quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Outro Senador comenta encíclica papal

Brasília, 06 ago (RV) - Da tribuna do Plenário o senador Marco Maciel (DEM-PE) leu ontem trechos da encíclica Caritas in veritate, publicada em 7 de julho passado pelo papa Bento XVI. “Documentos como esse - apontou - enriquecem a Doutrina Social da Igreja, com tomadas de posição sobre questões sociais em contínua evolução”.

Maciel destacou que a encíclica retoma uma tradição consolidada ao longo de mais de cem anos por diversos papas, e citou que “sem Deus, o desenvolvimento é negado; é desumanizado: o verdadeiro objetivo do progresso é o bem integral de todo ser humano”.

O senador ressaltou que já na encíclica Populorum progressio, o papa Paulo VI, em 1967, alertava que o progresso dos povos não podia prosseguir às cegas.

Marco Maciel também se referiu aos comentários de Dom Odilo Scherer a respeito da Caritas in veritate, lembrando que o arcebispo da Arquidiocese de São Paulo ressalta que o papa manifestou o desejo de que as escolhas econômicas tenham como objetivo prioritário o acesso de todos ao trabalho digno: “Bento XVI defende uma nova ordem política e financeira internacional para governar a globalização e superar a crise em que o mundo se encontra mergulhado”.

Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP: "Uma nova ordem" no campo político e financeiro, de forma a proporcionar o "trabalho digno", obviamente através da visão "enriquecida" da doutrina social da igreja. Em algum momento esse quadro terá que passar pela discussão do dia de descanso...


Related Posts with Thumbnails