quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Missão e unidade

Cidade do Vaticano, 27 ago (RV) - Expoentes cristãos das várias confissões publicaram um documento dedicado ao tema “missão e unidade”, que reúne material do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e do Conselho Mundial das Igrejas e será a base da Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos e para o ano de 2010.

A introdução do documento esclarece que “nem todos associam o esforço missionário com a preocupação pela unidade dos cristãos”. Em algumas regiões do mundo, o maior problema que o diálogo ecumênico enfrentou foi a convivência entre missionários de várias confissões cristãs, por serem vistos, certas vezes, como uma forma de “concorrência”.

Sem negar a rivalidade entre missionários de Igrejas diversas, o documento reconhece que “aqueles que estão na linha de frente, na missão, foram os primeiros a perceber a tragédia que a divisão dos cristãos representa”.

“Enquanto na Europa – prossegue o texto – as separações de Igrejas eram habituais, a desunião era óbvia para os encarregados de anunciar o Evangelho a povos que nada sabiam de Cristo”.

O melhor caminho para promover a unidade dos cristãos – finaliza o documento – consiste em anunciar Cristo: “O Evangelho não é um luxo em nossa humanidade, já ferida por divisões; o Evangelho não pode ser proclamado por vozes discordantes”.

Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP: A última frase seria um recado?


Related Posts with Thumbnails