quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Caritas in veritate é bússola para redefinir sistema econômico mundial

Roma, 12 Ago. 09 / 09:05 am (ACI).- O Presidente da Banca Ética (Itália), Fabio Salviato, assinalou que a nova encíclica social do Papa Bento XVI, Caritas in veritate, é uma bússola para redefinir o sistema econômico mundial.

Em entrevista concedida a Rádio Vaticano, este perito italiano de 51 anos autor do livro "Última Geração: Por volta de um 2020 ético e solidário" assinala que a Caritas in veritate "representa uma bússola que nos pode iluminar nesta fase de individualização de um novo sistema econômico e financeiro".
...
"Acredito –prossegue– que o Santo Padre nos ofereceu verdadeiramente não só uma luz mas um grande presente, uma bússola para os operadores econômicos; mas não só a eles mas também aos que têm a responsabilidade no mundo da política, das finanças, da sociedade civil. Representa um ponto de referência central e de indicações, quer dizer, quase de caráter técnico sobre como se deve construir, ou reconstruir, logo depois desta crise, depois destas dificuldades, o novo sistema".

A Caritas in veritate, conclui Salviato, é um "documento de referência para os que crêem, mas também para os que não crêem: uma chamada à unidade, para interrogar-se, para definir qual é a situação atual de um sistema que luta pela maximização do aproveitamento e que deve inserir-se ao interior dos critérios de ética, em todo o sistema econômico-financista".

Fonte - ACI Digital

Nota DDP: Mais uma cadeia de elogios e reconhecimento da nova encíclica papal no contexto da crise econômica mundial. Algo já bastante comum entre expoentes políticos. Muito se tem falado que o pior da crise já passou e, a despeito de declarado desconhecimento em profundidade da matéria, não é o que tenho percebido nos comentários do mundo real, fora da propaganda midiática. Mas para não fica na minha percepção, citarei algumas pessoas que parecem possuir alguma credibilidade neste campo:

Enzio von Pfeil, CEO (Chief Executive Officer) do EconomicClock.com, os mercados acionários podem quebrar no próximo mês de outubro, ao passo que a tão sonhada recuperação econômica poderá ser postergada, em um ambiente futuro no qual pacotes de estímulo não surtirão mais efeitos e com maior volume de posições short. (InfoMoney)

Peter Schiff, economista da Escola Austríaca, fez previsões sobre a atual crise já em 2002. Schiff é presidente da Euro Pacific Capital. Segundo Schiff: O governo americano literalmente destroçou a economia, jogando trilhões de dólares criados do nada. Ao invés de estar saindo da recessão, o país está se afundando em uma depressão. Se as coisas parecem melhores agora, é apenas porque estamos no olho do furacão… Para ele o mundo ainda tem 2 anos até que a Hiperinflação chegue. (Mises)

Jim Rogers, professor, escritor e comentarista financeiro na mídia mundial que previu a crise com boa antecedência. Segundo Jim: Devido a grande quantidade de dólares injetados, haverá uma inflação de preços muito forte, levando a taxas de juros mais altas e o mercado de títulos americanos já começou a cair dramaticamente… como sempre ocorreu no passado quando os governos saíam imprimindo enormes quantias de dinheiro, o cenário futuro é de inflação - e uma inflação bem séria. (Economic Times)

Como esse espaço se propõe sempre a considerar as possibilidades, aguardemos os próximos movimentos, que podem abrir mais espaço para a festejada encíclica, neste e em outros temas.


Related Posts with Thumbnails