quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Europa se aquece mais rapidamente do que média mundial

A Europa está se aquecendo mais rapidamente do que o resto do planeta, e os governos do continente precisam começar a investir na adaptação às mudanças, aponta relatório lançado esta semana.

As mudanças climáticas que elevam a temperatura média do planeta poderiam alterar as características do clima do continente europeu, tornando o Mediterrâneo mais árido e o norte cada vez mais úmido. As cadeias de montanhas, áreas costeiras, o Mediterrâneo e o Ártico estão entre os pontos mais vulneráveis aos efeitos do aquecimento global, aponta o relatório conjunto elaborado pela Agência Européia de Meio Ambiente e departamentos da Organização Mundial da Saúde e da Comissão Européia.

O fato de a Europa ter se aquecido em 1,0Cº acima dos níveis pré-industriais, enquanto a média do planeta foi de 0,8Cº, pode trazer conseqüências drásticas para a Europa. Ondas de calor como a ocorrida em 2003, que vitimou 70 mil pessoas, podem tornar-se mais freqüentes.

Partes do Mediterrâneo poderão virar deserto, um processo que já está ocorrendo e somente seria intensificado. Dois terços das geleiras dos Alpes também desapareceu desde 1850.
...
Fonte - DW World

Nota DDP: Interessante que a segunda parte da notícia trata do desencorajamento das nações na área de investimentos nesta área do aquecimento global. Medidas mais "baratas" devem apontar no horizonte, logo, logo.
Related Posts with Thumbnails