terça-feira, 18 de agosto de 2009

Obama diz que guerra no Afeganistão 'vale a pena'

O presidente americano Barack Obama pediu paciência à população nesta segunda-feira e disse que a guerra do Afeganistão "vale a pena". Segundo Obama, o conflito tem como objetivo defender os EUA contra outro possível ataque terrorista, como os de 11 de setembro de 2001.

O discurso de Obama durante a Convenção de Veteranos em Guerras Estrangeiras, no Arizona, foi feito para tentar reforçar o apoio popular à guerra de quase oito anos no Afeganistão, e acontece a poucos dias da eleição presidencial no país. O pleito é visto como um teste para a nova estratégia do Obama na região.

"A insurreição no Afeganistão não surgiu da noite para o dia", disse Obama. "Não a derrotaremos da noite para o dia. Não será rápido. Não será fácil", completou. Segundo o presidente americano, os terroristas que planejaram os ataques de 11 de setembro contra Nova York e Washington "estão conspirando para fazer isso de novo", com a ajuda de aliados extremistas no Afeganistão e no Paquistão

Ele reiterou que só colocará soldados em perigo quando for totalmente necessário. Obama também afirmou que deu aos militares uma missão clara e os equipamentos e meios para cumpri-la. "Esta guerra não é uma escolha. Esta é uma guerra necessária. Aqueles que atacaram a América em 11 de Setembro estão planejando fazê-lo de novo. Se os deixarmos agir, a insurgência Taleban será um reduto seguro ainda maior para a rede terrorista Al Qaeda planejar matar mais americanos", disse Obama.

Fonte - Veja

Nota DDP: Como se vê, mudam os peões, mas o jogo continua sendo exatamente o mesmo.


Related Posts with Thumbnails