O Senado americano confirmou esta quinta, 6, a nomeação da juíza Sonia Sotomayor, que será a primeira hispânica e a terceira mulher a compor a Casa.
Nunca houve muita dúvida de que a magistrada porto-riquenha seria nomeada, já que os democratas apresentam vantagem numérica no Senado dos EUA. A indicação de Sotomayor foi aprovada com 68 votos a favor e 31 contra. Nenhum democrata votou contra ela, enquanto somente nove dos 40 republicanos da Casa votaram a favor. Sonia
A juíza, que substituirá David Souter — um liberal indicado por um presidente republicano — é a primeira indicação do presidente Barack Obama para a Suprema Corte, e deve assumir o cargo no sábado, 8. “Com essa votação histórica, o Senado afirmou que a juíza Sotomayor tem o intelecto, o temperamento, a história, a integridade e a independência de pensamento para servir habilmente a mais alta corte de nossa nação”, disse Obama sobre a nomeação.
Fonte - Opinião e Notícia
Nota DDP: Confirmada a indicação, reiteramos as idéias já consideradas neste espaço no sentido de que a Suprema Corte americana neste momento é composta por 2/3 de seus componentes (6 x 3), por juízes de vertente católica, o que não deixa de ser no mínimo curioso se considerando serem os EUA a maior nação protestante do mundo.
Ver também "Obama exalta eleição de Sotomayor".