segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Subsecretário da ONU: Caritas in veritate é esperança para um mundo melhor

ROMA, 07 Ago. 09 / 09:18 am (ACI).- O Subsecretário Geral das Nações Unidas, Giandomenico Picco, destacou a importância da Encíclica Caritas in veritate para a sociedade atual, precisando como esta encíclica social de Bento XVI ressalta, no meio do processo de globalização, a importância da fraternidade da família humana e como expõe propostas concretas nas quais ressoa a esperança para construir um mundo melhor.
...
"Na Caritas in veritate encontrei sementes de uma visão do futuro ordenado internacional que também estão em meu modo de ler a realidade e na minha história pessoal multicultural como filho de zonas limítrofes e trabalhadores da mediação entre pessoas em conflito", prossegue Picco.
...
Bento XVI axorta também, diz Picco, a "uma reforma do sistema das Nações Unidas e das estruturas internacionais econômicas e financeiras. Espero que isto não se faça somente em um nível numérico: um Conselho de segurança muito grande, por exemplo, seria uma reforma modesta e poderia gerar também uma redução de sua eficácia. Antes de nada, deveria estar na reforma o método de trabalho de vários órgãos das Nações Unidas".

Ao final falou sobre a necessidade de entender o mundo como uma grande "família humana" como sublinha o Papa em sua encíclica, Picco considera que "o emergir da identidade múltipla, em minha opinião, não só mudará o sistema internacional, mas também o próprio Estado-nação e fará mais realizável o conceito de família humana. Então, talvez tenhamos líderes que saibam sê-lo inclusive sem necessidade de um inimigo".

Fonte - ACI Digital

Nota DDP: O documento continua ressoando. O que deve ser acompanhado é a eventual passagem da teoria para a prática. Ver também "O relógio transparente", de onde se pode destacar "O Papa não é só o chefe da Igreja. É também o porta-voz da cultura que criou o desenvolvimento."


Related Posts with Thumbnails