu Ghraib, houve revelações periódicas da imprensa sobre como a tortura americana é pior, está mais estendida do que se pensava. Começaram a aparecer artigos com títulos como "O arquipélago militar dos Estados Unidos", ou "O mundo secreto dos interrogatórios dos Estados Unidos". Estas valorosas informações incluem frases como "constelação mundial de centros de detenção", "complexa infraestrutura da CIA e militar" e "sistema global de detenção dirigido pelo Pentágono".
Quanto à marginalização dos Estados Unidos do cenário mundial, apresenta alguns dados significativos. Neste país, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil encontra-se entre as mais altas dos países desenvolvidos e seu sistema de saúde ocupa o lugar número 37. O sistema legal estado-unidense é considerado antiquado e provinciano, e inclusive primitivo e brutal; perdeu-se há muito a vantagem científica diante da Europa, enquanto o défice comercial anual deixa entrever um país industrialmente débil e uma economia que se mantém a flutuar mediante enormes empréstimos estrangeiros.
Também aqui, faz uma comparação com Roma. Recorda que a chave da sua decadência foram as contradições internas que levaram ao seu próprio derrube. "Enquanto os Estados Unidos – afirma o autor – o que esperam na frente interno é a bancarrota e o descontentamento popular; do ponto de vista internacional, para 2040, se não antes, seremos uma potência de segunda ou terceira ordem. A história já não está do nosso lado; o tempo passa e as estrelas de outros países levantam-se enquanto a nossa afunda-se numa semi-obscuridade".
Autor também de El crepúsculo de la cultura americana (México: Sexto Piso, 2007), Berman rastreia com correcção as raízes históricas do imperialismo estado-unidense no próprio surgimento do seu país como nação independente e no seu processo expansionista sintetizado no Destino Manifesto, com todas as suas sementes de religiosidade providencialista, racismo (hierarquia racial), individualismo exacerbado, propriedade privada e economia capitalista, bem como a visão binária do mundo em termos dos bons (estado-unidenses) e os maus (os que são diferentes).
Ainda que pessimista sobre o destino do seu país, no qual não vislumbra a possibilidade de uma transformação devido à própria arrogância, prepotência e estupidez estado-unidenses – um "diagnóstico entristecedor", opinou Gore Vidal sobre a obra resenhada –, a existência de intelectuais críticos como Berman ou o próprio Chomsky constituem uma esperança para o futuro dos Estados Unidos, e induz a pensar, parafraseando Martí, que "quando muitos não têm a lucidez, uns poucos têm a lucidez de muitos".
Fonte - Resistir
Nota DDP:
Não é a primeira vez que os EUA são comparados à Roma. A profecia diz que eles finalmente se confundirão e, como as previsões são sombrias no que concerne à continuidade do império, é bem possível que este momento esteja se aproximando com velocidade.
O lixão dos mares
Vista do espaço, a água predomina na Terra. Os oceanos cobrem 71% da superfície do planeta, com profundidade média de 3.795 metros. Todas as elevações da terra exposta poderiam facilmente ser escondidas nas profundezas dos mares. É difícil acreditar que a poluição humana seja capaz de ameaçar tal imensidão. O mesmo tipo de incredulidade pode ocorrer diante da grandeza da Floresta Amazônica. Quando se pensa que o solo amazônico é frágil e que, pouco enraizadas, as árvores dependem umas das outras para se manter em pé, percebe-se mais facilmente o perigo representado pelo desmatamento. Há similitudes com o mar. Vastas áreas do leito marinho são de terra estéril, pouco capaz de sustentar a vida. Para sobreviverem e prosperarem, os animais marinhos dependem de nichos ecológicos ricos em alimentos e biodiversidade. Os recifes de corais, verdadeiros viveiros marinhos, são um exemplo bem conhecido.
Quando a ação predatória da humanidade avança sobre esses nichos de biodiversidade ou depreda os estoques de peixes comerciais, está colocando em risco a cadeia alimentar marinha. Os oceanos são imensos – mas o ritmo da poluição causada pela ação humana é intenso. A Grande Mancha de Lixo, como é chamada a sopa de detritos no Oceano Pacífico, é exemplo do que se pode fazer para estragar o mar. A 2.000 quilômetros do litoral do Havaí, entre o arquipélago e a Califórnia, ela constitui o maior dos depósitos marinhos de lixo. Ali, pedaços de plástico, restos de redes de pesca, roupas, garrafas e uma infinidade de detritos produzidos pelo homem superam em seis vezes o peso total dos zooplânctons, os organismos minúsculos que estão na base da cadeia alimentar marinha. São 3 milhões de toneladas de lixo, uma quantidade que São Paulo leva seis meses para produzir. Depósitos flutuantes de lixo são um fenômeno natural formado pelo movimento circular das correntes marinhas, os chamados giros oceânicos. Já a Grande Mancha de Lixo, que pode ser avistada de avião, é o sinal de degradação ambiental. O impacto nefasto da ação humana sobre os oceanos se dá de várias formas.
...
Não se podem mais ignorar as conseqüências das ações humanas sobre a imensidão dos oceanos.
Fonte - Veja
Quando a ação predatória da humanidade avança sobre esses nichos de biodiversidade ou depreda os estoques de peixes comerciais, está colocando em risco a cadeia alimentar marinha. Os oceanos são imensos – mas o ritmo da poluição causada pela ação humana é intenso. A Grande Mancha de Lixo, como é chamada a sopa de detritos no Oceano Pacífico, é exemplo do que se pode fazer para estragar o mar. A 2.000 quilômetros do litoral do Havaí, entre o arquipélago e a Califórnia, ela constitui o maior dos depósitos marinhos de lixo. Ali, pedaços de plástico, restos de redes de pesca, roupas, garrafas e uma infinidade de detritos produzidos pelo homem superam em seis vezes o peso total dos zooplânctons, os organismos minúsculos que estão na base da cadeia alimentar marinha. São 3 milhões de toneladas de lixo, uma quantidade que São Paulo leva seis meses para produzir. Depósitos flutuantes de lixo são um fenômeno natural formado pelo movimento circular das correntes marinhas, os chamados giros oceânicos. Já a Grande Mancha de Lixo, que pode ser avistada de avião, é o sinal de degradação ambiental. O impacto nefasto da ação humana sobre os oceanos se dá de várias formas.
...
Não se podem mais ignorar as conseqüências das ações humanas sobre a imensidão dos oceanos.
Fonte - Veja
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Santa Sé discute ecologia humana
Expo de Zaragoza acolheu posição da Igreja sobre temas ambientais
Por Antonio Gaspari
ZARAGOZA, quinta-feira, 24 de julho de 2008 (ZENIT.org).- No âmbito da Expo Mundial sobre a água realizada este mês em Zaragoza (Espanha), a Santa Sé contou com um pavilhão, onde, no dia 10 de julho, promoveu o congresso intitulado «A questão ecológia: a vida do homem no mundo».
No congresso, que se prolongou até 12 de julho, intervieram, entre outros, o cardeal Renato Raffaele Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, o bispo Giampaolo Crepaldi, secretário do mesmo dicastério e autor do livro «Ecologia ambiental e ecologia humana», publicado na Itália pela editora Cantagalli.
Dom Crepaldi afirmou que, segundo a Doutrina Social da Igreja, «a natureza, entendida do ponto de vista biológico e natural, não é algo absoluto, mas uma riqueza posta nas mãos responsáveis e prudentes do homem».
«A Igreja --acrescentou-- vê sempre a natureza em relação com Deus e com o homem, não a vê apenas como um conjunto de coisas, mas também de significados», por isso, «a natureza encontra seu sentido em um diálogo entre o homem e Deus e as próprias coisas encontram seu lugar em uma relação de amor e de inteligência».
«Deste modo --sublinhou Dom Crepaldi--, o ensinamento da Igreja lança sobre a natureza a luz da revelação, a luz da criação e a luz escatológica da redenção», pelo que «a natureza é para o homem e o homem é para Deus».
Enfrentando o tema das tarefas do homem, o secretário do dicastério vaticano rechaçou as ideologias reducionistas e anti-humanas como «aquelas que tendem ao biologismo, ao catastrofismo ou ao naturalismo egoísta», e propôs uma visão antropológica conjugada no contexto da ecologia humana.
«Na perspectiva da doutrina social da Igreja, a emergência ecológica não é apenas uma emergência natural, mas é também uma emergência antropológica», porque «o modo de relacionar-se com o mundo depende do modo de relacionar-se do homem consigo mesmo», observou.
Neste sentido, sugeriu o secretário de «Justiça e Paz», é decisivo «não reduzir a natureza, utilizando os critérios do utilitarismo, que a converte em mero objeto de manipulação e exploração, mas tampouco há que absolutizar a natureza, nem sobrepô-la em dignidade à própria pessoa humana».
Em um correto estabelecimento da questão ambiental, concluiu, a natureza não deve ser considerada «uma realidade sacra ou divina, subtraída da ação humana». Nesse contexto, é necessário «harmonizar as políticas de desenvolvimento com as políticas ambientais, no âmbito nacional e internacional».
Intervindo no debate de 12 de julho, o cardeal Renato Martino sublinhou que há que «remontar ao conteúdo das Sagradas Escrituras para compreender o fundamento do interesse da Igreja pela questão ecológica ou ambiental».
Ele afirmou que é preciso ler o relato da criação para compreender «a relação que Deus estabeleceu entre o universo criado e a humanidade e o posto especial em que Deus pôs a humanidade dentro desse universo». [O que foi criado no sétimo dia? o Sábado!]
A percorrer a história da Doutrina Social, e em particular o ensinamento sobre a questão ambiental, o presidente de «Justiça e Paz» recordou a primeira encíclica social, a Rerum Novarum, de Leão XIII (1891), em que o pontífice estabeleceu que a Igreja é «a autêntica voz ao tratar as questões em torno da justiça social, incluindo a proteção do ambiente natural».
Segundo o cardeal Martino, o magistério social --com especial referência às questões ambientais-- teve um enorme desenvolvimento com a Gaudium et Spes, onde se observou que, «levando adiante as tarefas cotidianas, a humanidade coopera e completa o trabalho da Criação».
Notável foi também a contribuição do Papa Paulo VI, que em 1967, com a Populorum Progressio, indicou «o papel da humanidade dentro da criação». Com a Octogesima Adveniens, desse mesmo Papa, em 1971, a questão ambiental, como questão social, assumiu maior importância.
João Paulo II desenvolveu intensamente a concepção do meio ambiente como casa e recurso da humanidade, e a conjugou em uma ordem virtuosa e moral dentro da ecologia humana.
O Papa Bento XVI, na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2008, relançou o papel do homem, da família e da educação para melhorar as condições da humanidade e salvaguardar a criação. [Muito provavelmente na visão Católica Romana o papel do homem e da família na salvaguarda da criação é descansar no Domingo.]
Fonte - Zenit
Muito difícil não ser o ECOmenismo a alavanca para o Decreto Dominical.
[Notas de Fernando Machado]
Por Antonio Gaspari
ZARAGOZA, quinta-feira, 24 de julho de 2008 (ZENIT.org).- No âmbito da Expo Mundial sobre a água realizada este mês em Zaragoza (Espanha), a Santa Sé contou com um pavilhão, onde, no dia 10 de julho, promoveu o congresso intitulado «A questão ecológia: a vida do homem no mundo».
No congresso, que se prolongou até 12 de julho, intervieram, entre outros, o cardeal Renato Raffaele Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, o bispo Giampaolo Crepaldi, secretário do mesmo dicastério e autor do livro «Ecologia ambiental e ecologia humana», publicado na Itália pela editora Cantagalli.
Dom Crepaldi afirmou que, segundo a Doutrina Social da Igreja, «a natureza, entendida do ponto de vista biológico e natural, não é algo absoluto, mas uma riqueza posta nas mãos responsáveis e prudentes do homem».
«A Igreja --acrescentou-- vê sempre a natureza em relação com Deus e com o homem, não a vê apenas como um conjunto de coisas, mas também de significados», por isso, «a natureza encontra seu sentido em um diálogo entre o homem e Deus e as próprias coisas encontram seu lugar em uma relação de amor e de inteligência».
«Deste modo --sublinhou Dom Crepaldi--, o ensinamento da Igreja lança sobre a natureza a luz da revelação, a luz da criação e a luz escatológica da redenção», pelo que «a natureza é para o homem e o homem é para Deus».
Enfrentando o tema das tarefas do homem, o secretário do dicastério vaticano rechaçou as ideologias reducionistas e anti-humanas como «aquelas que tendem ao biologismo, ao catastrofismo ou ao naturalismo egoísta», e propôs uma visão antropológica conjugada no contexto da ecologia humana.
«Na perspectiva da doutrina social da Igreja, a emergência ecológica não é apenas uma emergência natural, mas é também uma emergência antropológica», porque «o modo de relacionar-se com o mundo depende do modo de relacionar-se do homem consigo mesmo», observou.
Neste sentido, sugeriu o secretário de «Justiça e Paz», é decisivo «não reduzir a natureza, utilizando os critérios do utilitarismo, que a converte em mero objeto de manipulação e exploração, mas tampouco há que absolutizar a natureza, nem sobrepô-la em dignidade à própria pessoa humana».
Em um correto estabelecimento da questão ambiental, concluiu, a natureza não deve ser considerada «uma realidade sacra ou divina, subtraída da ação humana». Nesse contexto, é necessário «harmonizar as políticas de desenvolvimento com as políticas ambientais, no âmbito nacional e internacional».
Intervindo no debate de 12 de julho, o cardeal Renato Martino sublinhou que há que «remontar ao conteúdo das Sagradas Escrituras para compreender o fundamento do interesse da Igreja pela questão ecológica ou ambiental».
Ele afirmou que é preciso ler o relato da criação para compreender «a relação que Deus estabeleceu entre o universo criado e a humanidade e o posto especial em que Deus pôs a humanidade dentro desse universo». [O que foi criado no sétimo dia? o Sábado!]
A percorrer a história da Doutrina Social, e em particular o ensinamento sobre a questão ambiental, o presidente de «Justiça e Paz» recordou a primeira encíclica social, a Rerum Novarum, de Leão XIII (1891), em que o pontífice estabeleceu que a Igreja é «a autêntica voz ao tratar as questões em torno da justiça social, incluindo a proteção do ambiente natural».
Segundo o cardeal Martino, o magistério social --com especial referência às questões ambientais-- teve um enorme desenvolvimento com a Gaudium et Spes, onde se observou que, «levando adiante as tarefas cotidianas, a humanidade coopera e completa o trabalho da Criação».
Notável foi também a contribuição do Papa Paulo VI, que em 1967, com a Populorum Progressio, indicou «o papel da humanidade dentro da criação». Com a Octogesima Adveniens, desse mesmo Papa, em 1971, a questão ambiental, como questão social, assumiu maior importância.
João Paulo II desenvolveu intensamente a concepção do meio ambiente como casa e recurso da humanidade, e a conjugou em uma ordem virtuosa e moral dentro da ecologia humana.
O Papa Bento XVI, na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2008, relançou o papel do homem, da família e da educação para melhorar as condições da humanidade e salvaguardar a criação. [Muito provavelmente na visão Católica Romana o papel do homem e da família na salvaguarda da criação é descansar no Domingo.]
Fonte - Zenit
Muito difícil não ser o ECOmenismo a alavanca para o Decreto Dominical.
[Notas de Fernando Machado]
Tarefa do Papa à Conferência Mundial para o Diálogo
Transmitida pelo cardeal Tauran: o diálogo entre crentes, seu melhor serviço à paz
CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 24 de julho de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI deixou uma tarefa à Conferência Mundial para o Diálogo celebrada em Madri e convocada pela Liga do Mundo Islâmico: o melhor serviço dos crentes à paz é o diálogo baseado no amor e na verdade.
Quem transmitiu aos presentes essa mensagem foi o cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, que proferiu a intervenção de encerramento do encontro.
O evento celebrou-se de 16 a 18 de julho, com patrocínio do rei Abdallah, da Arábia Saudita, e contou com a presença do rei da Espanha, Juan Carlos, e representantes espirituais de praticamente todas as religiões.
Em sua intervenção, o purpurado francês transmitiu a saudação do Papa aos participantes e assegurou que o Santo Padre «considera que o diálogo entre os crentes, baseado no amor e na verdade, é a melhor maneira de contribuir para a harmonia, a felicidade e a paz dos povos da terra».
O cardeal qualificou de «valente» o rei Abdallah, por propor a conferência que se centra em «nossos denominadores comuns, quer dizer, na fé profunda em Deus, nos nobres princípios e nos elevados valores morais que constituem a essência da religião».
«Nestes dias, fica claro que é possível se encontrar, se ver frente a frente e respeitar nossos credos recíprocos, aprender uma nova modalidade para percorrer o caminho do diálogo», disse o cardeal Tauran, segundo a transcrição de sua intervenção oferecida por L'Osservatore Romano.
«Sublinhamos as numerosas convicções que compartilhamos --seguiu dizendo: fé na unicidade de Deus autor da vida; responsabilidade para preservar a criação e os recursos da terra; o caráter sagrado da pessoa humana e de sua dignidade, assim como os direitos fundamentais que dela derivam; a preocupação comum por oferecer aos jovens princípios éticos e religiosos; a força do amor que todo crente possui; a centralidade da lei natural».
O cardeal logo compartilhou duas «considerações pessoais» suscitadas por este histórico encontro.
«A primeira é que temos feito que seja disponível a todos os membros das sociedades às quais pertencemos a riqueza de nossas convicções e de nossos pensamentos», constatou.
«Minha segunda convicção é que, enquanto crentes, somos um dom para a sociedade», acrescentou. «Esta realidade implica que a liberdade religiosa seja considerada como algo mais que a necessidade de ter lugares de culto, que é o mínimo que se pode pretender».
«A liberdade religiosa deve incluir também a possibilidade de que os crentes possam participar ativamente do diálogo público, através de responsabilidades sociais, políticas e culturais, nas quais devem ser um modelo», assegurou o representante papal.
De face ao futuro, o cardeal apresentou três objetivos urgentes: «promover o conhecimento recíproco; alentar o estudo das religiões de maneira objetiva; formar as pessoas no diálogo inter-religioso».
«Não quero dizer que todas as religiões sejam mais ou menos iguais. Quero dizer que todos os que buscam a Deus têm a mesma dignidade», esclareceu.
«Bento XVI sempre alertou sobre o perigo de um diálogo inter-religioso que acabe em sincretismo. Sabemos que o diálogo inter-religioso não pode basear-se na ambiguidade», recordou.
«Como fiéis, judeus, cristãos e muçulmanos, cremos que, tendo recebido de Deus um coração e uma inteligência, podemos mudar, com sua ajuda, o curso da história».
Fonte - Zenit
Nota Fernando Machado: Ellen White fala em algo que o Diálogo Interreligioso só será bem sucedido se as religiões alinharem os pontos comuns - conforme descrito acima - e esqueceram dos demais pontos divergentes.
Nota Minuto Profético: NOTA: "Lei natural" é uma referência aos Dez Mandamentos (de acordo com a versão adulterada da Igreja Católica que apóia o descanso dominical). "A vasta diversidade de crenças nas igrejas protestantes é por muitos considerada como prova decisiva de que jamais se poderá fazer esforço algum para se conseguir uma uniformidade obrigatória. Há anos, porém, que nas igrejas protestantes se vem manifestando poderoso e crescente sentimento em favor de uma união baseada em pontos comuns de doutrinas. Para conseguir tal união, deve-se necessariamente evitar toda discussão de assuntos em que não estejam todos de acordo, independentemente de sua importância do ponto de vista bíblico" (O Grande Conflito, p. 444).
CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 24 de julho de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI deixou uma tarefa à Conferência Mundial para o Diálogo celebrada em Madri e convocada pela Liga do Mundo Islâmico: o melhor serviço dos crentes à paz é o diálogo baseado no amor e na verdade.
Quem transmitiu aos presentes essa mensagem foi o cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, que proferiu a intervenção de encerramento do encontro.
O evento celebrou-se de 16 a 18 de julho, com patrocínio do rei Abdallah, da Arábia Saudita, e contou com a presença do rei da Espanha, Juan Carlos, e representantes espirituais de praticamente todas as religiões.
Em sua intervenção, o purpurado francês transmitiu a saudação do Papa aos participantes e assegurou que o Santo Padre «considera que o diálogo entre os crentes, baseado no amor e na verdade, é a melhor maneira de contribuir para a harmonia, a felicidade e a paz dos povos da terra».
O cardeal qualificou de «valente» o rei Abdallah, por propor a conferência que se centra em «nossos denominadores comuns, quer dizer, na fé profunda em Deus, nos nobres princípios e nos elevados valores morais que constituem a essência da religião».
«Nestes dias, fica claro que é possível se encontrar, se ver frente a frente e respeitar nossos credos recíprocos, aprender uma nova modalidade para percorrer o caminho do diálogo», disse o cardeal Tauran, segundo a transcrição de sua intervenção oferecida por L'Osservatore Romano.
«Sublinhamos as numerosas convicções que compartilhamos --seguiu dizendo: fé na unicidade de Deus autor da vida; responsabilidade para preservar a criação e os recursos da terra; o caráter sagrado da pessoa humana e de sua dignidade, assim como os direitos fundamentais que dela derivam; a preocupação comum por oferecer aos jovens princípios éticos e religiosos; a força do amor que todo crente possui; a centralidade da lei natural».
O cardeal logo compartilhou duas «considerações pessoais» suscitadas por este histórico encontro.
«A primeira é que temos feito que seja disponível a todos os membros das sociedades às quais pertencemos a riqueza de nossas convicções e de nossos pensamentos», constatou.
«Minha segunda convicção é que, enquanto crentes, somos um dom para a sociedade», acrescentou. «Esta realidade implica que a liberdade religiosa seja considerada como algo mais que a necessidade de ter lugares de culto, que é o mínimo que se pode pretender».
«A liberdade religiosa deve incluir também a possibilidade de que os crentes possam participar ativamente do diálogo público, através de responsabilidades sociais, políticas e culturais, nas quais devem ser um modelo», assegurou o representante papal.
De face ao futuro, o cardeal apresentou três objetivos urgentes: «promover o conhecimento recíproco; alentar o estudo das religiões de maneira objetiva; formar as pessoas no diálogo inter-religioso».
«Não quero dizer que todas as religiões sejam mais ou menos iguais. Quero dizer que todos os que buscam a Deus têm a mesma dignidade», esclareceu.
«Bento XVI sempre alertou sobre o perigo de um diálogo inter-religioso que acabe em sincretismo. Sabemos que o diálogo inter-religioso não pode basear-se na ambiguidade», recordou.
«Como fiéis, judeus, cristãos e muçulmanos, cremos que, tendo recebido de Deus um coração e uma inteligência, podemos mudar, com sua ajuda, o curso da história».
Fonte - Zenit
Nota Fernando Machado: Ellen White fala em algo que o Diálogo Interreligioso só será bem sucedido se as religiões alinharem os pontos comuns - conforme descrito acima - e esqueceram dos demais pontos divergentes.
Nota Minuto Profético: NOTA: "Lei natural" é uma referência aos Dez Mandamentos (de acordo com a versão adulterada da Igreja Católica que apóia o descanso dominical). "A vasta diversidade de crenças nas igrejas protestantes é por muitos considerada como prova decisiva de que jamais se poderá fazer esforço algum para se conseguir uma uniformidade obrigatória. Há anos, porém, que nas igrejas protestantes se vem manifestando poderoso e crescente sentimento em favor de uma união baseada em pontos comuns de doutrinas. Para conseguir tal união, deve-se necessariamente evitar toda discussão de assuntos em que não estejam todos de acordo, independentemente de sua importância do ponto de vista bíblico" (O Grande Conflito, p. 444).
Recessão ameaça agora a União Européia
Com o petróleo e o euro valorizados, a economia européia vem perdendo fôlego de forma perigosa, correndo risco de estagnar. Não é descartada a hipótese de haver recessão. Esta é a conclusão de analistas, após alguns dados divulgados nesta quinta-feira.
Os dados medem a saúde financeira da zona do euro e confirmam os problemas que atingem os 15 países que a compõem. Segundo especialistas, a União Européia corre risco de entrar em recessão em uma conjuntura de inflação recorde.
Os números mostram queda acentuada da confiança nos setores de produção e de serviços -- o menor nível desde 2001 --, e da confiança dos empresários nas três principais economias européias (Alemanha, Itália e França).
Fonte - Opinião e Notícia
Os dados medem a saúde financeira da zona do euro e confirmam os problemas que atingem os 15 países que a compõem. Segundo especialistas, a União Européia corre risco de entrar em recessão em uma conjuntura de inflação recorde.
Os números mostram queda acentuada da confiança nos setores de produção e de serviços -- o menor nível desde 2001 --, e da confiança dos empresários nas três principais economias européias (Alemanha, Itália e França).
Fonte - Opinião e Notícia
A crise alimentar
“Um desastre alimentar ameaça 14 milhões de pessoas”
Entrevista com Josette Sheeran, diretora do Programa Alimentício Mundial da ONU
Desde 2007, Josette Sheeran dirige o Programa Alimentício Mundial (PAM), a agência das Nações Unidas encarregada de lutar contra a fome no mundo. A sua função é de intervir nas situações de emergência. Em entrevista ao “Le Monde”, ela descreve o processo que desembocou nesta crise.
...
Le Monde - Quantas pessoas foram atingidas pela atual crise dos alimentos?
Josette Sheeran - É difícil responder com precisão. Segundo as nossas estimativas, há um bilhão de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia. Para nós, este é o limite da pobreza, abaixo do qual a sobrevivência é problemática.
Ora, com a explosão dos preços dos alimentos e daqueles da energia, o poder aquisitivo que representa um dólar foi de uma só vez dividido por dois! Essas populações se encontram numa situação de vulnerabilidade extrema. Elas são as principais vítimas da crise atual. É claro, nos países desenvolvidos também as populações padecem com a explosão dos preços, mas os remédios existem, e vêm sendo implementados pelos Estados. Já, nos países em desenvolvimento, não existe nada disso. Eles não podem contar com ninguém, a não ser com eles mesmos.
...
Le Monde - Mesmo entre os países pobres, alguns foram mais atingidos do que outros.
Josette Sheeran - Exato. Em certos casos, as condições locais contribuem para agravar a situação. Isso pode ser constatado no Chifre da África, onde um desastre alimentar ameaça mais de 14 milhões de pessoas. Elas precisam enfrentar dificuldades suplementares próprias da região: uma sucessão de colheitas ruins, uma onda de seca recorrente, uma situação política caótica como é o caso na Somália, onde, aliás, cinco dos nossos trabalhadores foram mortos.
No Chifre da África, estamos à beira do desastre. Todos os dias, as nossas equipes locais estudam atentamente as condições meteorológicas. Se chover dentro dos próximos quinze dias, poderemos esperar conseguir boas colheitas no final do ano. Caso contrário, o pior estará à nossa espera.
...
Tradução: Jean-Yves de Neufville
Fonte - Acerto de Contas
ONG diz que alta dos alimentos pode levar milhões de africanos à miséria
Londres, 24 jul (EFE).- A alta do preço dos alimentos ameaça levar milhões de pessoas do leste da África à pobreza extrema, alertou hoje a ONG Oxfam.
A entidade fez um apelo aos países mais ricos para que aumentem a ajuda à região. A falta de chuvas, os conflitos étnicos e a pobreza crônica são alguns dos fatores que podem levar 13 milhões de pessoas a necessitar de um auxílio humanitário urgente.
A Oxfam disse que a situação se agravou com o aumento dos preços dos alimentos.
"O custo da comida aumentou até 500% em alguns lugares, deixando em pobreza extrema uma população que sofreu com sucessivos períodos de seca", disse a entidade em comunicado.
Segundo a Oxfam, o custo do arroz importado na Somália subiu 350% entre o início de 2007 e maio de 2008. Neste país, 35% da população precisa de ajuda emergencial e o número pode chegar a 50% no final deste ano.
Rob McNeil, um membro da ONG que esteve recentemente no continente africano, disse que o cenário na Etiópia é desolador.
"Algumas das estradas estavam cobertas por gado morto. Quase não existe água para as pessoas e animais. A população está cada vez mais desesperada", disse McNeil.
Fonte - BOL
Entrevista com Josette Sheeran, diretora do Programa Alimentício Mundial da ONU
Desde 2007, Josette Sheeran dirige o Programa Alimentício Mundial (PAM), a agência das Nações Unidas encarregada de lutar contra a fome no mundo. A sua função é de intervir nas situações de emergência. Em entrevista ao “Le Monde”, ela descreve o processo que desembocou nesta crise.
...
Le Monde - Quantas pessoas foram atingidas pela atual crise dos alimentos?
Josette Sheeran - É difícil responder com precisão. Segundo as nossas estimativas, há um bilhão de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia. Para nós, este é o limite da pobreza, abaixo do qual a sobrevivência é problemática.
Ora, com a explosão dos preços dos alimentos e daqueles da energia, o poder aquisitivo que representa um dólar foi de uma só vez dividido por dois! Essas populações se encontram numa situação de vulnerabilidade extrema. Elas são as principais vítimas da crise atual. É claro, nos países desenvolvidos também as populações padecem com a explosão dos preços, mas os remédios existem, e vêm sendo implementados pelos Estados. Já, nos países em desenvolvimento, não existe nada disso. Eles não podem contar com ninguém, a não ser com eles mesmos.
...
Le Monde - Mesmo entre os países pobres, alguns foram mais atingidos do que outros.
Josette Sheeran - Exato. Em certos casos, as condições locais contribuem para agravar a situação. Isso pode ser constatado no Chifre da África, onde um desastre alimentar ameaça mais de 14 milhões de pessoas. Elas precisam enfrentar dificuldades suplementares próprias da região: uma sucessão de colheitas ruins, uma onda de seca recorrente, uma situação política caótica como é o caso na Somália, onde, aliás, cinco dos nossos trabalhadores foram mortos.
No Chifre da África, estamos à beira do desastre. Todos os dias, as nossas equipes locais estudam atentamente as condições meteorológicas. Se chover dentro dos próximos quinze dias, poderemos esperar conseguir boas colheitas no final do ano. Caso contrário, o pior estará à nossa espera.
...
Tradução: Jean-Yves de Neufville
Fonte - Acerto de Contas
ONG diz que alta dos alimentos pode levar milhões de africanos à miséria
Londres, 24 jul (EFE).- A alta do preço dos alimentos ameaça levar milhões de pessoas do leste da África à pobreza extrema, alertou hoje a ONG Oxfam.
A entidade fez um apelo aos países mais ricos para que aumentem a ajuda à região. A falta de chuvas, os conflitos étnicos e a pobreza crônica são alguns dos fatores que podem levar 13 milhões de pessoas a necessitar de um auxílio humanitário urgente.
A Oxfam disse que a situação se agravou com o aumento dos preços dos alimentos.
"O custo da comida aumentou até 500% em alguns lugares, deixando em pobreza extrema uma população que sofreu com sucessivos períodos de seca", disse a entidade em comunicado.
Segundo a Oxfam, o custo do arroz importado na Somália subiu 350% entre o início de 2007 e maio de 2008. Neste país, 35% da população precisa de ajuda emergencial e o número pode chegar a 50% no final deste ano.
Rob McNeil, um membro da ONG que esteve recentemente no continente africano, disse que o cenário na Etiópia é desolador.
"Algumas das estradas estavam cobertas por gado morto. Quase não existe água para as pessoas e animais. A população está cada vez mais desesperada", disse McNeil.
Fonte - BOL
quinta-feira, 24 de julho de 2008
A religiosidade no mundo
...
Em âmbito global, mais de quatro entre cada cinco jovens (85%) são religiosos, e quase metade (44%) são profundamente religiosos.
Apenas 13% não acreditam em deus ou não têm religião, de acordo com a sondagem.
...
No entanto, ele afirma que se declarar sem religião não significa necessariamente que a pessoa não tem fé. "Pode ser que, em outro momento do questionário, ao ser questionada se acredita em Deus, ela irá dizer que acredita", explica ele. "A tendência é as pessoas não terem mais problema em dizer que não têm religião, embora acreditem em Deus e cheguem a rezar nos momentos de fraqueza, perigo ou desamparo."
...
Segundo o levantamento, apenas em Israel a juventude é mais religiosa que a população adulta.
...
De acordo com Matthias Jäger, responsável pelo projeto "O Papel da Religião na Sociedade Moderna", do instituto alemão, a pesquisa "desfaz a noção de que decrescentes níveis de religiosidade são inversamente proporcionais ao progresso econômico, social e cultural".
Para o pesquisador, a principal conclusão da pesquisa é a de que "a religião desempenha um papel muito mais importante internacionalmente do que geralmente se assume de uma perspectiva ocidental e européia".
"A Europa é a exceção à regra", afirmou o pesquisador, por e-mail.
Fonte - Folha
Nota DDP:
Trocando em miúdos: A religião continua em alta.
Outro aspecto interessante a ser considerado é a influência da religião nos jovens. Não por outro motivo roma tem se empenhado profundamente em atingir esta faxia da sociedade, como se viu recentemente em Sidney, inclusive com a suspeita apresentação de uma "nova era" nas religiões.
Em âmbito global, mais de quatro entre cada cinco jovens (85%) são religiosos, e quase metade (44%) são profundamente religiosos.
Apenas 13% não acreditam em deus ou não têm religião, de acordo com a sondagem.
...
No entanto, ele afirma que se declarar sem religião não significa necessariamente que a pessoa não tem fé. "Pode ser que, em outro momento do questionário, ao ser questionada se acredita em Deus, ela irá dizer que acredita", explica ele. "A tendência é as pessoas não terem mais problema em dizer que não têm religião, embora acreditem em Deus e cheguem a rezar nos momentos de fraqueza, perigo ou desamparo."
...
Segundo o levantamento, apenas em Israel a juventude é mais religiosa que a população adulta.
...
De acordo com Matthias Jäger, responsável pelo projeto "O Papel da Religião na Sociedade Moderna", do instituto alemão, a pesquisa "desfaz a noção de que decrescentes níveis de religiosidade são inversamente proporcionais ao progresso econômico, social e cultural".
Para o pesquisador, a principal conclusão da pesquisa é a de que "a religião desempenha um papel muito mais importante internacionalmente do que geralmente se assume de uma perspectiva ocidental e européia".
"A Europa é a exceção à regra", afirmou o pesquisador, por e-mail.
Fonte - Folha
Nota DDP:
Trocando em miúdos: A religião continua em alta.
Outro aspecto interessante a ser considerado é a influência da religião nos jovens. Não por outro motivo roma tem se empenhado profundamente em atingir esta faxia da sociedade, como se viu recentemente em Sidney, inclusive com a suspeita apresentação de uma "nova era" nas religiões.
A psicologia estatal
...
Na nova concepção imposta pela elite globalista iluminada, o Estado é o “agente de transformação social”, a vanguarda da “revolução cultural” incumbida de fazer o povo gostar do que não gosta, aprovar o que não aprova, cultuar o que despreza e desprezar o que cultuava. É o órgão do estupro psicológico permanente, empenhado em chocar, escandalizar e contrariar a alma popular até que esta se renda, vencida pelo cansaço, e passe a aceitar como decreto da Providência, como fatalidade natural inevitável, o que quer que venha da burocracia dominante.
Fonte - Olavo de Carvalho
Nota DDP:
Alguma dúvida que na crise final se repetirão os eventos de Daniel 3?
"Adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." - Apoc. 14
Na nova concepção imposta pela elite globalista iluminada, o Estado é o “agente de transformação social”, a vanguarda da “revolução cultural” incumbida de fazer o povo gostar do que não gosta, aprovar o que não aprova, cultuar o que despreza e desprezar o que cultuava. É o órgão do estupro psicológico permanente, empenhado em chocar, escandalizar e contrariar a alma popular até que esta se renda, vencida pelo cansaço, e passe a aceitar como decreto da Providência, como fatalidade natural inevitável, o que quer que venha da burocracia dominante.
Fonte - Olavo de Carvalho
Nota DDP:
Alguma dúvida que na crise final se repetirão os eventos de Daniel 3?
"Adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." - Apoc. 14
Assinar:
Postagens (Atom)