segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Imigração, Islã e identidade europeia

Novo — e controverso — livro traz uma visão pessimista dos efeitos da imigração islâmica sobre a Europa Ocidental.

Em “Reflections on the Revolution in Europe: Immigration, Islam and the West”, Christopher Caldwell aponta um equívoco histórico dos políticos da Europa: quando passaram a trazer estrangeiros para suprir as carências do mercado de trabalho do continente, eles supunham que esses imigrantes iriam rapidamente adotar os costumes europeus. Em grande parte não foi o que aconteceu, e Caldwell acredita que o motivo é o Islã.

Em meados do século XX quase não havia muçulmanos na Europa; hoje, são entre 15 milhões e 17 milhões. O autor diz que a maioria dos países têm dado passos atrás na tradição europeia para acomodá-los. Ele cita o caso de um tribunal francês que permitiu a um homem muçulmano anular seu casamento porque na noite de núpcias descobriu que sua mulher não era virgem. O departamento britânico de pensões tem uma política de reconhecimento e concessões de benefícios a “cônjuges adicionais”.

Muitos países europeus estão apertando o cerco aos imigrantes, adotando uma política de seleção dos mais qualificados e preparando testes de cidadania. França e Grã-Bretanha endureceram a postura contra o uso do véu islâmico. Mas, para o pessimista Caldwell, pode ser tarde demais. Os povos europeus estão envelhecendo rapidamente, enquanto os imigrantes têm famílias grandes. Para ele, a insegura e relativista cultura europeia não é páreo para a doutrinária cultura islâmica.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Dois aspectos a serem considerados: O primeiro no sentido de que a profecia antecipa quem serão os líderes da perseguição nos últimos dias e, em segundo plano, que a unificação da Europa também não faz parte do quadro profético.

Nestes termos, não seria absurdo se inferir que este quadro que tende a realmente ocorrer de predominância islâmica na Europa deve ser interrompido antes de sua comsumação. Quanto tempo mais então?

Veja também "Europa sob ameaça de bomba relógio demográfica".


Related Posts with Thumbnails