sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Deutsche Bank reitera cautela e vê "mundo em apuros" em 2010

SÃO PAULO - Atento aos rumores sobre a recuperação, o economista chefe do Deutsche Bank, Norbert Walter, reiterou sua visão conservadora e disse nesta quinta-feira (13) que 2010 poderá ser um dos piores anos já vividos na economia mundial.

Em entrevista concedida à agência de notícias CNBC, o especialista afirmou que muitos governos não terão condições de começar a pagar as contas dos estímulos adotados para combater os efeitos do subprime, o que trará complicações para a economia global.

"Eu acredito que os pacotes de resgate têm sido tão custosos para os governos que se livrar desses incentivos fiscais será uma coisa muito dolorosa", comentou Norbert Walter, que sugeriu que "o mundo estará em apuros" no ano que vem.

Recuperação em letras

Diante do horizonte tenebroso, o economista chefe do Deutsche Bank afirmou esperar uma recuperação lenta e gradual da economia, semelhante a três ciclos em forma de "U".

"Muita gente está esperando uma recuperação em forma de W. Eu acho que o mais provável será termos ciclos mais lentos de melhora, uma vez que muitos blocos ainda deverão passar por dificuldades antes de sair da crise", sugeriu o entrevistado.

Por fim, Norbert Walter comentou suas expectativas para o mercado de trabalho e disse enxergar ainda espaço para crescimento no número de demissões. Segundo ele, muitos governos evitaram mexer na folha de pagamentos pensando que a crise seria breve e superficial. Com as dificuldades para custear as medidas de incentivo, as reduções no quadro de funcionários deverão ser a principal saída para angariar os recursos no âmbito público.

Fonte - MSN

Nota DDP: Ver também "Caritas in veritate é bússola para redefinir sistema econômico mundial".

[Colaboração - Marcos Correia e Silva]


Related Posts with Thumbnails