segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pouco tempo para acordo climático, diz ONU

Acordo em dezembro será condição para evitar que mudanças climáticas se tornem irreversíveis, de acordo com o chefe da Convenção da ONU sobre o tema, Yvo de Boer; reunião preparatória de Bonn terminou nesta sexta-feira.

O chefe da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, Yvo de Boer, defendeu a intensificação das negociações sobre o tema para que seja alcançado um acordo em Copenhague.

Ele falou nesta sexta-feira, em Bonn, na Alemanha, no fim da 3ª reunião preparatória para a conferência internacional, agendada para dezembro na capital da Dinamarca.

Urgência

De Boer lembrou que, apesar de dezembro parecer distante, os países dispõem de apenas 15 dias para negociar antes do evento.

Os negociadores voltarão a reunir-se em Bangcoc, na Tailândia, em outubro, e em Barcelona, na Espanha, um mês depois.

Yvo de Boer disse que apesar de alguns progressos terem sido feitos em Bonn, o mundo não vai conseguir um acordo em Copenhague se as negociações continuarem no ritmo atual.

Condição Inequívoca

Ele afirmou que um acordo sobre a segunda fase de cumprimentos do Protocolo de Kyoto é uma condição para impedir que as mudanças climáticas se tornem irreversíveis.

De Boer indicou que uma resposta de consenso sobre o aquecimento global é a única forma de evitar a marginalização dos países em desenvolvimento durante esta fase de negociações.

Fonte - Radio ONU

Nota DDP: Veja também "Ban Ki-moon alerta para 'catástrofe climática'".


Related Posts with Thumbnails