quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Caritas in veritate é luz "em meio de nuvens negras", diz Ministro do Trabalho da França

ROMA, 04 Ago. 09 / 06:47 am (ACI).- O Ministro do Trabalho da França, Xavier Darcos, assinala que a nova encíclica social do Papa Bento XVI, "Caritas in veritate chega no momento oportuno, como um relâmpago luminoso em meio das nuvens negras" e faz que a Doutrina Social da Igreja brilhe como resposta clara ante "as leis cínicas do aproveitamento e interdependência econômicos sem regras".

Em um artigo publicado no L'Osservatore Romano titulado "Como um relâmpago no meio do mal-estar da sociedade", Darcos indica que a nova encíclica do Papa "anuncia que outras maneiras são possíveis e necessárias. Ele o assinala, tendo como fonte a mensagem cristã, a esperança e soluções inovadoras".
...
Trata-se, continua, "de fazer que os homens tomem consciência de que são parte de uma única família, que exige o retorno aos valores: o dom, o rechaço ao mercado como maneira de dominação, o abandono do consumismo hedonista, a redistribuição e a cooperação".
Depois de advertir logo que a fonte de algumas novas tecnologias genéticas que não respeitam o homem, "é a desumanização", o Ministro explica que para viver de verdade o amor e o perdão, "a acolhida ao próximo, a justiça e a paz", é necessária "a exigência moral; que se converteu em uma condição de sobrevivência".

Finalmente, o Ministro do Trabalho da França destaca que "raramente um Papa tocou assim de perto a realidade para analisar a fundo os males e para propor, com pragmatismo e lucidez, os antídotos mais úteis. Que sua mensagem possa ser compreendida!"

Fonte - ACI Digital

Nota DDP: Ontem no cenário político brasileiro, hoje por um expoente político francês. Se o noticiado ontem pudesse ser desconsiderado pelo relevo religioso da sociedade tupiniquim, a manifestação vindo do berço do estado laico por excelência, é de ser devidamente notado.


Related Posts with Thumbnails