terça-feira, 4 de agosto de 2009

Discurso no Senado sobre a Encíclica do Papa Bento XVI

O senador Fernando Collor (PTB/AL) discursou no Senado Federal na tarde desta segunda-feira (03) sobre a terceira Encíclica, de cunho social e econômico, intitulada “Cáritas in Veritáte” do Papa Bento XVI.

"Recentemente, o Papa Bento XVI tornou pública sua terceira Encíclica, de cunho social e econômico, intitulada “Cáritas in Veritáte” – “O amor na verdade”. Este interessante Escrito de um líder mundial de incontestável autoridade moral, dirige-se não só aos fiéis católicos, mas “a todos os homens de boa vontade”. Ora, somos isto (pessoas de boa vontade) e somos todos delegados de um Estado cujo Povo é historicamente caracterizado por raízes profundamente cristãs e majoritariamente católicas. Deve, pois, ecoar nesta Casa da República, o pensamento e as preocupações do Papa, sobretudo nesta hora de crise econômica internacional, que, na sua amplitude e complexidade, pode ter tanto de conseqüências para a humanidade e a convivência dos povos.

O que Bento XVI apresenta é uma visão de inspiração profundamente cristã e humanística da atual conjuntura neste particular contexto de crise global, e aponta possíveis pistas para a construção de um mundo mais digno do homem. Esta Encíclica, portanto, pode ser considerada um sonho; não daqueles que alienam e se afastam da realidade, mas, ao invés, daqueles outros, que jogam para adiante, provocam, inspiram, fazendo que se caminhe e se construa um futuro.

Gostaria, portanto, de expor a esta Casa alguns temas que julgo mais importantes presentes neste Documento que, certamente, merecem atenção e uma acurada leitura de nossa parte.
...
Fonte - GazetaWeb

Nota DDP: Sem que nos preocupemos com os contornos políticos internos do pronunciamento mas, tomando foco apenas do eco político da recente carta papal e considerando-se ainda a defesa de um "incontestável líder moral", que deve ser reconhecido pelas "raízes do estado" e, que propõe um "sonho" para solução do atual sistema, temos a passos largos o restabelecimento da supremacia romana em seu costumeiro alinhamento com o braço secular.


Related Posts with Thumbnails